• Kapha Prakrti

    आयुर्वेद – Kapha Prakṛti

    Natureza do kapha doṣa

    Kapha, um dos três doṣas, emerge dos elementos jala (água) e pṛthvi (terra).

    Os seus atributos (guṇas) estão descritos no aṣṭañga ḥṛdayam como:

    snigdhaḥ śīto gururmandaḥ ślakṣṇo mṛtsnaḥ sthiraḥ kaphaḥ

    • snigdhaḥ (untuoso) 
    • śīta (frio)
    • guru (pesado) 
    • mandaḥ (lento) 
    • ślakṣṇa (suave)  
    • mṛtsnaḥ (pegajoso) 
    • sthiraḥ (estável)

    Características de kapha prakṛti

    As manifestações de kapha Prakṛti variam entre os textos clássicos. Aqui estão algumas descrições notáveis:

    CARAKA SAṀHITĀ

    Atributos baseados nas qualidades 

    • snigdha: devido à sua untuosidade, possui órgãos untuosos
    • ślakṣṇa: devido à suavidade, órgãos suaves
    • mṛdu: devido à suavidade tem órgãos agradáveis, delicados e belos
    • madhura: tem sémen abundante, libido e mais descendência
    • sāra: a pessoa excelente tem um corpo compacto e estável
    • sāndra: todos os órgãos estão bem desenvolvidos e perfeitos
    • manda: lentidão nas atividades, dieta e fala; 
    • stimita: devido à estabilidade, início retardado, irritação e lentidão na mudança de atitude
    • guru: devido ao peso, os movimentos são suportados com essência e estabilidade
    • śīta:  devido ao frio, pouca fome, sede, calor e transpiração, 
    • vijjala:  devido à viscosidade, os ligamentos articulares bem unidos e fortes
    • acchaḥ: devido à clareza, os olhos claros, rosto com tez clara e untuosa e voz afetuosa

    Devido à presença destas qualidades, as pessoas com uma personalidade dominada por kapha são fortes, ricas, instruídas, corajosas, calmas e com longevidade

    SUŚRUTA SAṀHITĀ

    Características físicas: 

    • boa aparência, aparência agradável, corpo proporcional, forte
    • olhos brancos e avermelhado nas pontas
    • pele untuosa, pelos longos e profundamente enraizados, por vezes também podem ser cabelos encaracolados
    • voz profunda, barítono

    Características  psicológicas:

    • prefere o sabor doces, Kritajña (grato)
    • é grata e mentalmente forte, tolerante, não ganancioso
    • boa memória, inimizades de longa data, tolerante ao stress
    • sonha com coisas agradáveis como lagos, lótus, cisnes, pássaros, etc.

    Características  sociais: 

    • obediente e respeitador para com os mais velhos
    • bons hábitos de leitura
    • relações leais de longa data
    • fala seletivamente com palavras escolhidas
    • boa riqueza

    AṢṬĀṄGA HṚDAYAM

    • descreve as mesmas qualidades presentes nos outros 2 textos

    Terminamos assim a descrição das 3 prakṛtis. 

    Convém relembrar que existem 7 tipos de prakṛti baseadas na predominåncia dos doṣas:

    • vāta
    • pitta
    • kapha
    • vāta pitta
    • pitta kapha
    • vāta kapha
    • samadoṣa

    Portanto nos casos em que existe a predominåncia de 2 doṣas as características serão misturadas 

    Ricardo Barreto

    Terapeuta de Ayurveda

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  • Pitta dosha Ricardo Barreto

    आयुर्वेद – Pitta Prakṛti

    Natureza do pitta doṣa

    Pitta, um dos três doṣas, emerge dos elementos tejas (fogo) e jala (água).

    Os seus atributos (guṇas) estão descritos no aṣṭañga ḥṛdayam como:

    sasneha tīkṣṇa uṣṇaṃ laghu visraṃ saraṃ dravam

    • sasneha – ligeiramente unctuoso
    • tīkṣṇa – penetrante
    • uṣṇaṃ – quente
    • laghu – leve
    • visraṃ – cheiro desagradável
    • saraṃ – fluído
    • dravam – líquido

    Características de pitta prakṛti

    As manifestações de pitta prakṛti variam entre os textos clássicos. Aqui estão algumas descrições notáveis:

    Caraka Saṁhitā

    Pitta é quente (usṇa), penetrante (tikṣṇna), líquido (drava), de cheiro desagradável (visram), azedo (amla) e pungente (kaṭu).

    • devido a uṣṇa, as pessoas com predominância de pitta são intolerantes ao calor, vulneráveis a distúrbios devido ao calor, corpos delicados e bonitos, muitas pintas, sardas, pintas pretas e borbulhas, fome e sede excessivas, aparecimento precoce de rugas, envelhecimento e queda de cabelos, principalmente barba/bigodes finos e castanhos
    • devido a tikṣṇa, atuação e valor aguçados, intenso poder digestivo, ingestão de muita comida e bebida, falta de resistência, comer com frequência
    • devido a drava, articulações e músculos frouxos e moles, excesso de transpiração, micção e defecação
    • devido a visram a carne na axila, boca, cabeça e corpo
    • devido a kaṭu e amal há menos sémen, libido e pouca descendência
    • devido à presença destas qualidades, as pessoas com predominância de pitta são moderadas em força, esperança de vida, conhecimento, compreensão, riqueza e meios.

    Suśruta Saṁhitā

    • excesso de suor
    • unhas, olhos, língua, lábios, palmas das mãos e pés vermelhos acobreados
    • pele enrugada, cabelos grisalhos, calvície precoce
    • excesso de apetite
    • desgosta o calor
    • inteligente
    • vê flores vermelho-amareladas, relâmpagos, fogo, meteoros de fogo, etc. em sonhos
    • corajosa, assume riscos
    • Semelhança comportamental com animais como serpente, mocho, tigre, etc 

    Aṣṭāṅga Hṛdayam

    • bom apetite
    • partes do corpo quentes ao toque
    • desejam alimentos doces, amargos e adstringentes
    • gostam de comidas, estações e locais mais frescos
    • mais evacuação de fezes e urina
    • menos paciência e irritam-se facilmente

    A continuar…Ricardo Barreto
    Terapeuta de Ayurveda
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  • Ricardo Barreto Vāta Prakṛti

    आयुर्वेद – Vāta Prakṛti

    Introdução
    O conceito de Prakṛti (constituição) constitui a pedra basilar da compreensão ayurvédica da saúde e do bem-estar individual. Reflete a natureza intrínseca de um indivíduo — uma combinação de atributos físicos, fisiológicos e psicológicos que determinam a forma como alguém interage com o ambiente e mantém a saúde.

