ज्योतिष – JYOTIṢA
Śani (Saturno) em Mina (Peixes)
Śani entrou no passado dia 29 de março no signo de Mina (peixes) e permanecerá neste signo até dia 23 de fevereiro de 2028, embora entre junho e outubro de 2027 ele chegue a entrar e a permanecer no signo de áries (carneiro) antes de retrogradar para o signo de peixes novamente. Após cerca de 2,5 anos no signo de aquário, um dos seus signos e onde detinha muita força, Śani ficará agora até 2028 no signo de peixes sobre a alçada de Guru (Júpiter), o graha (planeta) que rege o signo de peixes.
Peixes é um signo de água, de modalidade dual e de natureza sattvica (equilibrada, pura) muito associado à espiritualidade, mas também a um lado mais fantasioso, sonhador e com potencial escapista.
Antes de continuar, convido todos os que não tiveram ainda oportunidade de ler a newsletter (julho de 2022) na qual falo acerca de Saturno, para o fazerem, pois, entender o que Saturno representa, é fundamental para perceber tudo aquilo pelo qual ele nos poderá fazer passar ao longo deste período. Saturno não é apenas o que restringe e pune, é também aquele com maior capacidade de nos ensinar e fazer crescer. Não da forma mais leve, isso é certo, mas da forma como precisamos e, claro, sempre de acordo com os nossos karmas.
Importante verificar, em primeiro lugar, em que casa astrológica temos o signo de peixes no nosso mapa e quais os grahas (planetas) ali presentes assim como as casas e os planetas situados nos signos de touro, virgem e sagitário, pois serão ativados também pelo olhar de Śani.
Como graha maléfico, Śani atua predominantemente de forma mais severa, podendo levar a perdas e prejuízos, desonras, infortúnios, medos e inseguranças, desentendimentos, mas, atuando de forma mais benéfica, pode levar a progresso material, vitórias, capacidade de trabalho e foco, persistência, honras.
De forma generalizada, coloco abaixo os possíveis principais resultados para este trânsito de Śani em Peixes, pelas casas, tendo em conta o lagna (ascendente). Os resultados efetivos dependerão da conjugação de muitos e variados fatores do mapa astrológico de cada um, inclusive a força e posicionamento de Saturno no mapa, aspetos que faz com outros planetas e períodos planetários em que cada um se encontra. Desta forma, os resultados poderão variar muito.
Lagna/Ascendente
Mesha (Carneiro / Áries)
Śani estará na casa 12 a partir do lagna, é o regente da casa 11 na casa 12 e aspecta (olha), com maior força, as casas 2, 6 e 9.
Possibilidade de aumento dos gastos, despesas, prejuízos, tristezas, isolamento, perda de reconhecimento, problemas de saúde e deslocações.
Momento propício para aprender a diminuir as expectativas e fluir com a vida.
Início do Sade Sati (últimos 2,5 anos) para os que possuem a Lua (Chandra) neste signo – período difícil de 7,5 anos no qual Śani transita pelo signo da lua, pelo signo anterior (casa 12 a partir da lua) e pelo signo seguinte (casa 2 a partir da lua).
Vrshabha (Touro)
Śani estará na casa 11 a partir do lagna, é o regente da casa 10 na casa 11 e aspecta (olha), com maior força, as casas 1, 5 e 8.
O trabalho árduo poderá vir a ser recompensado, com progresso económico e material. Importante não deixar para depois o que há para fazer.
Não perder tempo e trabalhar com dedicação, para colher esses frutos.
Poderão existir algumas dificuldades para a mãe e para os amigos. É um excelente momento para refletir acerca das verdadeiras amizades.
Mithuna (Gémeos)
Śani estará na casa 10 a partir do lagna, é o regente da casa 9 na casa 10 e aspecta (olha), com maior força, as casas 12, 4 e 7.
Posicionamento potencialmente favorável para progresso na carreira. Possibilidade de mudanças a nível profissional e a nível de residência.
É tempo para investir na profissão e ter em atenção os possíveis conflitos a nível relacional.
Karka (Caranguejo /Câncer)
Śani estará na casa 9 a partir do lagna, é o regente da casa 8 na casa 9 e aspecta (olha), com maior força, as casas 11, 3 e 6.
É o final da passagem de Śani pela casa 8 nos últimos 2,5 anos o que pode ter trazido alguns infortúnios. Não ficar preso ao passado, mas, apesar disso, é importante evitar o excesso de otimismo.
