• Saturno Shani AI

    ज्योतिष – JYOTIṢA

    Śani (Saturno) em Mina (Peixes)

    Śani entrou no passado dia 29 de março no signo de Mina (peixes) e permanecerá neste signo até dia 23 de fevereiro de 2028, embora entre junho e outubro de 2027 ele chegue a entrar e a permanecer no signo de áries (carneiro) antes de retrogradar para o signo de peixes novamente. Após cerca de 2,5 anos no signo de aquário, um dos seus signos e onde detinha muita força, Śani ficará agora até 2028 no signo de peixes sobre a alçada de Guru (Júpiter), o graha (planeta) que rege o signo de peixes.

    Peixes é um signo de água, de modalidade dual e de natureza sattvica (equilibrada, pura) muito associado à espiritualidade, mas também a um lado mais fantasioso, sonhador e com potencial escapista.

    Antes de continuar, convido todos os que não tiveram ainda oportunidade de ler a newsletter (julho de 2022) na qual falo acerca de Saturno, para o fazerem, pois, entender o que Saturno representa, é fundamental para perceber tudo aquilo pelo qual ele nos poderá fazer passar ao longo deste período. Saturno não é apenas o que restringe e pune, é também aquele com maior capacidade de nos ensinar e fazer crescer. Não da forma mais leve, isso é certo, mas da forma como precisamos e, claro, sempre de acordo com os nossos karmas.

    Importante verificar, em primeiro lugar, em que casa astrológica temos o signo de peixes no nosso mapa e quais os grahas (planetas) ali presentes assim como as casas e os planetas situados nos signos de touro, virgem e sagitário, pois serão ativados também pelo olhar de Śani.

    Como graha maléfico, Śani atua predominantemente de forma mais severa, podendo levar a perdas e prejuízos, desonras, infortúnios, medos e inseguranças, desentendimentos, mas, atuando de forma mais benéfica, pode levar a progresso material, vitórias, capacidade de trabalho e foco, persistência, honras.

    De forma generalizada, coloco abaixo os possíveis principais resultados para este trânsito de Śani em Peixes, pelas casas, tendo em conta o lagna (ascendente). Os resultados efetivos dependerão da conjugação de muitos e variados fatores do mapa astrológico de cada um, inclusive a força e posicionamento de Saturno no mapa, aspetos que faz com outros planetas e períodos planetários em que cada um se encontra. Desta forma, os resultados poderão variar muito.

    Lagna/Ascendente

    Mesha (Carneiro / Áries)

    Śani estará na casa 12 a partir do lagna, é o regente da casa 11 na casa 12 e aspecta (olha), com maior força, as casas 2, 6 e 9.

    Possibilidade de aumento dos gastos, despesas, prejuízos, tristezas, isolamento, perda de reconhecimento, problemas de saúde e deslocações.

    Momento propício para aprender a diminuir as expectativas e fluir com a vida.

    Início do Sade Sati (últimos 2,5 anos) para os que possuem a Lua (Chandra) neste signo – período difícil de 7,5 anos no qual Śani transita pelo signo da lua, pelo signo anterior (casa 12 a partir da lua) e pelo signo seguinte (casa 2 a partir da lua).

    Vrshabha (Touro)

    Śani estará na casa 11 a partir do lagna, é o regente da casa 10 na casa 11 e aspecta (olha), com maior força, as casas 1, 5 e 8.

    O trabalho árduo poderá vir a ser recompensado, com progresso económico e material. Importante não deixar para depois o que há para fazer.

    Não perder tempo e trabalhar com dedicação, para colher esses frutos.

    Poderão existir algumas dificuldades para a mãe e para os amigos. É um excelente momento para refletir acerca das verdadeiras amizades.

    Mithuna (Gémeos)

    Śani estará na casa 10 a partir do lagna, é o regente da casa 9 na casa 10 e aspecta (olha), com maior força, as casas 12, 4 e 7.

    Posicionamento potencialmente favorável para progresso na carreira. Possibilidade de mudanças a nível profissional e a nível de residência.

    É tempo para investir na profissão e ter em atenção os possíveis conflitos a nível relacional.