    Os textos clássicos fornecem algumas definições sobre Prakṛti:
    “Prakṛtiḥ ścārogyam” — Prakṛti como o estado de saúde 
    “Prakṛtiḥ śārīrasvarūpam” — Prakṛti como a apresentação do corpo 
    “Prakṛtiḥ Kāraṇam” — Prakṛti como causa do corpo 

    Sinónimos para Prakṛti

    • Svabhāva: Estado natural.
    • Arogya: Saúde.
    • Kāraṇa: Causa.

    A formação de Prakṛti é influenciada por fatores genéticos, ambientais e alimentares, especialmente durante a concepção e a gestação.

    Factores que determinam a Prakṛti
    De acordo com o Caraka Saṁhitā, a Prakṛti associada a Garbha (feto) é determinada por:

    • Constituição de Śukra (esperma) e Śonita (óvulo).
    • Momento (Kāla) da conceção.
    • Estado de saúde do útero.
    • Dieta materna (Āhāra) e estilo de vida (Vihāra) durante a gravidez.
    • Interação dos Mahābhūtas (cinco elementos).

    Natureza do Vāta Doṣa
    Vāta, um dos três doṣas, emerge dos elementos Vāyu (ar) e Ākāśa (éter). 

    Os seus atributos (guṇas) estão descritos no aṣṭañga ḥṛdayam como:

    • Rukṣa (seco)
    • Laghu (luz)
    • Śīta (frio)
    • Khara (áspero)
    • Sūkṣma (subtil)
    • Cala (móvel)

    Características de Vāta Prakṛti
    As manifestações de Vāta Prakṛti variam entre os textos clássicos. Aqui estão algumas descrições notáveis:

    Caraka Saṁhitā
    Atributos físicos

    • Rukṣa: Corpo não untuoso, emagrecimento, baixa estatura, voz áspera e rouca.
    • Laghu: Corpo leve, movimentos e atividades instáveis.
    • Śīta: Intolerância ao frio, tremores frequentes e rigidez.
    • Paruṣa: Cabelo, unhas e pele ásperas.
    • Cala: Instabilidade nas articulações, lábios, língua e outras partes do corpo.

    Atributos Comportamentais

    • Falador, rápido nas ações e propenso à irritabilidade.
    • Má retenção de memória e tomada de decisões precipitada.
    • Medroso e facilmente apegado ou desapegado.

    Suśruta Saṁhitā

    • Excessivamente desperta 
    • Avessa ao frio
    • Corpo magro com palmas e pés gretados.
    • Faladora, temperamental e ciumenta.
    • Propenso a vaguear em sonhos
    • Semelhança comportamental com animais como cães, chacais e corvos.

    Aṣṭāṅga Hṛdayam

    • Corpo magro e alto.
    • Mente e marcha instáveis.
    • Deseja alimentos doces, azedos e picantes.
    • Pouco controlo dos sentidos e alterações frequentes de humor.
    • Sonhos de voar ou de vaguear pelos céus.

    A continuar…

    Ricardo Barreto
    Terapeuta de Ayurveda
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  • Dicas para o bem-estar no inverno

    आयुर्वेद – Dicas para o bem-estar no inverno

    À medida que o inverno nos envolve, a natureza abranda, convidando-nos a refletir, descansar e rejuvenescer. O āyurveda enfatiza o alinhamento com o ritmo da natureza para uma saúde ideal, fazendo do inverno um momento ideal para nutrir o corpo e a mente.

    Harmonia sazonal em Ayurveda

    O sistema de ṛtucharya (regime sazonal) do āyurveda ensina-nos a ajustar o nosso estilo de vida e dieta de acordo com as estações do ano. O inverno, uma época com predominância de kapha, aumenta a estabilidade e a força, mas também pode trazer letargia. Com os devidos cuidados, é uma excelente altura para fortalecer a imunidade, a digestão e a energia.

    Aumentar a imunidade no inverno

    O āyurveda vê o inverno como uma oportunidade para construir bala (imunidade). Uma digestão forte nos meses mais frios ajuda a absorver alimentos nutritivos. No entanto, alimentos processados ou junk food enfraquecem a imunidade. O ideal é concentrar-se em refeições frescas, quentes e equilibradas, enfatizando os sabores doce, azedo/ácido e salgado.

    Alimentos ayurvédicos de inverno

    Escolha cereais integrais, temperos quentes (gengibre, açafrão, cominhos, cardamomo, canela, etc), legumes cozidos (cenoura, espinafres, rabanete) e gorduras saudáveis. Evite alimentos frios ou crus que viciam o fogo digestivo. Incorpore chás de ervas e especiarias que produzam calor para se manter quente e saudável.

    Dicas de estilo de vida para o inverno

    Descanso: descansar é importante mas evite dormir demais

    Actividade: equilibre o peso do inverno com uma actividade física regular.

    Gerir o stress: Uma rotina consistente e práticas reflexivas podem reduzir os desequilíbrios de vāta.

    Aconchegue-se: Use roupas em camadas para proteger do frio e preservar o calor do corpo.

    Exercício

    Movimentos de yoga como Surya Namaskar geram calor e melhoram a clareza mental.

    Para fazer exercício, alterne entre atividades suaves e vigorosas com base nos seus níveis de energia para equilibrar o vata e o kapha.

    O āyuveda diz que nos devemos exercitar diáriamente até 50% da nossa capacidade

    Ao adotar estas práticas ayurvédicas, pode transformar o inverno numa estação de restauração, garantindo vitalidade e bem-estar para o ano que se inicia.Ricardo Barreto
    Terapeuta de Ayurveda
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  • kāla: o poder do tempo e dos ciclos na saúde

    आयुर्वेद – kāla: o poder do tempo e dos ciclos na saúde

    A palavra “kāla” em sânscrito significa tempo. No āyurveda representa a natureza cíclica do tempo, das estações do ano e dos ritmos que governam o universo, bem como o seu profundo impacto na nossa saúde, bem-estar e processos de cura.

    kāla: A Dimensão do Tempo no Ayurveda

    O āyurveda vê o tempo como uma força integral que influencia todos os aspectos da vida. O tempo não é linear, mas cíclico – marcado pelos ritmos da natureza, como a alternância do dia e da noite, a mudança das estações, as fases da vida e o movimento dos corpos celestes. Nesta estrutura, o Kala afeta tanto o microcosmo (o indivíduo) como o macrocosmo (o universo).

    kāla pode ser dividido em duas grandes categorias:

    1. nityaga – o tempo natural, regular. Refere-se a padrões como as estações do ano, as rotinas diárias, os ciclos de sono-vigília, a digestão, o envelhecimento.
    2. āvasthika – o tempo condicional, situacional. Normalmente refere-se à doença e aos seus diferentes estāgios

    kāla afeta-nos através de vários ritmos:

    1. dinacharya (Ciclos Diários):

    O āyurveda enfatiza uma rotina diária que está em sincronia com os ciclos naturais. Seguindo um horário equilibrado baseado no movimento do sol (do amanhecer ao anoitecer), podemos garantir o bom funcionamento dos sistemas corporais.

