आयुर्वेद – Āyurveda- Estilo de Vida Saudável

Excepto em casos de maior gravidade, os maiores desafios relacionados com a nossa saúde e bem estar estão ligados às coisas que fazemos (ou não fazemos) diariamente. São estas acções que determinam como nos vamos sentir a curto, médio e longo prazo. Normalmente são coisas relativamente simples como dormir o suficiente, como nos alimentamos, como usamos o nosso corpo, quanta estimulação damos à nossa mente, etc.

Hoje em dia somos bombardeados com mil e uma alternativas para atingir o bem estar pleno. Há sugestões para todos os gostos e feitios: do crudivorismo à dieta cetogénica, do crossfit ao tai chi, sono polifásico ao sono de 8 horas, das meditações dinâmicas ao yoga nidrā. E claro, todas as possibilidades entre estas hipóteses mencionadas e podemos adicionar também os extremismos….  é muita coisa.

O āyurveda menciona 3 pilares de tratamento. āhāra (alimentação), vihāra (estilo de vida) e oṣadhi (medicamento)

Em artigos passados já falámos de alimentação (1,2), falaremos de medicamentos no futuro, então hoje gostava de falar brevemente acerca de Estilo de Vida.

Normalmente associamos alimentação e estilo de vida a intervenções fundamentalmente ligadas à prevenção mas na verdade, o primeiro passo num tratamento em āyurveda passa por remover a causa da doença.

Por exemplo, se eu tenho refluxo por excesso de consumo de álcool, parar ou reduzir o consumo eliminará o refluxo. Se eu tenho insónias porque bebo café, parar de beber café dar-me-á um sono descansado. A lógica é simples mas criámos uma mentalidade que nos dá a liberdade para continuar a fazer o que queremos sem grandes repercussões a curto prazo, onde solução prática e imediata passa por tomar um antiácido e continuar o consumo excessivo de álcool e um comprimido para dormir para continuar com o consumo de cafeína. E não uma questão de demonizar o álcool ou o café mas se o corpo dá sinais de incompatibilidade eventualmente a médio e longo prazo complicações irão surgir.

A verdade é que, em muitos casos, se os desequilíbrios não forem crónicos ou bem enraizados, alterações na alimentação e estilo de vida são suficientes para reverter a situação.

Quando falamos de estilo de vida estamos a falar das actividades que suportam o bem estar e o equilíbrio.

Neste campo, as recomendações normalmente assentam em:

  • exercício físico 
  • sono e descanso
  • rotinas diárias, rotinas sazonais
  • saúde mental e emocional
  • autoconhecimento

Em āyurveda dá-se extrema importância à individualidade portanto estas recomendações devem ser adaptadas de forma individual mas gostaria de deixar aqui alguns pontos básicos que podem servir, de forma geral, como um guia diário.

  • deitar cedo e cedo erguer
  • actividade contemplativa
  • actividade física (idealmente até suar)
  • seguir recomendações de alimentação (1,2)
  • não suprimir nem forçar os impulsos naturais (fezes, gases, urina, sono, etc)
  • não usar demasiado os sentidos (demasiada exposição a aparelhos electrónicos, música, etc)
  • parar actividades físicas, verbais e mentais antes de chegar ao ponto de exaustão
  • praticar compaixão com todos os seres vivos
  • ter discriminação acerca do potencial resultado das acções e agir de acordo

Agora restam as perguntas: Como se quer sentir amanhã? Que passos poderia começar a dar hoje para garantir que isso aconteça?

Ricardo Barreto

Terapeuta de āyurveda

www.instagram.com/wayofāyurveda_pt

+351 925380997

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.