    Karka (Caranguejo /Câncer)

    Śani estará na casa 9 a partir do lagna, é o regente da casa 8 na casa 9 e aspecta (olha), com maior força, as casas 11, 3 e 6.

    É o final da passagem de Śani pela casa 8 nos últimos 2,5 anos o que pode ter trazido alguns infortúnios. Não ficar preso ao passado, mas, apesar disso, é importante evitar o excesso de otimismo.

    Possibilidade de viagens e deslocações, tendência para problemas de saúde, problemas com inimigos. Conselho: dedicação a causas sociais.

    Simha (Leão)

    Śani estará na casa 8 a partir do lagna, é o regente da casa 7 na casa 8 e aspecta (olha), com maior força, as casas 10, 2 e 5.

    É o início do período da passagem de Śani pela casa 8, o que pode representar um período desafiante. Perdas, doenças e sofrimentos, mudanças no trabalho, incapacidade de levar projetos para a frente, são alguns dos possíveis resultados. É muito importante fortalecer a mente e o corpo. Poderão existir ganhos materiais provenientes de heranças e recursos de outros.

    Kanya (Virgem)

    Śani estará na casa 7 a partir do lagna, é o regente da casa 6 na casa 7 e aspecta (olha), com maior força, as casas 9, 1 e 4.

    O tema afetivo estará em destaque. Ter em atenção os relacionamentos (afetivos e parcerias profissionais), os quais poderão passar por uma fase mais delicada. Possibilidade de problemas de saúde. Necessidade de observar os desejos com cuidado e tomar decisões acertadas e objetivas.

    Tula (Balança / Libra)

    Śani estará na casa 6 a partir do lagna, é o regente da casa 5 na casa 6 e aspecta (olha), com maior força, as casas 8, 12 e 3.

    Possibilidade de prosperidade, vitória sobre os inimigos e tendência a boa saúde. Importante cuidar do corpo, instaurar bons hábitos, focar em pensamentos positivos, escutar os outros e não cair em comportamentos de procrastinação.

    Vrishkha (Escorpião)

    Śani estará na casa 5 a partir do lagna, é o regente da casa 4 na casa 5 e aspecta (olha), com maior força, as casas 7, 11 e 2.

    O principal foco estará no tema dos filhos. Poderão existir algumas questões mais difíceis de lidar a nível familiar. Possibilidade de mudanças na carreira, estabilidade financeira (evitar empréstimos e dívidas). Maior interesse pelos estudos.

    Dhanus (Sagitário)

    Śani estará na casa 4 a partir do lagna, é o regente da casa 3 na casa 4 e aspecta (olha), com maior força, as casas 6, 10 e 1.

    Aqui, o principal objetivo de Śani é fazer com que a pessoa saia da sua zona de conforto. Aprender a deixar fluir e usufruir de novas experiências. Poderão existir mudanças/problemas familiares e relacionados com habitação, imóveis. Possibilidade de deslocações e mudanças de residência.

    Makara (Capricórnio)

    Śani estará na casa 3 a partir do lagna, é o regente da casa 2 na casa 3 e aspecta (olha), com maior força, as casas 5, 9 e 12.

    Boas perspetivas: vitórias, felicidade, honras, aquisições, coragem capacidade de iniciativa, libertação de medos.

    Terminou o Sade Sati para os que possuem a Lua (Chandra) neste signo – período difícil de 7,5 anos no qual Śani transita pelo signo da lua, pelo signo anterior (casa 12 a partir da lua) e pelo signo seguinte (casa 2 a partir da lua).

    Kumbha (Aquário)

    Śani estará na casa 2 a partir do lagna, é o regente da casa 1 na casa 2 e aspecta (olha), com maior força, as casas 4, 8 e 11.

    Infortúnios, problemas com familiares e financeiros, deslocações e mudanças de residência. Necessidade de ter em atenção a forma de comunicação. Momento propício para dietas.

