Śivarātrī – A Noite Auspiciosa de Śiva

Hoje é um dia muito especial no qual se reverencia Śiva Mahādeva, a grande deidade Śiva. Śiva é o primeiro Yogin ou meditador e é também o primeiro Guru. Ele pode ser visto como uma deidade ou como o próprio Absoluto. Para os devotos Śiva é visto como o próprio Absoluto, como a causa de tudo e é com essa visão e devoção que o reverenciam ritualmente nesta noite tão especial.

Neste dia, para receberam as bênçãos e a graça de Śiva os devotos de Śiva seguem certas regras ascéticas, como upavāsa, o jejum, que pode ser total ou parcial, dependendo da saúde da pessoa, respetivamente, akhaṇḍa mantra-japam, a repetição contínua do mantra “oṁ namaḥ śivāya”, Śiva-pūjā, rituais reverenciais para Śiva e jāgaraṇam, ficar acordado a noite inteira meditando em Śiva.

Certas datas são propícias para se realizarem certas ações pois os frutos tendem a ser melhores quando as ações são feitas nas alturas propícias. Hoje é uma data tremendamente favorável para ganhar a força do Senhor Śiva, porque a força do resultado dos rituais aumenta muito.

Śiva é o Senhor do ego, é aquele que destrói o ahaṅkāra. Aqui ahaṅkāra tem dois significados. O primeiro é o senso de individualidade e o segundo é arrogância. Śiva destrói ambos!

O senso de individualidade é destruído quando a ignorância é destruída. Esta por sua vez só é destruída quando o conhecimento chega. Somente com a graça de Śiva na forma de Dakṣiṇāmūrti é que isso é possível, pois é dele que brota todo o conhecimento. A arrogância é destruída quando Śiva assume a forma de Rudra, o destruidor da arrogância. Śiva encarregar-se-á de mostrar ao seu devoto através das várias situações de vida que a arrogância deve ser abandonada com a máxima rapidez, pois é um dos maiores entraves ao sucesso espiritual.

Desejo que todos nesta dia e noite tão especiais possam receber todas as bênçãos necessárias para o ganho do conhecimento da Realidade e para a remoção de todas as dificuldades e impedimentos.

Maia, 28 Fevereiro 2022

Paulo Abreu Vieira

3 Comments

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.