Paulo Abreu Vieira Centro Arshavidya Vedanta

Gurupūrṇimā (गुरुपूर्णिमा)

Gurupūrṇimā é um dia dedicado a reconhecer, honrar e reverenciar aquele ou aqueles que consideramos os nossos Gurus (Guru (गुरु = गु escuridão + रु dissipa = “aquele que dissipa a escuridão”), sendo celebrado no primeiro dia de lua cheia, após o solstício, no mês hindu de Āṣādha (julho-agosto).

Este dia também é celebrado como Vyāsa Pūrṇimā, o dia em que o sábio Veda Vyāsa nasceu. Além de ser considerado o autor do épico Mahābhārata, o mesmo compilou os Vedas.

Num mundo em que às vezes é difícil discernir o que é um verdadeiro Guru, há características e valores que nos trazem clareza sobre se quem reverenciamos é um verdadeiro Mestre.

É através da sua conduta dentro e fora de aulas, que observamos essa Verdade refletida em cada ação.

Para mim e, acredito que para todos nós, o Professor Paulo tem sido um verdadeiro exemplo dessa conduta dhármica e de expressão do Conhecimento em pequenos e grandes gestos, numa atitude totalmente altruísta, amorosa e assertiva com que, ao longo destes 7 anos, têm permanecido um Norte contínuo nesta Vida.

Nas palavras do querido Swami Sadātmanandaji “ (…) Quando o estudante qualificado vai ter com o professor, o guru definitivamente ensinará. O estudante tem de invocar o guru na pessoa sábia através de uma atitude correcta, seva, etc. e então o ensinamento é dado. Uma pessoa sábia não se considera o guru de toda a gente.

Perguntaram ao Pujya Swamiji Dayānanda uma vez – “Considera-se um guru indiano?”

Swamiji disse – “Não, eu sou um guru em relação aos meus discípulos”. 

Sem ar ou complexo sobre ser um jagadguru.

Qual é a atitude do śiṣya (aluno) para com o guru?

A atitude do śiṣya é uma atitude de gratidão pelo ensinamento recebido. Se o śiṣya puder olhar para o guru como uma expressão de Dakṣinamurti, essa é a melhor forma. Caso contrário, pelo menos, olhe para o guru como uma expressão das bênçãos de Iśvara. Pela graça de Iśvara, o guru apareceu na minha vida.

Qual é a atitude do guru em relação ao śiṣya?

O guru não menospreza o śiṣya. O guru olha para o śiṣya com amor e respeito. A sua expressão de respeito é diferente na forma de não tomar nenhuma aula como garantida e de não tomar nenhum aluno como garantido. Nesta atmosfera de amor e respeito mútuos, só assim, este vidyā pode ser comunicado. Quando este vidyā é recebido pelo śiṣya, então também o śiṣya continua a sentir gratidão.” *

Neste dia e nesta tradição, o alun@ demonstra, naquilo que é a sua possibilidade, a gratidão profunda que tem não só pelo Professor, mas por toda a linhagem de Professores e Mestres que mantêm o conhecimento vivo.

Quem sentir dar um donativo neste dia, poderá encontrar abaixo diferentes formas de doação para o Professor Paulo.

https://www.paypal.com/paypalme/paulovieiraom

Mbway –  934867182

https://wise.com/pay/r/14nmP8GjQ778BG8

https://wise.com/pay/r/JFSSYgz_FAk6KKo

https://wise.com/pay/r/dod060suZQH6_AU

Professor Paulo, gratidão infinita por seres uma Presença constante nas nossas Vidas.

Que este profundo agradecimento neste dia e em todos que se seguem seja sentida e refletida em palavra, pensamento e ação.

ॐ श्री गुरुभ्यो नमः |

Inês Ritto

*Excerto retirado e traduzido de uma Palestra do Swami Sadātmanandaji por ocasião das Celebrações do Gurupūrṇimā no AVG, Anaikatti a 3 de julho de 2023.

** Imagens retiradas de: quora.com e tattvavidya.blogspot.com

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *