O mundo é a nossa casa. Artigo por Paulo Abreu Vieira

O Mundo é a nossa Casa

As identificações do ego são muitas e o ego precisa delas, até certo ponto, pelo menos. Uma delas, e muito bem enraizada, é a identificação com o nosso lugar – “é aqui que eu pertenço”, “esta é a minha casa”, “esta é a minha rua”, “esta é a minha cidade”, “este é o meu país”.


Repare: não existe “meu” nem “minha”, se conseguir ver que a posse é transitória, temporal…de facto bem breve dada a idade do Universo.
Esta identificação com o lugar é instintiva e social. Instintiva porque somos animais e estamos instintivamente programados para defendermos aquilo que nos pertence, como a nossa propriedade. Social porque somos condicionados e programados para pensarmos que pertencemos a um dado lugar, como uma cidade ou país.


Fruto desta identificação surgem conflitos desnecessários com os outros que não pertencem ao mesmo lugar que nós e, nesse sentido, parecemos não diferentes dos animais irracionais, que disputam até à morte o território.


Então, há que pensar com uma certa profundidade para conseguir transcender as barreiras da mente instintiva e da programação social que nos encerram, por vezes mortalmente, dentro de um modelo fragmentador e separatista. A verdade é que somos todos pessoas a viver num planeta mágico – um pequeno berlinde azul, se visto de muito longe – inserido num todo harmonioso chamado Universo.


Se existe um lugar ao qual todos pertencemos, sem exceção alguma, esse lugar é este mundo, este cosmos, livre de fronteiras e espaçoso o suficiente para todos podermos viver em harmonia.
Liberte-se da territorialidade, liberte-se dos “patriotismos”. Somos todos Um Universo em movimento expressando algo fundamentalmente transcendente e eterno, o Ser.

Paulo Abreu Vieira

One Comment

  • Aildes Andersen

    Incrivel a sicronicidade! Eu saí da minha meditação matinal com esse questionamento! Me veio a palavra pose! Pois muitas vezes o sentimento de “pertence” nos envolvem. Mas já sabendo que nada nos pertecem, mas sim ao Criador Universal que na sua infinita bondade e amor TUDO nos oferece, um planeta multicolorido e bio agradável para que possamos crescer e nos desenvolver. Seria maravilhoso se todos tivessem essa compreensão e soubesse usufruir da benevolência e amor oferecendo o seu melhor em ações dharmicas e iluminadas pela sabedoria SUPERIOR.
    Gratidão 💜💚💙🙏

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *