ज्योतिष – JYOTIṢA

Śukra (Vénus)

Nos textos clássicos, Śukra é descrito da seguinte forma:” Śukra é alegre, de um corpo encantador, olhos belos e brilhantes, cabelo ondulado, constituição mista kapha e vāta, além de ser um poeta.”

Śukra (Vénus), é o guru dos Asuras, em oposição a Bṛhaspati, Júpiter, guru dos Devas. Está relacionado aos desejos e prazeres de todo tipo, em especial às artes e à sexualidade e fertilidade. Estando ligado ao sémen e ao ato gerador e criativo, Śukra é Śakti, tem a capacidade de geral algo novo. Śukra é pura arte e amor!

Após os luminares, Śukra é o graha mais brilhante do céu, aquele com capacidade e força que nos impele à ação, a qual faz movimentar a nossa vida. É um grande benéfico, tal como Guru, e possui uma forte influência na nossa vida. Śukra representa a força e o entusiasmo de viver.

Outros nomes para Śukra são: Bhārgava, Bhrigusutha, Sītā, Kāvya, Bhṛgu.

Associa-se Śukra especialmente a MahāLakṣmī e outras deidades femininas.

Outras caraterísticas de Śukra 

É do género feminino e de constituição mista, kapha e vāta e de natureza saumya (gentil) e rajas (ação). Está associado ao elemento água (jāla), à cor branco, rege a direção sudeste e a sexta feira e pertence àvarṇa dos Brāhmaṇas (classe intelectual e dos sacerdotes), tal como Guru.

É regente do signo Touro (rāśi vṛṣabha) e do signo de balança ou libra (rāśi tulā).  Exalta-se no signo de peixes (rāśi mīna) e tem a sua debilitação no signo de virgem (rāśi kanyā).

O seu movimento é rápido, transitando cerca de um rāśi (signo) por mês.

 As melhores posições por casa (bhāvas) num mapa para Śukra são o bhāva 4 onde detém força máxima, e em todos os outros bhāvas, exceto os bhāvas 6, 8 e 12.

O bhāva no nosso mapa onde está posicionado Śukra, é o local/área da nossa onde expressamos mais a nossa criatividade, beleza, talentos artísticos, os nossos gostos, paixões, romantismo e sexualidade.

Os grahas amigos de Śukra (Vénus) são Budha (Mercúrio) e Śani (Saturno). Sūrya (Sol) e Chandra (Lua) são inimigos e Maṅgala (Marte) e Guru (Júpiter) são neutros.

Śukra é significador de ornamentos (bhāva 2), de habilidades artísticas (bhāva 3) de conforto, luxo e veículos (bhāva 4), de paixões (bhāva 5) e de casamento e sexualidade (bhāva 7).

Alguns dos seus principais significados são relacionamentos, amor, sexualidade, confortos, veículos, riqueza, beleza, prazeres, pedras preciosas, joias, criatividade, artes, música, instrumentos musicais, dança, poesia, harmonia, diplomacia, recetividade, feminilidade, festas, casamento, recetividade, amabilidade, virilidade, paixões, cultura, habilidades, fama, prosperidade, felicidade conjugal.

Quando bem-disposto num mapa (bem configurado e bem posicionado por signo e casa), pode manifestar qualidades como felicidade conjugal, sensualidade, conforto, equilíbrio, gentileza, harmonia, afeto, gratidão, compaixão, diplomacia, elegância, alegria, bom-humor, sensibilidade, sociabilidade, sentido estético, cultura, refinamento.

Por outro lado, quando mal posicionado/configurado num mapa (mal configurado e mal posicionado por signo e casa), pode revelar, entre outras, caraterísticas como vaidade, preguiça, futilidade, comportamento lascivo, ignorância, ciúmes, orgulho, vícios, vulgaridade.

Relativamente ao corpo, podemos associar Śukra à garganta, rins, veias, ovários, útero, sémen, sistema endócrino e sistema urinário.

Está associado às doenças de kapha e vāta tais como excessos, fraqueza física, doenças do sistema urinário e do sistema reprodutor, infertilidade, impotência, doenças dos rins, tiroide, diabetes e doenças do pâncreas.

Hari Om

Maria João Coelho

saraswativalongo@gmail.com

https://instagram.com/mariajoaooliveirac

Imagem – fonte: https://www.astroved.com/

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.