Āyurveda – Rotinas simples para uma Primavera Saudável

Rotinas simples para uma Primavera Saudável

Na cultura védica, o ano é dividido em 2 partes. Esta divisão é marcada pela aparente jornada do sol em direção a norte ou sul a partir do equador. Esta jornada é aparente para nós pois na realidade é a terra que está em movimento.

Estas divisões são uttarāyaṇa (ou ādānakāla), que designa a  jornada do sol em direcção ao norte e dakṣiṇāyana (ou visargakāla) que designa a jornada do sol em direção ao sul..

Cada uma destas divisões engloba três estações definidas de acordo com a posição do sol, no uttarāyaṇa há o inverno tardio, a primavera e verão; no dakṣiṇāyana, há a estação chuvosa, o outono e o inverno.

Como esta divisão das estações é geográfica em relação ao hemisfério norte e à Índia especificamente, as suas características específicas não podem ser aplicadas universalmente mas apresentam uma linha de raciocínio que podemos usar em qualquer parte.

Na visão do Ayurveda, estes dois movimentos impactam os seres humanos de maneiras diferentes. Diz-se que em uttarāyaṇa, a intensidade, calor e o efeito de secura do sol enfraquecem a qualidade refrescante natural da Terra dando a este movimento uma predominância mais fogosa retirando a força ao ser humano. O contrário acontece em dakṣiṇāyana, onde a lua é tida como mais poderosa, assim sendo, o sol perde intensidade e a terra devolve a força ao ser humano.

Então seguindo esta lógica, nas estações mais frias, inverno e inverno tardio a força das pessoas está no máximo, no verão e na estação chuvosa está no mínimo e nas restantes ela está moderada.

E isto pode parecer estranho pois na nossa experiência parece que é no verão que temos vontade de estar mais activos e no inverno mais vontade de recolher. Mas imaginem caminhar numa terra árida 30 minutos debaixo de um sol quente?

Por outro lado, um dos factores mais importantes para a nossa saúde no Ayurveda, a nossa digestão, está de forma geral, mais poderosa nos meses frios pois existe uma concentração natural de calor no centro do corpo que melhora a capacidade digestiva.

Isto tudo para dizer que existe uma dinâmica nas mudanças das estações e que esta dinâmica afecta a maneira de como o nosso corpo funciona. Para o Ayurveda, o vigor de uma pessoa é promovido ao seguir uma dieta e estilo de vida sazonal.

Então o que acontece na Primavera?

O kapha doṣa que aumentou e acumulou durante o inverno começa a ser liquidificado pelo raios de sol da primavera, isto enfraquece o fogo digestivo e causa vários problemas. Imaginemos um bloco de gelo (kapha) a derreter e a ir em direção a uma fogueira (digestão)…

Quais são as recomendações do Ayurveda para  a Primavera?

Existem várias terapias que podem ser feitas para apaziguar rápidamente este kapha doṣa agravado mas esta deve ser feitas com algum acompanhamento profissional portanto vamos focar-nos na alimentação e estilo de vida.

Visto que a tendência da digestão é ficar mais fraca, esta é uma boa altura para evitar alimentos:

que são muito pesados para digerir (p. ex, carne, feijão preto)

alimentos ou processamentos que têm muita gordura (p. ex, queijos, fritos)

alimentos com a predominância de sabor doce (p. ex, hidratos de carbono)

alimentos com qualidades frias (p. ex iogurte)

Em relação ao estilo de vida, algumas recomendações são:

evitar dormir durante o dia

fazer exercício físico regular

fazer massagens secas (sem óleo) e vigorosas.

Esta é uma boa altura para começar a fazer refeições mais leves e fáceis de digerir. A nossa tendência é começar a comer saladas e comidas cruas mas não nos podemos esquecer que o poder digestivo está fraco nesta altura portanto, a minha sugestão seria vegetais e folhas verdes cozidas ao vapor e temperadas com o mínimo de gordura possível, trocar os feijões por lentilhas cozinhadas com especiarias que ajudam a digestão como os cominhos, cardamomo, gengibre, etc.

É uma boa altura para fazer uso de chá de gengibre. Se não seguir uma alimentação vegana pode também beber água (à temperatura ambiente) com um pouco de mel.

Relembrando que estas são recomendações para pessoas saudáveis, portanto deverão ser ajustadas a cada caso individual para uma pessoa que está num processo de doença.


Desejos de uma Primavera Saudável 🌻🌻🌻


Ricardo Barreto

Terapeuta de Ayurveda

www.instagram.com/wayofayurveda_pt
+351 925380997

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.