आयुर्वेद – Filosofias por detrás do āyurveda
O āyurveda germinou numa vasta e variada paisagem de darśanas. A palavra darśana pode ser traduzida como visão válida ou instrumento para obter uma visão válida.
Normalmente a palavra darśana é traduzida como filosofia mas analisando bem existe uma diferença entre o que no oeste chamamos filosofia e darśana. Enquanto na sua grande maioria, a filosofia no oeste lida com o conhecimento e os mistérios do mundo, tende a não ter um destino definido enquanto darśana tem como seu destino a cessação do sofrimento e a libertação.
O āyurveda enquanto ciência, fez uso de várias darśanas, para a compreensão do universo e da natureza da realidade. A partir destas delas observou, descreveu e entendeu os factores causativos da manutenção de saúde e tratamento da doença.
Uma breve introdução às darśanas que influenciaram o āyurveda:
sāṃkhya de maharṣi kapila
kapila descreve 24 princípios na criação do Universo, incluindo a forma não manifesta, a inteligência cósmica, o Eu, objectos de percepção, sentidos, faculdades motoras e 5 elementos.
Apresenta prakṛti e puruṣa como avyakta (não manifesto) e explica o desenvolvimento do universo a partir deste estado.
nyāya de maharṣi gautama
Enfatiza a obtenção de conhecimento por meio de provas (pramanas) e lógica crítica.
Descreve quatro fontes de conhecimento: percepção directa, inferência, analogia e palavras de uma autoridade.
vaiśeṣika de maharṣi kanada
Descreve a teoria atómica da criação
Descreve as substâncias causadoras do Universo, incluindo éter, ar, fogo, água, terra, o Eu, mente, tempo e direção.
Introduz seis categorias: substância, qualidade, ação, relação semelhante, relação dissimilar e relação inseparável.
mīmāṃsā de maharṣi jaimini
Envolve investigação para chegar à verdade e é baseado nos Vedas.
Enfatiza rituais espirituais e disciplina para a libertação através do cumprimento do dharma (dever).
vedānta de maharṣi bādarāyana/ veda vyāsa
Explora o conhecimento e realização do Eu.
yoga de maharṣi patañjali
Descreve os 8 ramos do yoga para autodisciplina e libertação (mokṣa).
Com base nestas 6 escolas, o āyurveda criou uma escola independente de pensamento.
sāṃkhya – teoria de evolução, o entendimento e aplicação da triguṇa (sattva, rajas e tamas)
yoga – fisiologia da mente e as suas patologias e mais contemporaneamente assimilou as práticas de yoga
nyāya -métodos de investigação
vaiśeṣika – 6 factores causativos, a indivisibilidade da unidade mais subtil
mīmāṃsā – terapias espirituais, mantras, rituais de iniciação, metodologias de ensino, liberdade através do cumprimento do dever (dharma)
vedānta – conceitos de pañcikaraṇa e paramātmā, brahma é eterno e imutável, a conquista final de cada ser humano.
Ainda que influenciado por estas filosofias o ayurveda mantém uma posição independente pois o seu objectivo é ligeiramente diferente das outras filosofias.
O objectivo do ayurveda é a manutenção da saúde e a erradicação das doenças para que a pessoa possa então prosseguir na conquista dos seus puruṣarthas.
Ricardo Barreto
Terapeuta de Ayurveda
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