A Lua na Astrologia Védica: Luz e Sombra
Chandra (Lua), tal como os pensamentos, movimenta-se de forma rápida e oscilante. Chandra relaciona-se com os nossos processos mentais, emocionais e (in)decisões, representando a nossa mente emocional.
Governante da noite, Chandra está também intimamente ligado ao conceito das nakṣatras. Estas são asterismos, mansões lunares ou constelações de 13 graus e 20 minutos cada, que corresponde a uma divisão zodiacal em 27 partes, cada uma com a sua especificidade e deidade associada, e representam, na mitologia, as 27 esposas de Chandra Deva. Na medida em que Chandra leva aproximadamente 27 dias a dar a volta completa ao zodíaco, é referido que Chandra se deitaria cada noite com uma esposa diferente. Dado aos prazeres, Chandra acaba por receber influência de cada uma das nakṣatras, sendo que também esse facto é extremamente relevante na análise da personalidade de um jīva (indivíduo).
Relativamente ao mapa natal, praticamente todos os autores clássicos são da opinião que nascer em śukla-pakṣa (quinzena brilhante) outorga bons resultados, enquanto que nascer em kṛṣṇa-pakṣa (quinzena escura) pode levar a maus resultados. No entanto, Chandra é especialmente fraco durante o quarto minguante, que vai de Kṛṣṇa aṣṭāmi (oitavo dia lunar da quinzena escura) à śukla pratipad (primeiro dia da quinzena brilhante), sendo que em kṛṣṇa-chaturdaśī (décimo quarto dia da quinzena escura) e em amāvāsyā (lua nova) Chandra outorga os piores resultados, pois esses dois dias lunares são classificadas nos clássicos como doṣas (defeitos ou desarmonias que afetam o mapa natal de forma integral).
Chandra é especialmente forte no quarto crescente, que vai de śukla aṣṭāmi (oitavo dia da quinzena brilhante) à Kṛṣṇa pratipad (primeiro dia da quinzena escura), pois é nesse período que a sua luminosidade é maior e ainda coincide com a sua fase ascendente.
Na fase cheia, pūrṇima, Chandra detém máxima luz e outorgará bons frutos. Por sua vez na fase nova, amāvāsyā e no dia anterior a este (14º dia da quinzena escura), em kṛṣṇa-chaturdaśī, Chandra detém pouca ou nenhuma luz.
Na Pūrṇima, a luz da Lua é total. A mente está iluminada, voltada para o mundo externo e material. Pessoas nascidas nessa fase têm tendências expansivas e sociais e são geralmente carismáticas. Um exemplo de nascimento na lua cheia é Donald Trump.
Na Amāvāsyā, a Lua desaparece do céu. Este é o ponto máximo da introversão. A ausência de luz reflete a potencialidade pura — o campo silencioso onde a semente do despertar espiritual germina.
Pessoas nascidas em Amāvāsyā frequentemente têm um karma emocional profundo a trabalhar, mas também um chamado interior fortíssimo. Muitas vezes são reservadas, mas possuem intuições refinadas e inclinação à meditação e práticas espirituais.
RamaKrishna Paramahamsa é um exemplo de nascimento logo a seguir à lua nova.
Os nakṣatras refinam as qualidades mentais e espirituais da pessoa. Alguns nakṣatras com forte inclinação espiritual são:
- Ashwini: iniciação espiritual, cura e renascimento.
- Pushya: nutridor divino, símbolo do Guru.
- Anuradha: devoção intensa, amor universal.
- Shatabhishak: conexão com a verdade e o oculto.
- Revati: símbolo de liberação (mokṣa) e serviço compassivo.
Quando a Lua está nesses nakṣatras durante a amāvāsyā ou em kṛṣṇa-chaturdaśī, o mapa natal revela um chamado à espiritualidade desde cedo, mesmo que disfarçado por desafios kármicos.
Devido às suas diferentes fases, é inevitável que possamos sentir nas nossas vidas, no nosso dia a dia, os efeitos destas oscilações de Chandra, assim como pela sua passagem pelos diferentes rāśis (signos), os quais irão impregnar Chandra com as suas caraterísticas peculiares.
No entanto, cada diferente fase tem a sua energia e deve ser aproveitada para agir de determinada forma:
– Lua Nova (amāvāsyā): indica quando o mês lunar começa, ou seja, uma nova lunação. Esta fase é boa para criação/planeamento de novas ideias/atividades nas várias áreas da vida. Momento excelente para reflexão, contemplação, estudos.
– Krishna Chaturdashi — o 14º dia da quinzena minguante — é um dia altamente propício para práticas de austeridade, silêncio e desapego. Está associado à dissolução do ego e à transcendência.
No Shiva Purana, é dito que o Senhor Shiva favorece aqueles que praticam tapas (disciplina espiritual) neste tithi, especialmente na noite que antecede a amāvāsyā.
– Lua Crescente: fase da lua que convida a agir. Por isso, é um bom momento para iniciativas e resultados rápidos.
– Lua Cheia (pūrṇima): momento excelente para exposição, visibilidade. Representa o ápice do mês lunar que começou na Lua Nova, de colheita de resultados anteriormente semeados. Fase com muita energia, na qual as emoções poderão manifestar-se de forma mais intensa.
– Lua Minguante: Esta é uma fase para começar a desacelerar o ritmo, de observação e de maior recolhimento, fase para analisar os resultados das ações das semanas anteriores.
Hari Om
Maria João