    • Manhã (vāta): As primeiras horas da manhã antes do nascer do sol estão associadas a um momento de leveza, movimento e energia. Atividades como meditação, exercícios leves e evacuações são recomendadas.
    • Meio-dia (pitta): O meio-dia é quando a digestão é mais forte. É a melhor altura para a refeição principal do dia.
    • Noite (kapha): As horas da noite são um momento de ancoragem e abrandamento. Atividades restaurativas e refeições ligeiras são ideais.
    1. Ritucharya (Ciclos Sazonais):

    As estações do ano são uma manifestação do ciclo macrocósmico de Kala. O āyurveda divide o ano em dois períodos principais: Adana Kala (o período de perda de energia, correspondente, no contexto da índia, ao final do inverno, primavera e verão) e Visarga Kala (o período de nutrição, correspondente, no contexto da índia, à estação chuvosa, ao outono e início do inverno). Cada estação afeta os nossos doshas (vāta, pitta, kapha) de maneira diferente, e o āyurveda recomenda ajustes na dieta e no estilo de vida para manter o equilíbrio.

    • Inverno: alimentos mais pesados e quentes e actividade física mais intensa
    • Primavera: alimentos mais leves, secos e quentes.
    • Verão: alimentos leves, refrescantes e hidratantes, actividade física moderada
    • Outono: alimentos pesados, quentes e nutritivos.
    1. Fases da vida :

    kāla rege também as fases da vida:

    • Estágio de kapha (Infância): Esta fase é caracterizada pelo crescimento e estabilidade, com domínio de Kapha.
    • Estágio de pitta (idade adulta): O auge da vida, associado à energia, ao impulso e ao metabolismo, governado pelo Pitta.
    • Estágio de vata (Velhice): Os últimos anos estão associados ao Vata – secura, mobilidade e enfraquecimento. Durante esta fase, o corpo torna-se mais propenso a condições relacionadas com o vāta, tais como dores nas articulações, secura e inquietação.

    Ao compreender estas fases e ajustar o estilo de vida em conformidade, para manter o equilíbrio e a saúde ao longo da vida.

    O poder de cura de kāla.

    kāla também desempenha um papel na progressão e cura de doenças.

    • diagnóstico e prognóstico: os diferentes estágios e sintomas das doenças são baseados em kāla
    • tratamento: intervenções e remédios adequados em tempo apropriado são fundamentais para parar a progressão da doença e para iniciar a sua reversão.

    Alinhamento com kāla: dicas práticas para o equilíbrio

    Aqui estão algumas dicas práticas ayurvédicas para o ajudar a manter-se alinhado com o Kala:

    • Siga dinacharya: Estabeleça uma rotina diária consistente que respeite os ritmos naturais. Levante-se cedo, coma a horas regulares e relaxe após o pôr do sol.
    • Ajuste de acordo com as estações do ano: Modifique a sua dieta e atividades de acordo com as estações do ano.
    • Programe as suas refeições com sabedoria: Faça a sua maior refeição quando o sol estiver mais forte – meio-dia.
    • Respeite os Ciclos do Sono: Durma cedo para rejuvenescer e alinhar com o ritmo circadiano.
    • Envelheça graciosamente: à medida que avança pelas fases da vida, abrace as qualidades de cada fase, modificando o seu estilo de vida e dieta para apoiar o doṣa

    Conclusão: o tempo é remédio

    kāla ensina-nos que o tempo é mais do que uma medida – é uma força poderosa que, quando compreendida e respeitada, pode levar a uma cura profunda. Ao alinharmo-nos com os ritmos do dia, as estações do ano e as fases da vida, podemos nutrir o equilíbrio, a vitalidade e o bem-estar. Abraçar os princípios ayurvédicos de kāla permite-nos viver em harmonia com os ciclos da natureza, o que, por sua vez, promove a saúde e a felicidade a longo prazo. Afinal, o tempo é um dos maiores curadores quando aprendemos a fluir com ele.

    Ricardo Barreto

    Terapeuta de Ayurveda

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  • आयुर्वेद – prakriti: Compreender a sua natureza ayurvédica

    Prakriti representa a combinação ou estado natural dos doshas no momento da conceção. Esta constituição permanece inalterada ao longo da vida e, embora possa predispor a certas perturbações, não é uma causa direta de doença. Avaliar prakriti é um passo no tratamento ayurvédico tradicional, pois identifica qual o seu estado natural, a sua natureza.

    A prakriti é erroneamente referida simplesmente como “dosha”. Toda a gente tem os três doshas, mas em proporções variadas. A sua constituição pode ter a predominância de um dosha, dois doshas ou, em casos raros, um equilíbrio dos três. O prakriti também abrange características mentais e emocionais.

    A sua prakriti pode ser:

    vāta – predominantemente vāta dosha

    pitta – predominantemente pitta dosha

    kapha – predominantemente kapha dosha

    vāta-pitta – vāta e pitta doshas são predominantes sobre kapha.

    vāta-kapha – vāta e kapha doshas são predominantes sobre pitta.

    pitta-kapha – pitta e kapha doshas são predominantes sobre os vāta.

    vāta-pitta-kapha – um prakriti raro onde todos os três doshas estão equilibrados

    Vamos explorar, de forma simplificada cada tipo de prakriti de acordo com o Caraka Samhita

    vāta dosha

    vāta é seco, leve, móvel, abundante, rápido, frio, áspero e não viscoso.

    • devido à secura as pessoas com predominância de vāta possuem secura, baixa estatura, voz áspera, fraca, rouca, e têm tendência para estarem despertas durante a noite
    • pela leveza, são leves, com movimentos leves e com atividades, alimentação e fala instáveis
    • devido à mobilidade, articulações instáveis, e com mais movimento das sobrancelhas, mandíbula, lábios, língua, cabeça, ombros, mãos e pés
    • pela abundância de vāta, loquacidade e abundância visual de tendões e veias
    • devido à rapidez têm iniciação precipitada de actividades, rápidas manifestação de doenças, facilmente desenvolvem medo, apego e desencanto, rápidas na aquisição de conhecimento, mas com memória fraca (retenção)
    • devido ao frio, intolerância ao frio, tremores e rigidez
    • devido à aspereza, pêlos ásperos, barba-bigodes, cabelos, unhas, dentes, rosto, mãos e pés
    • devido à não viscosidade, som constante nas articulações durante o movimento

    Devido à presença destas qualidades, as pessoas com predominância de vāta têm, na sua maioria, baixo grau de força, expectativa de vida, descendência, meios e riqueza.

    pitta dosha

    pitta é quente, intenso, líquido, de cheiro de carne, azedo e picante.

    • Devido ao calor, as pessoas com predominância de pitta são intolerantes e vulneráveis a distúrbios calor, têm corpo delicado e bonito, muitas manchas, sardas, manchas pretas e borbulhas, fome e sede excessivas, aparecimento precoce de rugas, queda de cabelo e cabelos brancos precoces, barba/bigodes macios, escassos
    • devido à intensidade, poder digestivo intenso, ingestão de muita comida e bebida, falta de resistência, alimentação frequente
    • devido à liquidez, articulações e músculos frouxos e moles, transpiração, micção e defecação excessiva
    • devido ao cheiro carnudo,  mau cheiro nas axilas, hálito, cabeça e corpo
    • devido ao azedo e picante têm menos sémen, libido e pouca descendência

    Por causa da presença destas qualidades, as pessoas com predominância de pitta são moderadas em força, esperança de vida, conhecimento, compreensão, riqueza e meios

    dosha kapha

    kapha é untuoso, suave, macio, doce, essência, denso, ação lenta, estável, pesado, frio, viscoso e claro.

    • Por causa da sua untuosidade as pessoas com predominância de kapha possuem corpo bem lubrificado
    • devido à suavidade possuem corpos agradáveis, delicados e agradáveis
    • devido à doçura as pessoas tem sémen abundante, libido e mais descendência
    • devido à essência, a pessoa excelente possui um corpo compacto e estável
    • devido à densidade, todos os órgãos estão bem desenvolvidos e perfeitos
    • devido à lentidão são mais lentas nas atividades, na alimentação e na fala
    • devido à estabilidade, tem atraso no início das atividades, irritação e lentidão na mudança de atitude, as doenças são lentamente progressivas
    • devido ao peso os movimentos são sustentados e com estabilidade
    • devido ao frio tem pouca fome, sede, calor e transpiração
    • devido à viscosidade têm ligamentos e articulações fortes
    • devido à clareza têm olhos claros, rosto com tez clara e untuosa e voz afetuosa.

    Devido à presença destas qualidades, as pessoas de natureza dominada por kapha são fortes, ricas, eruditas, corajosas, calmas e de longa vida.

    Combinações de dosha

    Na maior parte todos nós temos uma combinação de 2 doshas em diferentes proporções portanto temos variadas combinações destas características.

    Determinar a prakriti

    Embora os questionários online possam oferecer algumas pistas sobre a sua prakriti, muitas vezes não têm a profundidade e a precisão da avaliação de um profissional ayurvédico treinado.

    Benefícios de conhecer a prakriti

    Compreender a sua prakriti pode levar a benefícios significativos para a saúde. Adoptar práticas preventivas que levam em consideração as suas tendências de acordo com a sua prakriti promove o equilíbrio e ajuda a prevenir doenças crónicas.

    Ricardo Barreto

    Terapeuta de Ayurveda

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  • avaliacao pacientes ayurveda

    आयुर्वेद – Como é a avaliação de pacientes no āyurveda

    Rogi Pariksha, ou exame do paciente, é um componente fundamental do diagnóstico ayurvédico. Envolve uma avaliação holística da saúde física, mental e espiritual do paciente. Esta abordagem abrangente garante que o tratamento seja adaptado à singularidade do indivíduo.

    A avaliação é guiada pelos princípios de tridosha (vata, pitta e kapha) e pelo conceito de prakriti (a constituição inerente de um indivíduo), etc. De acordo com o Ayurveda, a saúde é um estado de equilíbrio entre esses doshas. Qualquer desequilíbrio leva à doença. Portanto, o objetivo principal de rogi pariksha é identificar desequilíbrios doshas e suas principais causas.

    Os componentes de Rogi Pariksha

    Existem várias classificações de exame, estas são as mais comuns:

    de 8 tipos

    • pulso, língua, toque, olhos, rosto, voz, urina, fezes

    de 10 tipos

    • constituição, anormalidades, estado dos tecidos corporais, estruturas, medidas, salubridade, mente, digestão, capacidade de realizar esforço, idade

    Mas fundamentalmente todos se enquadram no exame de 3 tipos

    • Pergunta

    Questionamento detalhado sobre o histórico médico do paciente, estilo de vida, dieta e sintomas. Este diálogo ajuda o praticante a entender as rotinas diárias do paciente, estado emocional e quaisquer causas potenciais de desequilíbrio.

    • Inspeção

    O médico/terapeuta observa a aparência física, marcha, postura e comportamento do paciente. As principais observações incluem a condição da pele, cabelo, olhos, língua e físico geral. Estas observações ajudam a identificar sinais de desequilíbrio dos doshas.

    • Palpação

    Isso envolve exame físico por meio do toque. O praticante avalia o pulso, o abdómen e examina a textura e a temperatura da pele. O diagnóstico de pulso (nadi pariksha) também é usado, fornecendo possíveis informações sobre o equilíbrio dos doshas e do estado de vários órgãos internos.

    Conclusão

    Rogi Pariksha incorpora a filosofia holística do Ayurveda. Esta abordagem abrangente para diagnosticar e entender o paciente abre caminho para tratamentos personalizados e eficazes.

    Ricardo Barreto

    Terapeuta de Ayurveda

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  • A importancia da alimentação na doença

    आयुर्वेद – a importância da alimentação durante a doença

    गाः सर्वेऽपि मन्देऽग्नौ

    rogāḥ sarve’pi mande’gnau

    a.h. ni. 12/1

    No āyurveda, a digestão comprometida é frequentemente citada como a principal causa de muitas doenças. Embora haja exceções, a digestão invariavelmente desempenha um papel crucial na saúde geral. Todos nós já sentimos falta de apetite e mal-estar geral durante a doença, o que sublinha a ligação entre a saúde digestiva e o bem-estar.