Possibilidade de viagens e deslocações, tendência para problemas de saúde, problemas com inimigos. Conselho: dedicação a causas sociais.
Simha (Leão)
Śani estará na casa 8 a partir do lagna, é o regente da casa 7 na casa 8 e aspecta (olha), com maior força, as casas 10, 2 e 5.
É o início do período da passagem de Śani pela casa 8, o que pode representar um período desafiante. Perdas, doenças e sofrimentos, mudanças no trabalho, incapacidade de levar projetos para a frente, são alguns dos possíveis resultados. É muito importante fortalecer a mente e o corpo. Poderão existir ganhos materiais provenientes de heranças e recursos de outros.
Kanya (Virgem)
Śani estará na casa 7 a partir do lagna, é o regente da casa 6 na casa 7 e aspecta (olha), com maior força, as casas 9, 1 e 4.
O tema afetivo estará em destaque. Ter em atenção os relacionamentos (afetivos e parcerias profissionais), os quais poderão passar por uma fase mais delicada. Possibilidade de problemas de saúde. Necessidade de observar os desejos com cuidado e tomar decisões acertadas e objetivas.
Tula (Balança / Libra)
Śani estará na casa 6 a partir do lagna, é o regente da casa 5 na casa 6 e aspecta (olha), com maior força, as casas 8, 12 e 3.
Possibilidade de prosperidade, vitória sobre os inimigos e tendência a boa saúde. Importante cuidar do corpo, instaurar bons hábitos, focar em pensamentos positivos, escutar os outros e não cair em comportamentos de procrastinação.
Vrishkha (Escorpião)
Śani estará na casa 5 a partir do lagna, é o regente da casa 4 na casa 5 e aspecta (olha), com maior força, as casas 7, 11 e 2.
O principal foco estará no tema dos filhos. Poderão existir algumas questões mais difíceis de lidar a nível familiar. Possibilidade de mudanças na carreira, estabilidade financeira (evitar empréstimos e dívidas). Maior interesse pelos estudos.
Dhanus (Sagitário)
Śani estará na casa 4 a partir do lagna, é o regente da casa 3 na casa 4 e aspecta (olha), com maior força, as casas 6, 10 e 1.
Aqui, o principal objetivo de Śani é fazer com que a pessoa saia da sua zona de conforto. Aprender a deixar fluir e usufruir de novas experiências. Poderão existir mudanças/problemas familiares e relacionados com habitação, imóveis. Possibilidade de deslocações e mudanças de residência.
Makara (Capricórnio)
Śani estará na casa 3 a partir do lagna, é o regente da casa 2 na casa 3 e aspecta (olha), com maior força, as casas 5, 9 e 12.
Boas perspetivas: vitórias, felicidade, honras, aquisições, coragem capacidade de iniciativa, libertação de medos.
Terminou o Sade Sati para os que possuem a Lua (Chandra) neste signo – período difícil de 7,5 anos no qual Śani transita pelo signo da lua, pelo signo anterior (casa 12 a partir da lua) e pelo signo seguinte (casa 2 a partir da lua).
Kumbha (Aquário)
Śani estará na casa 2 a partir do lagna, é o regente da casa 1 na casa 2 e aspecta (olha), com maior força, as casas 4, 8 e 11.
Infortúnios, problemas com familiares e financeiros, deslocações e mudanças de residência. Necessidade de ter em atenção a forma de comunicação. Momento propício para dietas.
Última fase do Sade Sati (últimos 2,5 anos) para os que possuem a Lua (Chandra) neste signo – período difícil de 7,5 anos no qual Śani transita pelo signo da lua, pelo signo anterior (casa 12 a partir da lua) e pelo signo seguinte (casa 2 a partir da lua).
Mina (Peixes)
Śani estará na casa 1 a partir do lagna, é o regente da casa 12 na casa 1 e aspecta (olha), com maior força, as casas 3, 7 e 10.
Possibilidade de dificuldades nos relacionamentos, problemas com inimigos, possíveis problemas de saúde. Possibilidade de conquistas e honras. Possibilidade de deslocações e mudança de residência. Necessidade de maior conexão interna e capacidade de desapego dos resultados.
Auge do Sade Sati para os que possuem a Lua (Chandra) neste signo – período difícil de 7,5 anos no qual Śani transita pelo signo da lua, pelo signo anterior (casa 12 a partir da lua) e pelo signo seguinte (casa 2 a partir da lua).
Hari Om
Maria João Coelho
Imagem gerada por AI