Equipa

​Paulo Abreu Vieira

Diretor Fundador do Centro Āṛṣavidyā

O Paulo Vieira nasceu no Porto em 1978. Formou-se em Técnicas de Gestão Hoteleira pela Escola de Hotelaria e Turismo do Porto. Apesar ter trabalhado em Londres, cedo concluiu que a Gerência Hoteleira não era o seu caminho regressando a Portugal para se dedicar inteiramente à Percussão, a sua grande paixão.

Estudou igualmente diversos instrumentos étnicos de percussão, como Djembé, Congas, Darabouka, entre outros, e fez parte de vários grupos musicais. A percussão foi para o Paulo a primeira expressão da busca espiritual, da busca pela felicidade, e acabou por conduzi-lo ao Yoga. 


A descoberta do Yoga foi muito importante; foi um reencontro, foi a descoberta do elo de ligação a um passado remoto e esquecido. Então o Yoga passou a ocupar uma posição central levando o Paulo a formar-se em Yoga.

Medicina Tradicional Chinesa

Com o desejo de saber mais sobre o corpo humano e sobre o corpo energético decidiu estudar Medicina Tradicional Chinesa. Fê-lo com o Dr. Bal Kṛṣṇa, mestre de Acupuntura. Aprender Medicina Tradicional Chinesa foi uma autêntica bênção pois para além de poder ajudar as pessoas com o Yoga o Paulo também as pôde ajudar com tratamentos de acupuntura. 

Vedānta

A dedicação que tem pelo Yoga e pelo Vedānta começou quando os encontrou, em 2004, e acabou por levá-lo à Índia para aprender com método, profundidade e de forma tradicional. Ao participar num retiro de Vedānta leccionado por Svāmī  Dayānānda Sarasvatī, um conhecido mestre de Vedānta indiano, o Paulo encontrou o seu mestre. Foi talvez o momento mais importante da vida dele, que o transformou e o fez redefinir prioridades. A partir desse dia viajou todos os anos para Rishikesh, Índia, para aprender com o seu mestre, e desde então que se dedica ao estudo de Vedānta, Sânscrito, Canto Védico, e recitação de preces tradicionais da Índia. 

Assim, os últimos três anos e meio da sua vida foram passados em retiro espiritual na residência do seu querido mestre, no Āṛṣa Vidyā Gurukulam. O  Āṛṣa Vidyā Gurukulam, para além se ser a residência do mestre, é também uma instituição de ensino tradicional de Vedānta, onde os discípulos aprendem intensivamente e extensivamente com vários professores. Também é um centro afastado das cidades, localizado nas montanhas, perto duma vila chamada Anaikatti, que literalmente significa “Lugar dos Elefantes”, e que é apropriado para o auto-conhecimento, para o estudo sério e dedicado de Vedānta. Foi assim lá que aprofundou os seus estudos, tendo estudado diversas Upaniṣads, a Bhagavadgītā, Brahma-sūtra (Catursūtrī), e outros textos de Vedānta, e onde também aprofundou e aprimorou o seu conhecimento de Sânscrito, de Canto Védico, de pūjā e orações. 


Sónia Vilela

​Sónia Vilela é formada em Matemática Aplicada, área onde tem trabalhado nos últimos 20 anos. Em 2005 começou a praticar Yoga e ao longo do seu caminho pelo yoga tem vindo a praticar e a estudar Yoga e Vedānta com diversos professores, Paulo Vieira, Miguel Homem, Tomas Zorzo, Pedro Kupfer, Gloria Arieira, Jonas Masetti, entre outros.

Completou a Formação para Instrutores de Yoga com o professor Pedro Kupfer. Em 2018 e 2019 viajou até à India para estudar Vedānta no Swami Dayānānda Ashram, com o Swami Tattvavidānanda e com o Swami Paramarthānanda. Actualmente estuda Vedānta, Mantras e Sânscrito com o Professor Paulo Vieira.

Colabora igualmente no Centro Āṛṣavidyā com a edição dos vídeos e divulgação. Partilha e ensina Haṭha Yoga desde 2014.


Inês Gama

​Iniciou o seu percurso dentro do Yoga em 2005.

Em 2007, começa a ter aulas com Cátia Manuel e em 2008 com Miguel Homem, professor com quem iniciou igualmente o estudo de Vedānta.

Em 2010 termina o primeiro módulo de formação com Pedro Kupfer, sendo que começa ademais a dar aulas de Yoga regularmente a partir de 2011 na Eslovénia, onde residiu durante aproximadamente 4 anos.

Após o regresso a Portugal, desta vez, rumo ao Algarve onde vive atualmente, decide reiniciar o estudo de Vedānta e ter aulas de canto védico com o professor Paulo Vieira, concluindo igualmente o módulo II de formação de instrutores de Yoga com o Pedro Kupfer em 2019.

Contribui também para o Centro com conhecimentos nas áreas do design gráfico, web design e marketing digital.

Considera-se uma eterna estudante e praticante, procurando no seu dia-a-dia e a cada momento, viver o ensinamento que os professores e Mestres com que teve e tem oportunidade de aprender, lhe transmitiram.


Susana Santos​

Susana é licenciada em informática e trabalha como programadora informática desde 2006.

Vive em Lisboa e começou a praticar Yoga em 2015 no Yoga Mandir, sendo aluna de Simão Monteiro. 

Em 2019 ouviu os seus primeiros ensinamentos de Vedānta através de Simão Monteiro e Miguel Homem.  Ainda em 2019 completou a alfabetização de sânscrito com João Goulart e foi a partir dai que conheceu o Professor Paulo Vieira. Desde então que é aluna no centro Āṛṣavidyā, onde aprende regularmente Vedānta, Canto e Sânscrito.

Considera-se uma apaixonada por toda a tradição Védica e actualmente estuda também Ayurveda.

Contribui igualmente para o centro Āṛṣavidyā na edição de vídeos, na edição do blog e manutenção do website, e na criação de newsletters