    A importância da digestão

    Já discutimos anteriormente como a digestão é vital para a saúde. Garante a conversão adequada dos alimentos em tecidos corporais, a absorção de nutrientes e até influencia o nosso estado mental. Quando a digestão é comprometida, os alimentos não são processados adequadamente, levando à criação de “toxinas”. Se essas toxinas não forem eliminadas, podem causar vários problemas de saúde.

    O Conceito de “Pathya”

    Isto leva-nos ao conceito de “pathya”. No āyurveda, pathya significa integral, apropriado e saudável. Alimentos e atividades que sustentam os sistemas do corpo e agradam à mente são considerados pathya. O consumo de pathya proporciona nutrição completa e auxilia na desintoxicação, sendo essencial para a manutenção da saúde e tratamento de doenças.

    Para indivíduos saudáveis, pathya inclui alimentos como shashtika e shali (variedades de arroz), mudga (feijão mungo), sal de rocha, āmalaka (groselha indiana), yava (cevada), água da chuva, leite, ghee, carne de animais de áreas áridas habitats e mel.

    Pathya para os doentes

    Para aqueles que estão doentes, pathya depende da condição específica e do estágio da doença. O āyurveda descreve quais alimentos são úteis para vários problemas de saúde, e geralmente recomenda alimentos mais leves para evitar sobrecarregar o fogo digestivo prejudicado. O segredo é comer bem e de forma leve, apoiando o processo de cura em vez de prejudicá-lo.

    Sabedoria Tradicional e Práticas Modernas

    Tradicionalmente, estávamos mais sintonizados com essa sabedoria. Por exemplo, a simples canja, um alimento medicinal conhecido por ser leve e nutritivo, era normalmente consumido durante a doença. Hoje em dia, recorremos frequentemente aos medicamentos e ignoramos o poder curativo dos alimentos, ainda que estes possam ser um dos maiores “curadores”. Não é por acaso que um dos sinónimos de medicina no āyurveda é pathya.

    Exemplos de preparações

    Aqui estão alguns exemplos de preparações tradicionais de pathya:

    Manda: O líquido filtrado obtido após ferver 1 parte de arroz com 14 partes de água.

    Peya: Preparação predominantemente líquida com alguns sólidos após ferver uma 1 de arroz com 14 partes de água.

    Vilepi: Pasta semi sólida obtida após ferver 1 parte de arroz com 4 partes de água.

    Yavagu: Uma pasta grossa feita cozinhando 1 parte de grão (como arroz) com 6 partes de água.

    Estas preparações são aplicadas de forma gradual de acordo com a condição da digestão. Podem ser feitas com diferentes grãos e podem incluir diversas ervas/especiarias dependendo do caso.

    A necessidade de pós-recuperação de Pathya

    O āyurveda compara uma pequena faísca de fogo que se transforma em grandes chamas quando entra em contato com o vento ou a madeira, a um corpo fraco em recuperação de uma doença. Mesmo após o desaparecimento dos sintomas, existe o risco de recaída. É importante seguir pathya por uns tempos, mesmo após a recuperação.

    Ricardo Barreto

    Terapeuta de āyurveda

    www.instagram.com/wayofayurveda_pt

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  • आयुर्वेद – 3 mitos do āyurveda

    É normal que informações acerca de uma ciência milenar que teve origem numa terra longínqua sejam simplificadas, alteradas e tiradas fora de contexto e que, com o passar do tempo, parece que se tornam realidade. Hoje vamos ver 3 mitos do āyurveda

    āyurveda é vegetariano

    āyurveda diz que não existe qualquer substância que não possa ser usada como “medicamento”. Estas substâncias podem ser de origem vegetal, animal, mineral, etc.

    Falando de alimentação, o caraka samhita fala quais os produtos animais que são próprios para consumo humano, quais as suas propriedades e efeitos no corpo e efeitos terapêuticos. Define também 2 categorias de dieta, saudável e prejudicial. Na categoria de saudável ele descreve diferentes substâncias, inclusive quais os produtos de origem animal mais saudáveis.

    Aqui vou usar traduções comuns, podem não ser exactamente correctas. Antílope, codorniz, iguana e carpa são os animais mais saudáveis. São também listadas várias gorduras animais, ghṛta (ghee), banha e gorduras de peixe e aves. Da mesma forma diz que carne de vaca, pomba, sapo, certos tipos de peixe e gorduras animais que são prejudiciais.

    Em termos de terapias, para uma pessoa que precise de nutrição em casos de emaciação, o caraka diz que carne é a melhor comida, sopa de carne, galinha são mencionados como comidas revigorantes. Até o sémen de crocodilo é listado como o melhor afrodisíaco.

    Para os mais aficionados as referências são do c.s. su. 25 e 27

    Portanto a presença de produtos animais está em todos os textos não só como forma de terapia mas também como alimentação. Isto não quer dizer que o āyurveda não pode ser utilizado de forma vegetariana ou vegana porque efectivamante pode. Uma vez que os princípios sejam entendidos, os mesmos podem ser aplicados da mesma forma com as devidas substituições.

    O que não deve acontecer é haver substituições como por exemplo “ghee vegano” etc, o ghṛta descrito nos textos tem uma série de propriedades que dependem da matéria prima original e do seu processamento. Se já existem riscos em comparar a eficácia do ghṛta de antigamente com o dos dias de hoje, devido à qualidade da alimentação da vaca, qualidade do leite etc, muito menos se pode comparar com uma substância que, ainda que assemelhe com ghṛta, não o é.

    āyurveda não tem efeitos secundários

    A palavra dravya pode ser traduzida como substância. De forma geral, para o āyurveda dravya é aquilo que tem guṇa (qualidade) e karma (acção). Neste contexto vamos usar a palavra dravya como alimento e

    De forma mais específica, na farmacologia ayurvédica existem 5 classificações para substâncias: rasa, guṇa, virya, vipaka e prabhava. Cada uma destas classificações têm diferente efeitos nos doṣas e no corpo.

    rasa:

    o sabor perceptível quando uma substância toca na língua. O āyurveda reconhece 6 sabores, doce, azedo, salgado, amargo, picante e adstringente.

    guṇa:

    são as qualidades de uma substância. Por exemplo, pode ser pesada ou leve, seca ou oleosa, quente ou fria.

    vīrya:

    significa energia ou potência. Pode ser interpretado como a força por detrás da substância. Diferentes autores têm diferentes opiniões mas normalmente diz-se que as vīryas principais são quente e frio.

    vipaka:

    se rasa é o sabor perceptível quando uma substância toca na língua, vipaka é o sabor no fim da digestão, sabor pós digestivo. Pode ser de 3 tipos: doce, azedo ou picante

    prabhava:

    o poder especial que uma substância pode ter para além da expectativa inicial. Por exemplo 2 substâncias com rasa/vipaka katu e vīrya quente deviam causar purgação mas uma delas não causa. Esta diferença deve ser considerada prabhava.

    Então se toda e qualquer substância afecta os doṣas e o corpo de maneiras diferentes é fácil concluir que o uso de uma substância medicinal ou alimento de forma inapropriada em termos de quantidade, situação pode com certeza levar a efeitos secundários. Por isso a automedicação ainda que com produtos naturais não seja recomendada. Os efeitos secundários vão também depender da qualidade do diagnóstico e da quantidade de medicamento recomendados   

    panchakarma são terapias de spa

    Já falamos de um pouco de pañcakarma noutro artigo mas agora vou trazer aqui outra perspectiva

    Hoje em dia na internet e nas redes sociais é muito comum ver pañcakarma ser promovido como terapia de desintoxicação com imagens de spa, velas, fios de óleo a escorrer pela testa, flores e incenso… mas na verdade, o processo de pañcakarma, feito de maneira correcta, não é normalmente uma experiência muito prazerosa.

    Passei muitos meses num centro de ayurveda tradicional e só o regime alimentar do tratamento era muitas vezes suficiente para levar pacientes ao “desespero”. Além disso, hoje em dia, estimulação é contraindicado portanto o uso de telemóvel, internet e de electrónicos em geral não recomendados durante as diferentes etapas do tratamento o que torna o processo ainda mais difícil para a maioria das pessoas.

    A etapa de preparação regra geral passa por procedimentos de oleação (interna e externa) e de sudação. A oleação interna, regra geral, passa por beber ghee medicada em quantidades que aumentam de dia para dia. A tolerância da pessoa para beber “manteiga derretida”, normalmente medicada com ervas amargas durante uma média de 7 dias, vai ditar a qualidade da sua experiência.

    As terapias em si, a julgar pelos nomes, vómito terapêutico, purgação terapêutica, enema, aplicação de substâncias medicadas pelo nariz e por último extracção de sangue não soam muito apetecíveis e muitas vezes podem ser desagradáveis.

    No pós tratamento, a digestão e o corpo estão fracos e muita atenção é necessária nesta etapa. A reintegração de alimentos é feita de forma integral e todas as regras de alimentação devem ser seguidas. A reintegração ao estilo de vida deve também ser gradual o que se revela complicado stress e na rapidez onde vivemos nos dias de hoje.

    Longe de mim estar a dizer que o pañcakarma não resulta, resulta mas na verdade muita gente que o faz não necessita. É um processo duro para o corpo e mente e implica que os doṣas estejam muito agravados. 

    Por outro lado, existem terapias isoladas de oleação e sudação como o abhyanga, shirodhara, pinda sveda que podem ser utilizados e de facto trazem alívio e bem estar mas não são, só por si, pañcakarma.

    Ricardo Barreto

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  • आयुर्वेद – āyurveda e yoga

    Hoje em dia é difícil encontrar um curso de āyurveda sem referências ao yoga e um curso de yoga sem referências ao āyurveda. Oriundas das mesmas fontes de conhecimento, āyurveda e yoga são utilizados como parte de um sistema holístico e complementar mas, qual é a visão dos clássicos de āyurveda em relação ao yoga?

    Num capítulo do caraka samhitā, provavelmente o livro mais importante do āyurveda, exploram-se as razões que levam ao sofrimento do ser humano.

    Comprometimento das faculdades mentais

    Quando as três faculdades mentais cruciais – dhi, dhriti e smṛti – estão comprometidas, causam sofrimento.

    dhi, a capacidade de compreender, quando prejudicada, distorce nossa percepção da realidade. dhriti, o poder do autocontrole, fica enfraquecido, permitindo que a mente se entregue a atividades prejudiciais. Enquanto isso, smṛti, o poder da memória, quando obscurecido pela influência de rajas e tamas, obstrui a capacidade de memória acerca dos conhecimentos essenciais. Estas deficiências desencaminham-nos, e alimentam ações que causam sofrimento.

    prajñāpāradha: O Erro do Intelecto

    Quando o intelecto vacila, fazemos ações desfavoráveis que levam a desequilíbrios físicos e mentais. Este “defeito intelectual” manifesta-se de várias formas, desde negligenciar métodos de tratamento adequados até ter comportamentos prejudiciais motivados por emoções negativas, como medo, raiva e ganância. Estas ações, decorrentes de um intelecto equivocado, são o princípio doença e da angústia.

    A influência do tempo: kāla

    O tempo, uma força subtil mas potente, desempenha um papel significativo na formação da nossa saúde e bem-estar. As variações sazonais, dos ritmos digestivos e dos ciclos diários têm um grande impacto no nosso equilíbrio fisiológico. As doenças manifestam-se com a mudança das estações, durante horários específicos da digestão e até mesmo em determinadas horas do dia ou da noite.

    Desvendando o Destino: daiva

    O conceito de destino, lembra-nos dos fundamentos kármicos da nossa existência. As ações passadas, influenciam as nossas circunstâncias presentes, incluindo a nossa saúde. Algumas aflições ocorrem devido a impressões kármicas profundamente enraizadas, transcendendo as intervenções terapêuticas convencionais. A aceitação desta ordem cósmica é essencial para enfrentar os desafios da vida com equanimidade.

    Equilíbrio Sensorial: asātmya indriyārtha saṃyoga

    O contacto dos sentidos com os seus objectos devem ser feitos de maneira apropriada. Quando indevidamente utilizados, os sentidos tornam-se canais de aflição. Os efeitos prejudiciais da má gestão sensorial passam pela exposição a estímulos exagerados até a indulgência em prazeres sensoriais prejudiciais. É necessário que o contato benéfico seja respeitado e que o contato prejudicial seja abandonado para a manutenção de uma boa saúde.

    Conclusão do caraka (de acordo com traduções disponíveis)

    A felicidade e o sofrimento geram desejos na forma de gostos e desgostos, respectivamente. Então, esse desejo é a causa responsável pela felicidade e pelo sofrimento.

