Dia Mundial do Yoga – 21 Junho

Hoje, dia 21 de Junho, é um dia de luz. Primeiramente, é um dia de luz pois celebra-se o Solstício de Verão que marca o início do Verão, a estação quente, luminosa, que nos permite viver com energia e entusiasmo! Este é o dia mais longo do ano, portanto é também a noite mais curta do ano. Neste dia, o pôr-do-sol acontece no ponto mais a norte e depois deste dia o Sol começará aos poucos a pôr-se cada vez mais para sul, até chegar ao ponto máximo, o dia 21 de Dezembro, o Solstício de Inverno, que marca o início do Inverno, a partir do qual o Sol começará novamente a sua viagem para norte.

Dentro da nossa Tradição a luz representa o conhecimento e a escuridão representa a ignorância. A luz, pela mera presença e nada mais, remove a escuridão, que simplesmente e impotentemente desaparece. Da mesma forma, pela mera e simples presença, o conhecimento implacavelmente remove a ignorância, que nada pode contra ele.

Segundamente, este é um dia de luz porque é o dia mundial do Yoga, considerado e bem como Património da Humanidade. O Yoga não precisa de um dia para ser celebrado, pois ele é celebrado todos os dias por milhares de yogins por esse mundo fora. Sempre que um yogin faz uma saudação ao Sol, ele celebra o Yoga, e celebra as forças da Natureza, exaltando-as, seja por intermédio de preces, rituais, ou outros meios de expressão, como os āsanas, por exemplo, dos quais muitos mimetizam posturas de animais.

Nem tão pouco o Yoga precisa de um dia mundial, pois o Yoga não pertence a um determinado país, não está feito refém de nenhum reino, por isso não precisa de ser libertado e entregue ao mundo todo.

O Yoga é uma prenda dada à humanidade para que esta se contrua e reconstrua, para que esta aprenda a viver em harmonia, para que esta aprenda intimamente que faz parte da Natureza.

Sendo uma prenda, uma bênção, que feliz que ficamos quando todas as pessoas por esse mundo fora podem proferir a palavra Yoga contemplando no seu significado. YOGA, YOGA, YOGA. Que este seja um mantra Universal – que haja Yoga para todos.

Yoga significa união, significa absorção ou contemplação, e ainda autodomínio[1]. Yoga é o meio ou a disciplina do autodomínio, da conduta apropriada e disciplinada, indicada pelos yamas e niyamas, os fundamentos do Yoga. Yoga, significando união, é a integração de todos os aspetos da pessoa: físico, energético, mental, emocional, cognitivo e espiritual. Quando todos se unem com um só propósito, o do autoconhecimento, é como se as cordas do instrumento estivessem finalmente afinadas e prontas para ressoar juntas, em união. Nessa afinação estão juntas e em harmonia, e o instrumento, a pessoa, pode tocar a linda música da vida harmoniosa; então é dito que a pessoa tem Yoga.

Yoga como absorção ou contemplação é o resultado de uma vida espiritual, que é, no fundo, uma vida de Vedānta, uma vida de exposição ao conhecimento do Ser. Este conhecimento é revelado nos vários śāstras com a ajuda de um professor e trás a profunda e libertadora descoberta da liberdade como sendo a Realidade Última da pessoa. Após esta descoberta, após esta mudança cognitiva, resta a última prática, a contemplação no Ser. Esta contemplação chama-se Yoga.

Com a contemplação constante no Ser obtém-se o hábito de contemplar no Ser. Com o hábito de se contemplar no Ser, a contemplação torna-se espontânea, significando que o conhecimento do Ser foi assimilado. Esta assimilação completa do conhecimento do Ser também é chamada de Yoga, conhecida aqui no ocidente pelo romântico e místico nome de Iluminação. Por esta última razão também, o dia de hoje também é um dia de Luz.

Paulo Abreu Vieira, 21 Junho, 2021

[1] A – 7√युज् (युजिर्), योगे – raiz verbal “yuj”, pertencente à 7ª conjugação, com o significado de unir, associar. B – 4√युज् (युज), समाधौ – raiz verbal “yuj”, pertencente à 4ª conjugação, com o significado de meditar, contemplar, absorção. 3 – 10 √युज् (युज), संयमने – raiz verbal “yuj”, pertencente à 10ª conjugação, com o significado de parar, controlar, conter, do qual advém o significado autodomínio.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.