Um janeiro saudável com Āyurveda

O Āyurveda fala sobre como os ciclos da natureza influenciam a nossa atividade física, mental e emocional e traz soluções práticas para acomodar o corpo durante cada estação. Por isso, uma certa tomada de consciência é preciso para que possamos viver no fluxo da vida. É só quando conseguimos fluir com a vida que temos saúde, energia, capacidade de lidar com as situações desafiantes e alegria incondicional.

Como estamos no mês de Janeiro, um mês com muito frio e solidão no hemisfério norte, é natural sentir uma tendência de nos recolhermos mais, de ficar mais tempo em casa ou até de diminuir o ritmo. A sociedade e os preconceitos mentais colocam bastante pressão no início do ano quando todos freneticamente começam novas resoluções, projetos, mudanças grandes, etc, só porque é um ano novo. Como a maioria de nós já reparámos ao longo da vida, poucos ou nenhum propósito como imposição vai ser alcançado e depois ficamos com a frustração de não ser capazes de realizar coisas importantes.

O Janeiro é um mês perfeito para uma reflexão profunda, para descanso e contemplação. A natureza também não tem nada de explosivo no inverno, permanece apenas, largando mais e mais e ganhando novas formas mais tarde. Ventos gelados são eclipsados por um céu cinzento e sombrio, no entanto a quietude da paisagem traz uma paz especial. Agora, que tudo parou e o próprio tempo parece lento, podemos aproveitar esta oportunidade tranquila para estabelecer novos hábitos, devagar. Como vamos trabalhar no nosso crescimento espiritual este ano? E quanto à nossa saúde física?

Este é o mês em que é preciso determinação para sobreviver ao inverno desolador. Janeiro é chamado de “inverno morto”. A segunda-feira da última semana de Janeiro é chamada de “segunda-feira azul” porque estatisticamente é o dia mais deprimente do ano. Por isso, é natural sentir alguma nostalgia e, se tiver mais desequilíbrios, até depressão. Como podemos cuidar mais de nós?

Janeiro no corpo

Ayurvedicamente, Janeiro é um mês de transição da secura Vata para a humidade Kapha. Nesta época do ano, a escuridão e o frio podem nos deixar com uma sensação de preguiça e muito sono, com visivelmente menos energia. O corpo continua a se adaptar ao frio. Quando saímos, a respiração se torna visível e o corpo fica gelado até os ossos. O nariz fica entupido conforme as passagens nasais incham para proteger o delicado tecido respiratório do frio. A pele fica entorpecida à medida que os capilares restringem o fluxo sanguíneo no esforço de preservar o calor.

Menos fluxo sanguíneo e falta de exposição ao sol também tornam a pele pálida e seca. Pode se sentir dez anos mais velho em janeiro, mas não se desespere! É só o frio. A frequência cardíaca diminui com o clima mais frio, levando à estagnação sistémica do sangue. O corpo concentra a maior parte do sangue no centro para manter aquecidos os órgãos vitais e isso vai fortalecer o poder digestivo.

Rotina para Janeiro

  • agora é o tempo para hibernar, refletir, sonhar. Plante e alimente as sementes que vão florescer na primavera.
  • uma boa noite de sono (pelas 22h00) está no topo da lista em janeiro e deve vir com facilidade para a maioria.
  • é bom acordar com o sol, mas não se force a acordar muito mais cedo (é natural dormir mais nesta época do ano).
  • para apoiar o processo de dormir cedo e ter um bom descanso, termine de comer ao pôr de sol.
  • mantenha-se aquecido, especialmente a região lombar (os rins são particularmente sensíveis ao frio).
  • continue a praticar Abhyaṅga diariamente.
  • os pulmões e os seios da face precisam de cuidados extras, portanto use o pote Neti e o óleo Nasya diariamente para garantir uma boa saúde respiratória.
  • adicione exercícios respiratórios regulares (prāṇāyāma) à sua rotina diária para manter o sangue circulando.
  • práticas suaves de yoga que trazem calor e enraizamento/alongamento.
  • desfrute alimentos azedos e fermentados. Muitos alimentos fermentados aquecem e são azedos, o que não só criará calor, mas também vai humedecer as glândulas e a pele.
  • alimentos quentes e substâncias ainda são importantes.
  • não se esqueça de beber água morna/temperatura ambiente várias vezes durante o dia.

Desejamos saúde e consciência para o Novo Ano 2022!

Elena Călinoiu
Professora de yoga
Técnica de Ayurveda
+351 938 349 114

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