आयुर्वेद – Os 6 sabores de acordo com o āyurveda – parte 1
Um dos factores para uma alimentação equilibrada de acordo com o āyurveda é o uso dos 6 sabores. Sabor, conhecido em sânscrito como rasa, é a sensação interpretada pela língua quando uma substância entra em contacto com ela.
Os 6 sabores são um conceito único de āyurveda que define que, aparte da diferenciação a nível de experiência sensorial, cada um destes sabores tem uma função específica.
Os 6 sabores são:
- svādu ou madhu – doce
- amla – azedo
- lavaṇa – salgado
- tikta – amargo
- uṣṇa ou kaṭu – picante
- kaṣāya – adstringente
Cada um destes sabores deve a sua composição a uma combinação de 2 dos 5 grandes elementos.
- doce – terra e água
- azedo – terra e fogo
- salgado – água e fogo
- amargo – ar e fogo
- picante – ar e espaço
- adstringente – ar e terra
Cada um destes sabores têm um impacto directo nos doṣas. Levando em consideração a ordem apresentada anteriormente, podemos dizer que:
- os 3 primeiros sabores (doce, azedo e salgado) tendem a agravar kapha e a pacificar vāta
- os 3 últimos sabores (amargo, picante e adstringente) tendem a agravar vāta e a pacificar kapha
- adstringente, amargo e doce tendem pacificar pitta e os restantes 3 (azedo, salgado e picante) agravam pitta.
Estes sabores nutrem também o corpo em ordem sucessiva. Assim sendo o sabor doce é o que mais nutre o corpo e o adstringente o que nutre menos.
Apenas com estas informações conseguimos ver a relevância dos sabores não só no contexto de tratamento como também na prevenção de saúde. Em artigos anteriores já falámos das alterações sazonais e o seu impacto nos doṣas e é com base neste conceito de rasa que surgem sugestões para modificações na dieta. Por exemplo, durante a primavera existe um agravamento natural de kapha e por isso a nível de alimentação o uso predominante de sabores doce, azedo e salgado são contra-indicados. Por outro lado, uma pessoa com doenças que tenham origem em pitta deverão ter a recomendação de evitar a predominância dos sabores azedo, salgado e picante.
āyurveda recomenda o uso diário destes 6 sabores mas isto não quer dizer que devemos consumir os sabores nas mesmas proporções pois cada sabor tem a sua função portanto a sua predominância de cada sabor deve ser adaptado de acordo às necessidade do corpo e às alterações sazonais.
Na segunda parte do artigo vamos falar acerca das funções de cada um destes sabores e entender um pouco melhor em que substâncias se encontram pois quando dizemos sabor doce não estamos necessariamente ou directamente a falar de açúcar.
Até já!
Ricardo Barreto
Terapeuta de Ayurveda
imagem de Vanessa Loring – pexels.com