ज्योतिष – JYOTIṢA – Budha

Budha (Mercúrio)

Nos textos clássicos, Budha é descrito da seguinte forma:” Budha é imbuído de um corpo atrativo, senso de humor e da habilidade de fazer trocadilhos e usar palavras de sentido duplo. A sua constituição é uma mistura dos três doṣas, Vāta, Pitta e Kapha.”

Filho da relação ilegítima entre Chandra e de Tārā (esposa de Guru), Budha representa o intelecto (buddhi), a capacidade de pensar e de comunicar, a tomada de decisões e a capacidade de discernimento, tão importante para o aprimoramento espiritual.

Devido ao seu movimento rápido e à sua frequente proximidade com Sūrya (Sol), Budha detém uma enorme vivacidade, agilidade e rapidez, tal e qual uma criança/jovem, significadas também por este graha e é extremamente influenciável por outros grahas.

Esta proximidade com Sūrya, o graha Rei, faz dele o Príncipe.

Outros nomes para Budha são: Somaja, Bodhana, Kumāra, Vidhusuta.

Associa-se Budha especialmente a Viṣṇu.

Caraterísticas de Budha

É considerado eunuco (sem género) e de natureza saumya (gentil) quando sozinho ou sob influência de saumya grahas e de natureza krūra (cruel) quando está sob influência de krūra grahas. Associado ao elemento terra (pṛthvī) e à cor verde, é de natureza rajas e rege a direção norte e a quarta feira. Pertence àvarṇa dos vaiśyas (comerciantes).

É regente do signo gémeos (rāśi mithuna) e do signo de virgem (rāśi kanyā).  Exalta-se no signo de virgem (rāśi kanyā) e tem a sua debilitação no signo de peixes (rāśi mīna).

 As melhores posições por casa (bhāvas) num mapa para Budha são o bhāva 1 (onde detém máxima força) e todos os outros bhāvas, exceto os bhāvas 6 e 12.

Os grahas amigos de Budha (Mercúrio) são Sūrya (Sol) e Śukra (Vénus). Chandra (Lua) é inimigo e os restantes são neutros Guru (Júpiter), Śani (Saturno) e Maṅgala (Marte).

Budha, é significador de oratória (bhāva 2), de meios de comunicação e de escrita (bhāva 3), de estudos e intelecto (bhāva 5), de tios e tias maternas (bhāva 6) e de carreira (bhāva 10).

O bhāva no nosso mapa onde está posicionado Budha, é o local/área da nossa vida onde podemos conhecer a inteligência do indivíduo, as suas capacidades de aprendizagem, a sua forma de comunicar e os temas pelos quais possui preferência.

Alguns dos seus principais significados são: intelecto, oratória, discurso, escrita, educação, astrologia, comércio, meios de comunicação, viagens curtas, matemática, lógica, sentido de humor, socialização, crianças, juventude, homossexualidade, ensino, amigos, ciências.

Quando bem-disposto num mapa (bem configurado e bem posicionado por signo e casa e sob influência de saumya grahas), pode manifestar qualidades como habilidade, agilidade, capacidade de comunicação, capacidade de aprendizagem, método, boa memória, capacidade de trabalho, inteligência, curiosidade, sabedoria, eloquência, talento, capacidade de argumentação, cultura, gentileza, objetividade, perfecionismo, sentido de humor, organização, versatilidade, adaptabilidade, perspicácia, entre outras.

Por outro lado, quando mal posicionado/configurado num mapa (mal configurado e mal posicionado por signo e casa e sob influência de krūra grahas), pode revelar, entre outras, caraterísticas como a mentira, enganos, precipitação, nervosismo, desonestidade, ansiedade, problemas na comunicação, dispersão, sentido muito crítico, amoralidade, desorganização, hipocrisia, cinismo, confusão.

Relativamente ao corpo, podemos associar Budha ao sistema nervoso, aos intestinos, aos braços, à boca, à língua, ao ouvido, à visão, às mãos, à tiroide, ao sistema respiratório.

Está associado às doenças dos três doṣas (tridoṣa): problemas psicológicos e do sistema nervoso, problemas de pele, da garganta, nariz, pulmões, problemas da fala, vertigens e instabilidade mental.

Hari Om

Maria João Coelho

Foto: https://www.hindu-blog.com/

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.