आयुर्वेद -Āyurveda – 2

No último artigo falámos da visão de Āyurveda relativamente aos cinco elementos e à sua ligação com os Doṣas. Estes Doṣas são então uma combinação dos cinco elementos que se manifestam como padrões em toda a criação universal.

De acordo com Āyurveda, o corpo, mente e consciência trabalham em conjunto para manter o equilíbrio. Para sabermos como equilibrar este corpo, mente e consciência, é necessário entender como é que Vāta, Pitta, Kapha funcionam em conjunto, quais os seus atributos e características.

Vāta Doṣa
Éter + Ar: seco, leve, frio, ligeiro, móvel, claro, áspero, subtil

Pitta Doṣa
Fogo + Água: Oleoso, quente, intenso, ligeiro, fluído, ácido, móvel, líquido

Kapha Doṣa
Terra + Água: Oleoso, lento, frio, pesado, líquido, suave, pegajoso, estável
Cada pessoa é uma combinação de Vāta, Pitta, Kapha em determinadas proporções revelando assim a sua identidade única e em Ayurveda fala-se de dois conceitos chave:

Prakṛti – प्रकृति
A combinação e a proporção de (Vāta, Pitta, Kapha) são determinadas pela genética, dieta, estilo de vida e emoções dos progenitores, entre outros fatores, no momento da conceção.
Esta combinação dos três doṣas determina a identidade única de cada individuo, determinando a sua constituição a nível físico e psicológico.

Há 7 combinações possíveis de Vāta, Pitta, Kapha. Estas várias combinações são registadas usando uma determinada lógica ou formula: V1 P2 K3.
Então, por exemplo se uma pessoa tiver a mesma proporção de Pitta e Vāta, escreve-se: V3 P3 K1

Vikṛti -विकृति
Revela o estado atual dos três doṣas. Se for igual à prakṛti, isso significa que a pessoa está em perfeito equilíbrio e com uma saúde excelente. Mas normalmente haverá uma diferença e esta mudança ocorre ao longo da vida devido aos vários fatores de alimentação, estilo de vida, emoções, idade, ambiente, etc, que podem provocar desequilíbrios e não estão em harmonia com a sua prakṛti.
Um terapeuta de Āyurveda consegue analisar essas diferenças através das diversas técnicas de diagnóstico (análise de pulso, unhas, face, língua, visão), antecedentes genéticos e história de vida, podendo assim formular um plano específico para restaurar o equilíbrio e harmonia da saúde de cada individuo.

Características físico-psicológicas dos Doṣas

Vāta
A palavra Vāta é um termo sânscrito que vem do verbo com a raiz verbal “vā” (वा) que significa ir, transportar, mover. Vāta é o princípio da mobilidade que regula todas as atividades no corpo, desde a quantidade de pensamentos que podemos ter durante um período específico até à maneira como a comida se move eficientemente através dos intestinos.

As pessoas Vāta fazem as coisas com rapidez, são rápidas a aprender e a esquecer. Rápidas a entusiasmar-se e a perder o entusiasmo. Mudam, falam e variam de opinião e de humor rapidamente. Há dias que digerem bem os alimentos, e outros que não. Têm o sono bastante irregular. O seu corpo e a sua mente tende a ser inconstante e instável. Quando o seu nível energético é alto, falam sem parar, preocupam-se, pensam em fazer qualquer coisa para chamar a atenção, até que se esgote a energia. Então necessitam de tempo para acumular mais energia e finalmente saem para gastá-la. As pessoas Vāta têm dificuldade em tomar decisões e com frequência sofrem por causa de gases e frio nas extremidades.
A secura de Vāta faz com que o seu corpo se torne muito seco, a pele tende a rachar e as articulações a ranger. Detestam o frio e preferem o calor e a luz do sol.

· Constituição leve e magra
· Desempenha atividade rapidamente
· Fome e digestão irregulares
· Sono leve e interrompido, insónias
· Entusiasmo, vivacidade, imaginação
· Agitabilidade, alternância de humores
· Rápido a captar nova informação, assim como a esquecê-la
· Tendência para a preocupação
· Tendência para a obstipação
· Cansa-se facilmente, tendência para extenuar-se
· A energia mental e física surge aos arrancos

Uma pessoa Vata equilibrada é contagiosamente feliz, entusiástica e enérgica. A mente é clara e alerta. O estado de espírito é jovial. Tem personalidades vivazes, vibrantes, excitantes, imprevisíveis, imaginativas e faladoras.

Funções Fisiológicas Normais de Vāta:
Apropriada regulação de todas as atividades do corpo.
· Aptidão para a conceção. Desenvolvimento saudável do feto. Parto natural.
· Atividades normais de digestão e secreção.
· Atividade mental; controle e guia de processos mentais.
· Bom controle dos órgãos de perceção e das reações dos órgãos executivos.
· Estímulo da digestão e de secreção dos sucos gástricos digestivos.
· Desejo de liderança para agir de forma ativa; vitalidade e excitação natural.
· Coordenar o excesso de descarga patológica provocada pelos outros dois Doṣas.
· Manter a respiração regulada.
· Reforço do fluxo da vida.

Pitta
A palavra Pitta é o termo sânscrito que vem da raiz verbal “de” (दे), que significa proteger e cuja derivação é irregular. Pitta representa o princípio do fogo no corpo, mais conhecido por fogo digestivo, está relacionado com todo o processo de digestão e absorção dos nutrientes, nutrindo todos os tecidos corporais.
Está também relacionado com as enzimas e aminoácidos que representam um importante papel no metabolismo, assim como os neurotransmissores envolvidos no processo de pensamento. Em equilíbrio e funcionando de maneira adequada, atinge-se a longevidade, força, entusiasmo, vitalidade tanto da mente como do corpo funcionando assim como proteção.

As pessoas Pitta são eficientes, precisas e disciplinadas, tanto mental como fisicamente.
Tendem a odiar o calor, preferem os climas frescos e as comidas frescas. A sua pele é quente e suave, propensa às verrugas, manchas, rugas e irritações.
São pessoas firmes, decididas e, com frequência inconscientemente, tratam de impor a sua vontade ao próximo. Encantam-se com comer e competir. Como são facilmente irritáveis, tendem a ser intolerantes com os desacordos e os desejos dos demais, são impacientes com o que é devagar e ineficiente.
Dão muito valor à regularidade e tendem ao perfeccionismo, que pode manifestar-se como uma atitude crítica sobre si mesmo e os demais. São pessoas enérgicas e eficientes, e são tão obsessivas com aquilo que fazem bem que podem sacrificar qualquer coisa pelo êxito. Quando estão bem disciplinadas, o seu calor natural é um ânimo; de outra maneira, e especialmente quando tem fome, este converte-se em raiva.
Tanto o calor físico como o mental criam a maior parte das suas enfermidades.

· Constituição média
· Força e resistência médias
· Carácter empreendedor, gosta de desafios
· Intelecto aguçado
· Fome e sede aguçadas, boa digestão
· Tendência para raiva e irritabilidade sob stresse
· Pele clara ou rosada
· Aversão ao sol e ao tempo quente
· Discurso preciso e articulado
· Não pode falhar refeições
· Cabelos louros, castanho-claros ou ruivos

Quando estão equilibrados, os Pittas são emocionalmente afetuosos e entusiásticos, amorosos e bem-dispostos. Um rosto a brilhar de felicidade é muito Pitta.

Funções Fisiológicas Normais de Pitta:
· Ativação e regulação da digestão.
· Preserva a visão.
· Regula a temperatura do corpo.
· Define a cor da pele.
· Coragem.
· Disposição feliz.
· Capacidade intelectual.
· Altos ideais.

Kapha
A palavra Kapha vem do sânscrito e junta as duas palavras “ka”(क) que significa água e “pha” (फ) que significa florescer. Kapha é o conjunto de todas as células, tecidos e órgãos. Lubrificação das articulações e órgãos, músculos e ossos fortes, secreções celulares e retenção de memória faz tudo parte das funções de Kapha.

As pessoas Kapha gostam da vida lenta e relaxada. Tendem a aumentar o peso com facilidade e têm muita dificuldade em perdê-lo. Os seus tecidos são geralmente firmes e estão bem nutridos e saudáveis. Dormem profundamente e, pela manhã, são muito lentos para se porem em movimento. Comem, caminham e falam lentamente. A sua digestão é lenta e o seu metabolismo é fraco, por isso a sua tendência para engordar.
Aprende com lentidão, mas, como os elefantes, tem boa memória para as atividades antigas, mas pouca memória para coisas recentes. Não gostam do frio húmido e tendem à congestão dos seios nasais e noutras partes do corpo onde concentram muito muco. A sua energia é superior à dos outros tipos e podem fazer jejuns prolongados de alimentos sem se perturbarem (ao contrário de Pitta que só pode fazer jejuns curtos e Vata não fazer). Atraem sem esforço a prosperidade e é provável que desfrutem da acumulação de riquezas.

· Constituição compacta e poderosa; grande força e resistência física
· Energia regular; ação graciosa e lenta
· Personalidade tranquila e relaxada; não sente raiva facilmente
· Pele fresca, macia, espessa, pálida e muitas vezes oleosa
· Lento a captar nova informação, mas com boa memória de retenção
· Sono pesado e prolongado
· Tendência para a obesidade
· Digestão lenta, fome moderada
· Afetuoso, tolerante, perdoador
· Tendência para ser possessivo, complacente

Em equilíbrio, os Kaphas são relaxados, afetuosos, calmos, estáveis com boa estrutura e resistência física, expressam uma visão do mundo serena, feliz e tranquila.

Funções Fisiológicas Normais de Kapha:
· Lubrifica e humedece.
· Dá firmeza às articulações.
· Dureza e estabilidade.
· Fortifica o carácter e a determinação.
· Serenidade nos empreendimentos.
· Tónus muscular firme.
· Potência sexual.
· Força física.
· Compaixão e livre de inveja.

Susana Santos

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado.