Testemunho dos Alunos – Ricardo Barreto

Desde adolescente que sou fã da expressão “carpe diem”, mas é interessante como a interpretação do seu significado tem vindo a mudar para mim. Até ter encontrado yoga e āyurveda sempre vivi focado nos prazeres imediatos e dava pouca importância às possíveis repercussões das minhas ações.

Não tendo sido muito dado à espiritualidade, com o yoga fui ganhando uma perspectiva diferente da realidade e “carpe diem” passou a ter outra dimensão, já não era só o prazer imediato, havia algo mais a ser explorado. Uns anos mais tarde, pelo āyurveda, fui ganhando consciência da responsabilidade que tenho sobre as diferentes áreas da minha vida e então, “carpe diem” ganhou uma vertente de qualitativa, já não é só aproveitar o dia mas sim aproveitar o dia de maneira a que o próximo tenha mais qualidade. Há uns anos encontrei vedanta e comecei a perceber que tudo o que tinha conhecido anteriormente, ainda que profundo, não estava enraizado.

Já tinha ouvido falar do Professor Paulo mas o meu primeiro contacto directo com ele foi através de aulas de sânscrito. Ter conhecido o Professor foi despertando em mim o desejo de estudar Vedanta de forma estruturada. Comecei por fazer os cursos introdutórios e foi uma descoberta maravilhosa. Ter acesso a este conhecimento passado de forma tão profunda e articulada é uma experiência transformadora. Comecei agora mesmo o estudo da Bhagavadgītā e estou super entusiasmado para aprofundar o meu conhecimento.

Tem sido uma benção poder estudar com um Professor Tradicional com a habilidade e agilidade necessárias para navegar as limitações dos alunos. A remoção de ignorância acerca de nós mesmos não é tarefa fácil, mas ter um alguém genuíno que nos leva pela mão por este processo é algo que não deve ser desperdiçado. O caminho é longo e a minha jornada ainda agora começou, mas tenho toda a confiança no Guia.

Obrigado por me mostrar que não pode haver verdadeiro “carpe diem” sem o conhecimento do Eu.

Parabéns a toda a equipa do Centro Āṛṣavidyā pelo trabalho fenomenal.

Ricardo Barreto

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.