ज्योतिष – JYOTIṢA

Śani (Saturno)

Nos textos clássicos, Śani é descrito da seguinte forma:” Śani tem um corpo magro, alto, olhos cor de mel, um temperamento vāta, dentes grandes, cabelo grosso e áspero, é indolente e manco.”

Filho de Sūrya (Sol) e de Chāyā (sombra), esposa de Sūrya, e irmão de Yama (Senhor da Morte), Śani (Saturno) é o mais temido dos grahas, na medida em que representa tudo aquilo que o ser humano tende a evitar na vida, como responsabilidade, lentidão, desapego, maturidade, disciplina, paciência, miséria, tristeza, sofrimento, isolamento, morte.

É o Senhor do tempo (Kāla), aquele que se move lentamente (Śanaiścara) e cujos resultados do karma demoram a frutificar, na medida em que o seu trânsito em cada rāśi (signo)dura cerca de 2,5 anos, ou seja, uma volta completa ao zodíaco demora cerca de 29, 5 anos.

Por ser o graha mais distante de Sūrya (Sol), Śani é associado à escuridão, ao contrário deSūrya que representa a luz, a consciência. No entanto, esta escuridão é a própria ignorância do ser humano relativamente, não só à forma de viver neste mundo terreno, mas também ao conhecimento da sua própria natureza.  A humildade e as adversidades trazidas por Śani à nossa vida, permitem-nos fazer uma viagem de introspeção bem profunda e, através da aceitação, força de vontade e de um esforço bem direcionado, destruir falsas ideias e conduzir-nos em direção a um bem maior, a uma superação das nossas batalhas internas e externas.

Os rāśis (signos) ebhāvas (casas) regidos e /ou afetados por Śani no nosso mapa, representam áreas da vida de grande aprendizagem, muitas vezes com bastante sofrimento e dificuldade, mas com um enorme amadurecimento.

Outros nomes para Śani são: Manda, Sūryaputra, Kṛṣṇa, Śanaiścara, Kāla, Yama, Chāyāsuta.  

Associa-se Śani especialmente a Yama, mas também a Nārāyaṇa. 

Outras caraterísticas de Śani

É eunuco (sem género definido), frio e seco, de constituição vāta e de natureza krūra(cruel) e tamas (inércia, escuridão). Está associado ao elemento ar (vāyu), à cor negro e azul escuro, rege a direção oeste e o sábado e pertence àvarṇa dos śūdra (classe dos trabalhadores).

É regente do signo Capricórnio (rāśi makara) e do signo de Aquário (rāśi kumbha).  Exalta-se no signo de Libra/Balança (rāśi tulā) e tem a sua debilitação no signo de Áries/Carneiro (rāśi meṣa).

O seu movimento é muito lento, transitando cerca de um rāśi (signo) a cada dois anos e meio.

 As melhores posições por casa (bhāvas) num mapa para Śani são o bhāva 7 onde detém força máxima, e nos bhāvas 3, 6 e 11.

O bhāva no nosso mapa onde está posicionado, é o local/área da nossa vida onde podemos experimentar maiores atrasos, dificuldades, inseguranças e necessidade de maior esforço.

Os grahas amigos de Śani (Saturno) são Śukra (Vénus) e Budha (Mercúrio). Sūrya (Sol), Chandra (Lua) e Maṅgala (Marte) são inimigos e Guru (Júpiter) é neutro.

Śani é significador de doenças e servidão (bhāva 6), longevidade, morte e doenças crónicas (bhāva 8) e de perdas, renúncia e isolamento (bhāva 12).  

Alguns dos seus principais significados são sofrimentos, perdas, morte, longevidade, tempo, disciplina, responsabilidade, pobreza, doença, dificuldade, trabalho árduo, lentidão, desconforto, velhice, cansaço, preguiça, limitações, ignorância, solidão, agricultura, antepassados, pecados, desgraça, fundações, animais de grande porte, humilhação, coisas sujas e feias.

Quando bem-disposto num mapa (bem configurado e bem posicionado por signo e casa), pode manifestar qualidades como determinação, responsabilidade, cautela, maturidade, disciplina, organização, concentração, capacidade de trabalho, humildade, honestidade, sinceridade, resiliência, seriedade, sabedoria.

Por outro lado, quando mal posicionado/configurado num mapa (mal configurado e mal posicionado por signo e casa), pode revelar, entre outras, caraterísticas como preguiça, sonolência, medo, timidez, melancolia, sentido crítico, maldade, hipocrisia, frieza, rigidez, mesquinhez, perversidade, controlo e manipulação, estupidez, ignorância, infelicidade, loucura, oportunismo, negligência.

Relativamente ao corpo, podemos associar Śani ao intestino grosso, ossos, coluna, dentes, joelhos, pés, pernas, ânus, sistema linfático.

Está associado às doenças de vāta, às doenças crónicas ou incuráveis, doenças dos nervos, pés, pernas, cólon, problemas de audição, dentes e ossos, depressão, esgotamento, fraqueza e paralisia, tumores, insanidade, problemas causados por quedas e problemas com espíritos e fantasmas.

Hari Om

Maria João Coelho

Imagem – fonte: https://www.bhagwankiphotos.com/shani-dev-images/

Contactos:

saraswativalongo@gmail.com

https://instagram.com/mariajoaooliveiracoelho?igshid=YmMyMTA2M2Y=

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.