    A mente e o corpo juntamente com os órgãos dos sentidos são os locais de manifestação de felicidade e sofrimento.

    A única referência a yoga no caraka samhitā vem após esta exposição e diz o seguinte:

    योगे मोक्षे च सर्वासां वेदनानामवर्तनम् |

    मोक्षे निवृत्तिर्निःशेषा योगो मोक्षप्रवर्तकः

    Num estado de yoga e mokṣa, as sensações tornam-se não existentes.

    yoga é um meio para atingir mokṣa.

    A felicidade e o sofrimento são sentidas devido ao contato da ātmā com os órgãos dos sentidos, a mente e os objectos dos sentidos. Ambos os tipos de sensações desaparecem quando a mente está concentrada e contida no ātmā e os poderes sobrenaturais da mente e do corpo são alcançados. Este estado é conhecido como yoga, de acordo com os sábios versados nesta ciência.

    Como vimos em artigos anteriores, o objectivo exclusivo do caraka samhitā é manter o equilíbrio do corpo. Ainda assim, ao referir as diferentes causas do sofrimento, dá a entender que, embora haja maneiras de manter equilíbrio, a única solução permanente para as alternâncias entre felicidade e sofrimento é mokṣa. Aqui, o yoga é simplesmente mencionado como um meio para atingir mokṣa.

    Não fica claro que “yoga” é referido mas podemos assumir que será diferente do que hoje em dia pensamos como yoga. O que fica claro é que estas duas ciências têm andado de mãos dadas nos últimos milénios.

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  • Sātmya Ricardo Barreto

    आयुर्वेद – Sātmya

    O termo Sātmya é traduzido como hábito, adequação, salubridade ou o alinhamento com a constituição natural de um indivíduo. Sātmya é relevante na manutenção da saúde e além disso, desempenha um papel crucial na gestão eficaz de várias doenças. Sātmya é importante como parâmetro de avaliação em exames de pacientes e varia com base em fatores como região geográfica, estação do ano, doença, uso repetido, etc.

    Deṣa Sātmya (região geográfica)

    O Āyurveda descreve diferente tipos de regiões geográficas, baseadas na predominância dos doshas. Por exemplo, os residentes de terras pantanosas, dominadas pelas qualidades snigdha (untuoso) e guru (pesado), são aconselhados a adotar uma dieta e estilo de vida que contrabalançam essas qualidades. Isto pode envolver a incorporação de alimentos secos e leves na sua rotina para manter uma saúde óptima. Então esta dieta é Sātmya para as pessoas que vivem em terras pantanosas.

    Outra faceta é Ṛtu Sātmaya (sazonal), o foco na adaptação às mudanças sazonais. Perante o stress ambiental extremo durante uma determinada estação, o corpo esforça-se por ajustar o seu ambiente interno. As ajudas externas tornam-se cruciais para uma adaptação mais harmoniosa a estes desafios. Como todos sabemos, durante o rigor do inverno, é aconselhável vestir roupas de lã para reter o calor interno. Procurar ambientes aquecidos protege o corpo do ar frio, enquanto consumir bebidas quentes e condimentos mais quentes acelera o metabolismo, e gera calor adicional. Uma dieta hipercalórica torna-se imprescindível para atender às elevadas demandas energéticas, combatendo eficazmente o frio. Ritu Sātmya, sublinha a necessidade de ajustes personalizados de acordo com as condições meteorológicas e as qualidades do ambiente prevalecentes.

    Em caso de doença (roga Sātmya), torna-se imperativo que os médicos reconheçam Sātmya como um fator contribuinte fundamental.

    Seguir as orientações de Sātmya não só auxilia no processo de recuperação, mas também serve como medida preventiva contra doenças futuras. Por exemplo se uma doença de vāta ocorreu por causa das suas características (seco, leve, etc), o tratamento e a habituação contrários a este servem de Sātmya para essa doença


    Passando para Oka Sātmaya, este conceito investiga práticas ou consumíveis que podem ser inerentemente prejudiciais, mas que podem ser adaptados ao corpo através da introdução gradual. Os exemplos incluem fumar cigarros ou consumir álcool – ações que, com o tempo, o corpo aprende a acomodar sem efeitos nocivos imediatos. Ênfase aqui no imediato. Outros exemplos podem ser comidas picantes, tornam-se Sātmya por habituação como, por exemplo, na Índia onde grande parte dos turistas tem dificuldade em aguentar o nível de picante de uma simples entrada num café ou restaurante.


    Roga Sātmya. Aqui, dietas e atividades são adaptadas para proporcionar alívio de doenças específicas. Por exemplo, ao lidar com um distúrbio Vāta caracterizado por secura, leveza e propriedades frias, a abordagem recomendada envolve adotar práticas, dietas e hábitos contrários a essas características e desta forma amenizar os sintomas e remover a causa da doença.

    Concluindo, Sātmya é uma pedra fundamental do Ayurveda, incorporando a profunda interconexão entre os indivíduos e seu ambiente. Este conceito, que reflecte a adaptabilidade e a adequação, estende-se, como vimos, a diversas dimensões. Vivemos num tempo em que existe uma tendência de homogeneizar a saúde e o bem estar, em que um tipo de alimentação e de estilo de vida irá beneficiar todas as pessoas da mesma forma. A abordagem holística do Ayurveda enfatiza a importância de alinhar o estilo de vida, a dieta e os hábitos com estes fatores inerentes para a preservação da saúde e prevenção de doenças. O conceito de Sātmya serve como princípio orientador, promovendo um equilíbrio harmonioso entre os indivíduos e a dinâmica em constante mudança do mundo ao seu redor.

    Ricardo Barreto

    Terapeuta de Ayurveda

    Inspirado no livro Āyurveda and Principles of Panchakarma da Dr. Mandip G

    Foto de Pixabay

  • Ricardo Barreto

    आयुर्वेद – Filosofias por detrás do āyurveda

    O āyurveda germinou numa vasta e variada paisagem de darśanas. A palavra darśana pode ser traduzida como visão válida ou instrumento para obter uma visão válida.

    Normalmente a palavra darśana é traduzida como filosofia mas analisando bem existe uma diferença entre o que no oeste chamamos filosofia e darśana. Enquanto na sua grande maioria, a filosofia no oeste lida com o conhecimento e os mistérios do mundo, tende a não ter um destino definido enquanto darśana tem como seu destino a cessação do sofrimento e a libertação.

    O āyurveda enquanto ciência, fez uso de várias darśanas, para a compreensão do universo e da natureza da realidade. A partir destas delas observou, descreveu e entendeu os factores causativos da manutenção de saúde e tratamento da doença.

    Uma breve introdução às darśanas que influenciaram o āyurveda:

    sāṃkhya de maharṣi kapila

    kapila descreve 24 princípios na criação do Universo, incluindo a forma não manifesta, a inteligência cósmica, o Eu, objectos de percepção, sentidos, faculdades motoras e 5 elementos.

    Apresenta prakṛti e puruṣa como avyakta (não manifesto) e explica o desenvolvimento do universo a partir deste estado.

    nyāya de maharṣi gautama

    Enfatiza a obtenção de conhecimento por meio de provas (pramanas) e lógica crítica.

    Descreve quatro fontes de conhecimento: percepção directa, inferência, analogia e palavras de uma autoridade.

    vaiśeṣika de maharṣi kanada

    Descreve a teoria atómica da criação

    Descreve as substâncias causadoras do Universo, incluindo éter, ar, fogo, água, terra, o Eu, mente, tempo e direção.

    Introduz seis categorias: substância, qualidade, ação, relação semelhante, relação dissimilar e relação inseparável.

    mīmāṃsā de maharṣi jaimini

    Envolve investigação para chegar à verdade e é baseado nos Vedas.

    Enfatiza rituais espirituais e disciplina para a libertação através do cumprimento do dharma (dever).

    vedānta de maharṣi bādarāyana/ veda vyāsa

    Explora o conhecimento e realização do Eu.

    yoga de maharṣi patañjali

    Descreve os 8 ramos do yoga para autodisciplina e libertação (mokṣa).

    Com base nestas 6 escolas, o āyurveda criou uma escola independente de pensamento.

    sāṃkhya – teoria de evolução, o entendimento e aplicação da triguṇa (sattva, rajas e tamas)

    yoga – fisiologia da mente e as suas patologias e mais contemporaneamente assimilou as práticas de yoga

    nyāya -métodos de investigação

    vaiśeṣika – 6 factores causativos, a indivisibilidade da unidade mais subtil

    mīmāṃsā – terapias espirituais, mantras, rituais de iniciação, metodologias de ensino, liberdade através do cumprimento do dever (dharma)

    vedānta – conceitos de pañcikaraṇa e paramātmā, brahma é eterno e imutável, a conquista final de cada ser humano. 

    Ainda que influenciado por estas filosofias o ayurveda mantém uma posição independente pois o seu objectivo é ligeiramente diferente das outras filosofias. 

    O objectivo do ayurveda é a manutenção da saúde e a erradicação das doenças para que a pessoa possa então prosseguir na conquista dos seus puruṣarthas.

    Ricardo Barreto
    Terapeuta de Ayurveda

    Foto de Tingey Injury Law Firm, Unsplash

  • A Harmonia do Ser

    आयुर्वेद – Harmonia do Ser: Abordagem Holística do Ayurveda

    A abordagem holística do Ayurveda está directamente ligada à interconexão de sharira (corpo), indriya (sentidos), sattva (mente) e ātmā (o Eu). Esta perspectiva  diz que o nosso bem-estar e saúde está dependente do alinhamento harmonioso destes elementos fundamentais.

    sharira

    O corpo é onde o Eu assenta. É formado pelos 5 elementos fundamentais, espaço, ar, fogo, água e terra. É organizado por doshas, dhatus (tecidos corporais) e malas (excretas). O corpo é um dos lugares onde a saúde e a doença se expressam.

    Compreender como os doshas, dhatus e malas são impactados directamente pelas nossas acções e hábitos é fundamental dentro da sabedoria ayurvédica. Das escolhas alimentares às práticas de estilo de vida, o Ayurveda ensina-nos a nutrir o nosso corpo de uma forma que este mantenha o seu estado natural, promovendo o equilíbrio e a vitalidade.

    indriya

    O termo “indriya” abrange tanto as faculdades sensoriais como as faculdades motoras, abrange também o sistema interno de percepção do conhecimento. No Ayurveda, a noção de indriya vai além da mera existência estrutural de órgãos dos sentidos, como olhos, ouvidos, nariz, pele e língua. Cada sentido possui a capacidade de estabelecer uma conexão com a consciência e pode evoluir para um sentido intensificado na presença da mente e do Eu. 

    De acordo com o āyurveda, o processo de cognição começa dentro da pessoa. o Eu expressa vontade de percepção do conhecimento através da mente. A mente então conecta-se com o sentido particular. Este procura e conecta-se com a fonte para saber sobre aquele objeto específico. De um certo ponto de vista, a decisão de coisas boas/más, corretas/incorretas dependem da coordenação dos órgãos dos sentidos, dos sentidos, do intelecto, do Eu.

    Desta forma, a saúde dos sentidos é fundamental para o equilíbrio pois servem como portas entre o mundo externo e nossa paisagem interna.

    sattva

    Num contexto āyurvédico a palavra sattva é muitas vezes como sinónimo da mente visto sattva ser a sua natureza.  Já vimos que tem um papel importante no processo de cognição. É com a mente que pensamos, analisamos, ponderamos, criamos hipóteses, nos concentramos, temos auto controle, etc.

    Desta forma é importante cultivar uma mente tranquila, com qualidades de pureza e da clareza para que desta forma possamos tomar decisões apropriadas. O Ayurveda ensina que uma mente serena é indispensável para o bem-estar geral. Aprimorar o nosso discernimento, exercitar perseverança e conhecimento do Eu são terapias recomendadas como práticas que promovem equilíbrio mental.

    ātmā

    De acordo com o āyurveda, ātmā não é afectado por doenças, é eterno, é o observador de todas as actividades. Entre outros é responsável pela consciência, individualidade, usufrui do resultado das acções e mantem a memória individual

    O reconhecimento do ātma, a nossa essência é também parte de um bem-estar holístico. É importante descobrir como alinhar as nossas ações com nosso Eu superior e desenvolver um profundo senso de propósito, realização e conexão com o universo.

    A abordagem holística do Ayurveda, fundada nos pilares sharira, indriya, sattva e ātmā, convida-nos a embarcar numa jornada de autodescoberta. À medida que aprimoramos o equilíbrio destes elementos, encontramos não apenas saúde física e mental, mas também uma existência harmoniosa que ressoa com os ritmos eternos do universo.Ricardo Barreto
    Terapeuta de Ayurveda

    Foto de Nandhu Kumar