आयुर्वेद- Āyurveda

Āyurveda é a medicina mais antiga do mundo com mais de 5 mil anos tendo origem na Índia.

Os Ṛṣis, os grandes sábios com capacidades extraordinárias foram o recetáculo deste conhecimento passando-o à humanidade inicialmente através dos Vedas, e mais tarde através do Upaveda denominado Āyurveda, um corpo de conhecimento subsidiário ao Veda.

A palavra Āyurveda vem do sânscrito: āyus significa vida e veda significa conhecimento, portanto Āyurveda significa “Conhecimento da Vida”.

Avisão de Āyurveda e os cinco elementos

As escrituras védicas dizem que existe um elo indissolúvel entre os seres humanos e o universo. Os mesmos elementos que existem no Cosmos também estão presentes no homem.

Segundo este conhecimento, a consciência é energia manifestada dentro dos cinco princípios ou elementos básicos. Éter (espaço), Ar, Fogo, Água e Terra.

O homem é um microcosmo da natureza, assim os cinco elementos básicos presentes em toda matéria, existem também dentro de cada ser vivo.

No corpo humano há muitos espaços que são manifestações do elemento Éter. Por exemplo, os espaços na boca, nariz, trato gastrointestinal, trato respiratório, abdómen, tórax, capilares, linfáticos, tecidos e células.

O espaço em movimento é denominado Ar que é o segundo elemento cósmico. Dentro do corpo humano, o Ar manifesta-se nos maiores movimentos dos músculos, nas pulsações do coração, na expansão e contração dos pulmões e nos movimentos das paredes do estômago e dos intestinos. A totalidade dos movimentos do sistema nervoso central é governada pelo Ar corporal. A combinação dos elementos Ar e Espaço (Éter), proporciona aos seres comunicarem pelo som da voz.

O terceiro elemento é o Fogo. A fonte do Fogo e da luz no sistema solar é o sol. No corpo humano a fonte do Fogo é o metabolismo. O Fogo trabalha no sistema digestivo. Na massa cinzenta das células cerebrais, o Fogo manifesta-se como inteligência. Ele ainda ativa a retina, que percebe a luz. Dessa forma, a temperatura do corpo, a digestão, os processos do pensamento e da visão, são todas funções do Fogo corporal.

A Águaé o quarto elemento do corpo. Manifesta-se nas secreções dos sucos digestivos e glândulas salivares, membranas mucosas, no plasma e no citoplasma. A Água é absolutamente vital para o funcionamento dos tecidos, dos órgãos e dos vários sistemas do corpo, principalmente as funções eletroquímicas e as perceções dos sabores na língua.

A Terra é o quinto e último elemento do cosmos presente no microcosmos. A vida é possível no plano cósmico porque a Terra mantém todas as substâncias vivas e inanimadas próximas à sua sólida superfície.

No corpo (ou microcosmos), as estruturas sólidas, ossos, cartilagens, unhas, músculos, tendões, pele e cabelo, são derivadas da Terra.

Os Doṣas

Éter, Ar, Fogo, Água e Terra, os cinco elementos básicos, manifestam-se no corpo humano como três princípios, conhecidos como Tridoṣa: Vāta, Pitta, Kapha.

Cada um deles tem 2 elementos predominantes:

Os três Doṣas permitem que os planos espiritual e mental da existência se expressem por mediação do corpo físico.

Vāta está a cargo de tudo o que se movimenta no corpo e na mente.

Pitta está a cargo de todas as transformações do organismo (assimilação dos alimentos pelo intestino, da luz pelos olhos, os dados sensoriais pelo cérebro).

Kapha é a influência estabilizadora do ser vivo, controla toda a estrutura.

Cada pessoa é uma combinação de vāta, pitta e kapha e estes são determinadas pela genética, dieta, estilo de vida, emoções, e outros fatores determinados na altura da conceção.

A combinação dos 3 doṣas forma a constituição física e mental de cada pessoa.
Quando um dos doṣas se desequilibra, as doenças manifestam-se.

Susana Santos

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.