    Última fase do Sade Sati (últimos 2,5 anos) para os que possuem a Lua (Chandra) neste signo – período difícil de 7,5 anos no qual Śani transita pelo signo da lua, pelo signo anterior (casa 12 a partir da lua) e pelo signo seguinte (casa 2 a partir da lua).

    Mina (Peixes)

    Śani estará na casa 1 a partir do lagna, é o regente da casa 12 na casa 1 e aspecta (olha), com maior força, as casas 3, 7 e 10.

    Possibilidade de dificuldades nos relacionamentos, problemas com inimigos, possíveis problemas de saúde. Possibilidade de conquistas e honras. Possibilidade de deslocações e mudança de residência. Necessidade de maior conexão interna e capacidade de desapego dos resultados.

    Auge do Sade Sati para os que possuem a Lua (Chandra) neste signo – período difícil de 7,5 anos no qual Śani transita pelo signo da lua, pelo signo anterior (casa 12 a partir da lua) e pelo signo seguinte (casa 2 a partir da lua).

    Hari Om

    Maria João Coelho

    Imagem gerada por AI

  • Kapha Prakrti

    आयुर्वेद – Kapha Prakṛti

    Natureza do kapha doṣa

    Kapha, um dos três doṣas, emerge dos elementos jala (água) e pṛthvi (terra).

    Os seus atributos (guṇas) estão descritos no aṣṭañga ḥṛdayam como:

    snigdhaḥ śīto gururmandaḥ ślakṣṇo mṛtsnaḥ sthiraḥ kaphaḥ

    • snigdhaḥ (untuoso) 
    • śīta (frio)
    • guru (pesado) 
    • mandaḥ (lento) 
    • ślakṣṇa (suave)  
    • mṛtsnaḥ (pegajoso) 
    • sthiraḥ (estável)

    Características de kapha prakṛti

    As manifestações de kapha Prakṛti variam entre os textos clássicos. Aqui estão algumas descrições notáveis:

    CARAKA SAṀHITĀ

    Atributos baseados nas qualidades 

    • snigdha: devido à sua untuosidade, possui órgãos untuosos
    • ślakṣṇa: devido à suavidade, órgãos suaves
    • mṛdu: devido à suavidade tem órgãos agradáveis, delicados e belos
    • madhura: tem sémen abundante, libido e mais descendência
    • sāra: a pessoa excelente tem um corpo compacto e estável
    • sāndra: todos os órgãos estão bem desenvolvidos e perfeitos
    • manda: lentidão nas atividades, dieta e fala; 
    • stimita: devido à estabilidade, início retardado, irritação e lentidão na mudança de atitude
    • guru: devido ao peso, os movimentos são suportados com essência e estabilidade
    • śīta:  devido ao frio, pouca fome, sede, calor e transpiração, 
    • vijjala:  devido à viscosidade, os ligamentos articulares bem unidos e fortes
    • acchaḥ: devido à clareza, os olhos claros, rosto com tez clara e untuosa e voz afetuosa

    Devido à presença destas qualidades, as pessoas com uma personalidade dominada por kapha são fortes, ricas, instruídas, corajosas, calmas e com longevidade

    SUŚRUTA SAṀHITĀ

    Características físicas: 

    • boa aparência, aparência agradável, corpo proporcional, forte
    • olhos brancos e avermelhado nas pontas
    • pele untuosa, pelos longos e profundamente enraizados, por vezes também podem ser cabelos encaracolados
    • voz profunda, barítono

    Características  psicológicas:

    • prefere o sabor doces, Kritajña (grato)
    • é grata e mentalmente forte, tolerante, não ganancioso
    • boa memória, inimizades de longa data, tolerante ao stress
    • sonha com coisas agradáveis como lagos, lótus, cisnes, pássaros, etc.

    Características  sociais: 

    • obediente e respeitador para com os mais velhos
    • bons hábitos de leitura
    • relações leais de longa data
    • fala seletivamente com palavras escolhidas
    • boa riqueza

    AṢṬĀṄGA HṚDAYAM

    • descreve as mesmas qualidades presentes nos outros 2 textos

    Terminamos assim a descrição das 3 prakṛtis. 

