Coaching – João Luz

Olá, chamo-me João Luz e sou estudante do Centro Ārṣavidyā já há algum tempo, onde estudo Vedānta com o professor Paulo Vieira. Estou bastante grato por ter tido a oportunidade de o encontrar, descobri nele não só um professor amigo, mas principalmente um exemplo prático a seguir!


Ao longo destes anos de estudo com o professor, os paradigmas que tinha foram-se dissolvendo, as minhas questões internas foram tendo resposta. Tudo aquilo em que acreditava e pensava em relação a mim e ao mundo, foi-se desconstruindo, a vida começou a fluir, a ficar mais leve e o mundo tornou-se mais doce.

Agora que tudo se tornou mais leve e claro, sinto que devo contribuir de alguma forma para facilitar a vida dos demais. Foi assim que decidi criar este projeto de Coaching. Encontrei no Coaching uma forma bastante diferente e distinta de poder contribuir, para que as pessoas tenham uma maior auto-estima, confiança e objetividade na vida. Este é o meu desejo, que no final todos possam encontrar aquilo que tanto procuram, a felicidade!

O que é o Coaching?

O coaching é um processo em que o coach (profissional) acompanha o coachee (cliente), desde a situação atual, para a que pretende mudar, usando uma metodologia focada no desenvolvimento pessoal. Esta metodologia utiliza técnicas e ferramentas comprovadas cientificamente para que o indivíduo otimize a sua performance e atinja objetivos. Tem como finalidade criar uma perspetiva de vida positiva, que promove estados de felicidade e satisfação, por sua vez reduz a ansiedade e fortalece a autoestima e a autoconfiança que originam evolução constante.


Na tradução do inglês, “coach” significa “treinador” ou “técnico”. No entanto, originalmente a palavra coach significa Cocheiro, aquele que dirige a carruagem, que conduz o coachee da posição atual para aquela que pretende ir. No ténis inicialmente era chamada de Inner Game (jogo interior), que considerava que o verdadeiro oponente do atleta, não era o outro competidor, mas sim suas próprias limitações e fraquezas.

Como funciona?

O processo consiste em estabelecer uma relação de cumplicidade, confiança e empatia, onde a privacidade é salvaguardada. O Coach analisa o que o Coachee pretende e o que é que o está a dificultar, através da sua postura corporal e comportamental e também através de perguntas poderosas e profundas. Tentando assim identificar os seus problemas, medos, paradigmas e bloqueios. Após identificar estes parâmetros são postas em prática metas e objetivos de modo a transformar as suas crenças limitadoras através de auto-sugestões, ferramentas oriundas da Psicologia e da PNL (Programação Neurolinguística), técnicas essas também bastante utilizadas no coaching. Estas proporcionam o desbloqueio das suas crenças, outrora limitadoras em possibilitadoras, bem como uma reformulação da sua auto-imagem e do seu diálogo interno.

Embora o coaching tenha ficado famoso pela motivação das equipas comerciais, treinadas para gerar resultados nas vendas, existem diversas áreas de atuação no coaching: profissional, empresarial, financeiro, nutricional, pessoal, espiritual, entre outros. Dessa forma, é possível alcançar resultados melhores em qualquer área da vida.

Como contactar:

Email:
jc.inluz@live.com

Facebook:
https://www.facebook.com/joaoluz.lifecoach

Instagram:
https://instagram.com/joaoluz_lifecoach?r=nametag

João Luz

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.