    Convém relembrar que existem 7 tipos de prakṛti baseadas na predominåncia dos doṣas:

    • vāta
    • pitta
    • kapha
    • vāta pitta
    • pitta kapha
    • vāta kapha
    • samadoṣa

    Portanto nos casos em que existe a predominåncia de 2 doṣas as características serão misturadas 

    Ricardo Barreto

    Terapeuta de Ayurveda

    www.instagram.com/ricardo_ayurveda

    Photo by Avery Nielsen-Webb on pexels.com

  • Pitta dosha Ricardo Barreto

    आयुर्वेद – Pitta Prakṛti

    Natureza do pitta doṣa

    Pitta, um dos três doṣas, emerge dos elementos tejas (fogo) e jala (água).

    Os seus atributos (guṇas) estão descritos no aṣṭañga ḥṛdayam como:

    sasneha tīkṣṇa uṣṇaṃ laghu visraṃ saraṃ dravam

    • sasneha – ligeiramente unctuoso
    • tīkṣṇa – penetrante
    • uṣṇaṃ – quente
    • laghu – leve
    • visraṃ – cheiro desagradável
    • saraṃ – fluído
    • dravam – líquido

    Características de pitta prakṛti

    As manifestações de pitta prakṛti variam entre os textos clássicos. Aqui estão algumas descrições notáveis:

    Caraka Saṁhitā

    Pitta é quente (usṇa), penetrante (tikṣṇna), líquido (drava), de cheiro desagradável (visram), azedo (amla) e pungente (kaṭu).

    • devido a uṣṇa, as pessoas com predominância de pitta são intolerantes ao calor, vulneráveis a distúrbios devido ao calor, corpos delicados e bonitos, muitas pintas, sardas, pintas pretas e borbulhas, fome e sede excessivas, aparecimento precoce de rugas, envelhecimento e queda de cabelos, principalmente barba/bigodes finos e castanhos
    • devido a tikṣṇa, atuação e valor aguçados, intenso poder digestivo, ingestão de muita comida e bebida, falta de resistência, comer com frequência
    • devido a drava, articulações e músculos frouxos e moles, excesso de transpiração, micção e defecação
    • devido a visram a carne na axila, boca, cabeça e corpo
    • devido a kaṭu e amal há menos sémen, libido e pouca descendência
    • devido à presença destas qualidades, as pessoas com predominância de pitta são moderadas em força, esperança de vida, conhecimento, compreensão, riqueza e meios.

    Suśruta Saṁhitā

    • excesso de suor
    • unhas, olhos, língua, lábios, palmas das mãos e pés vermelhos acobreados
    • pele enrugada, cabelos grisalhos, calvície precoce
    • excesso de apetite
    • desgosta o calor
    • inteligente
    • vê flores vermelho-amareladas, relâmpagos, fogo, meteoros de fogo, etc. em sonhos
    • corajosa, assume riscos
    • Semelhança comportamental com animais como serpente, mocho, tigre, etc 

    Aṣṭāṅga Hṛdayam

    • bom apetite
    • partes do corpo quentes ao toque
    • desejam alimentos doces, amargos e adstringentes
    • gostam de comidas, estações e locais mais frescos
    • mais evacuação de fezes e urina
    • menos paciência e irritam-se facilmente

    A continuar…Ricardo Barreto
    Terapeuta de Ayurveda
    www.instagram.com/ricardo_ayurvedaPhoto by Maris Rhamdani on pexels.com

  • Eclipses 2025

    Eclipses 2025

    Nota: Para melhor entendimento do fenómeno dos eclipses, aconselho a leitura das newsletters referentes aos nodos lunares: Rāhu e Ketu.

    Os nodos lunares andam sempre em sentido retrógrado e demoram cerca de 19 meses em cada signo. Rāhu e Ketu, os Chāyā grahas (planetas sombra) correspondem aos pontos do eclipse.

    Desde 2023 que o eixo no qual os eclipses têm ocorrido corresponde ao eixo Peixes/Virgem e assim continuou durante todo o ano de 2024 e apenas a 18 de maio de 2025 irá alterar o seu eixo de manifestação. 

    Novo eixo dos eclipses 

    A passagem dos nodos, Rahu e Ketu, irá ocorrer, entre Maio de 2025 e Dezembro de 2026, no eixo Leão/ Aquário. Rahu transitará por Aquário e Ketu transitará por Leão. 

    Os eclipses afectarão em particular quem tiver grahas ( planetas) neste eixo ou quando esse eixo corresponde a áreas importantes do mapa. De qualquer forma, as casas onde ocorrem os eclipses terão os seus temas afectados por estas energias.

    Verifique em que casas astrológicas tem estes dois signos, pois os assuntos significados por essas casas, serão alvo de mudanças e muita actividade/ instabilidade/mudança.

    Quanto mais visível o eclipse na região onde nos encontramos, maior os seus efeitos.

    Os efeitos dos eclipses podem ocorrer até cerca de seis meses após a sua ocorrência, sendo responsáveis, muitas vezes, por mudanças abruptas na vida da pessoa, correspondendo a finais ou inícios de novos ciclos. São períodos que fogem por completo ao nosso controlo e quando decisões são tomadas, mudam, por completo, a nossa vida.

    Em termos mundiais, este eixo de eclipses irá ter um impacto grande ao nível dos poderes ( luta de poderes) e lideranças, ao nível dos ideais, ideias, criatividade, inovação, questões intelectuais e  busca pela informação e conhecimento.

    Será uma nova ordem baseada na luta pelo poder do conhecimento, na qual terá um grande impacto a Inteligência Artificial.

    Os eclipses, em 2025, ocorrerão nas seguintes datas:

    14 Março: eclipse lunar (29° Leão)

    Será visível na Europa, África e América  Norte, América Central e América Sul.

    29 março: eclipse solar parcial ( 14° peixes) 

    Será visível no Canadá,  Europa, Norte África.

    7 Setembro: eclipse lunar total (21° Aquário)

    Será visível Europa, Brasil, Ásia, África, Austrália. 

    21 Setembro: eclipse solar parcial ( 4° virgem)

    Será visível em Ásia, Austrália,  Nova Zelândia, Antártica.

    No endereço 

    https://www.timeanddate.com poderão consultar todas as zonas nas quais os eclipses serão visíveis, podendo, por esse motivo, serem mais afectadas pelos seus efeitos.

    Recomendação para os eclipses

    O mais relevante será mesmo a prática de japa com o mantra pessoal. 

    É igualmente recomendado escutar o “Hanuman Chalisa“.

    Algumas orientações dos śāstras relacionadas aos eclipses ( grahana) são:

    1. Numa faixa de três dias antes e após o eclipse, nenhuma atividade material auspiciosa deve ser iniciada.

    2. Mulheres grávidas jamais devem olhar um grahana (eclipse) e nem sequer sair de casa durante tal evento. Mulheres grávidas também não devem quebrar varas, moer grãos, fazer pão, cozinhar, cortar e limpar durante grahanas, pois tudo isso afetará a criança.

    3. Não se deve cochilar numa faixa de quatro horas antes e depois do grahana.

    4. Não se deve comer durante Sūrya ou Chandra grahana. Idealmente, a última refeição deve ser feita doze horas antes do Sūrya grahana ou nove (outros dizem seis) antes do Chandra grahana.

    5- Crianças, velhos e doentes são exceção e podem jejuar por três horas apenas. Alimento cozido antes de um grahana não deve ser consumido após este, deve ser jogado fora. Quando o luminar se põe antes do fim do grahana, só se deve comer no dia seguinte, após ter visto o luminar novamente

    em sua ascensão. Um banho é necessário nessa situação antes de se alimentar.

    6. Os resultados dos sacrifícios/práticas espirituais realizadas durante saṅkrānti, Sūrya vāsara, saptamī, vaidhṛti, vyatīpāta, hasta, tvaṣṭṛ, punarvasu, ekādaśī, caturdaśī, aṣṭamī, āmāvāsya e pūrṇimatithī são multiplicados centenas de vezes, mas os dos grahanas multiplicam-se milhões de vezes, de acordo o Padma purāṇa. Entre os muitos sacrifícios propostos nos textos sagrados, nenhum se equipara ao cantar do santo nome de Śrī Hari. Na própria Gītā, Śrī Kṛṣṇa diz que entre os sacrifícios espirituais, Ele é o cantar murmurado do mantra – yajñānāṁ japa-yajño’smi.

    7. Atividade sexual é desaconselhável 24 horas antes e depois de um grahana, mas, idealmente, deve-se considerar 72 horas antes e depois. Crianças nascidas após o ato sexual realizado durante um grahana, podem nascer com anomalias, mau caráter, etc.

    8.Folhas de tulasī podem ser depositadas sobre os alimentos para protegê-los da contaminação inerente ao momento dos eclipses.

    9. Não se deve cultivar a terra durante um grahana, nem remover as folhas de uma tulasī.

    10. Até o fim do grahana deve-se recitar japa, jejuando de sono.

    11. Após o grahana deve-se trocar de roupas.”

    Hari Om 

    Maria João Coelho 

  • shiva

    Śiva como símbolo de transformação no caminho espiritual

    No caminho espiritual, Śiva é um símbolo poderoso de transformação. Ele representa a força que dissolve aquilo que não é real, aquilo que nos mantém presos à identificação com o ego, com o corpo e com a mente e ensina-nos que a destruição não é um fim, mas uma passagem — um revelar do que é verdadeiro e imutável. Tal como o Vedanta nos relembra, a nossa verdadeira essência não está no que pensamos ser, mas naquilo que simplesmente é: a consciência pura, o “Eu Sou” além de todas as formas.

    Ao olharmos para Śiva, vemos um mestre de desapego. Sentado em profunda meditação no cume do Monte Kailash, Śiva não rejeita o mundo, mas transcende-o e mostra-nos que o desapego não é renúncia, mas a compreensão de que nada do que é material ou passageiro nos define. Somos muito mais do que o corpo, do que as emoções ou os pensamentos. Śiva aponta, assim sendo, para o que está além de tudo isso, para a realidade última que no Vedanta chamamos de Brahman — o Uno, o eterno, o que nunca muda.

    Na dança de Śiva, a grande dança cósmica de criação e destruição, encontramos uma lição profunda sobre o fluxo da vida: tudo o que nasce um dia desaparecerá e tudo o que surge um dia se dissolverá. E, no entanto, aquilo que observa este movimento, a consciência pura que é o próprio Śiva, permanece intocada. Quando compreendemos isto, deixamos de resistir às mudanças e passamos a aceitar o fluxo natural da existência. Não somos as ondas que sobem e descem; somos o oceano onde tudo acontece.

    Na própria meditação ou contemplação existe um caminho direto para esta compreensão. Quando nos sentamos em silêncio, começamos a perceber que os pensamentos, as emoções e as sensações corporais são transitórios, como nuvens que passam. Śiva, como o Ādi Yogi, o primeiro yogi, convida-nos a ir além dessas nuvens e a repousar no céu ilimitado da consciência. 

    A relação de Śiva com Parvati, a sua esposa, traz-nos outra camada de compreensão. Ele é a consciência, ela é a energia; juntos, representam a unidade entre o imutável e o dinâmico. Da mesma forma, dentro de nós, a quietude e o movimento coexistem. Não precisamos assim de rejeitar o mundo para encontrar Śiva, mas reconhecer que o mundo é uma expressão da mesma verdade que habita em nós. 

    Śiva também pode ser visto como um símbolo de compaixão e abertura. Não precisamos de complexas práticas ou rituais elaborados para nos conectarmos a ele. Basta um coração sincero, uma vontade genuína de conhecer a verdade. Esta simplicidade reflete a essência do caminho do Vedanta: o reconhecimento de que o divino não é algo a ser alcançado, mas algo que já está presente, aqui e agora.

    Por fim, Śiva ensina-nos sobre renascimento. Quando tudo o que acreditávamos ser começa a cair, quando as estruturas que construímos se desmoronam, é aí que a verdade emerge. A destruição de Śiva não é um castigo, mas uma bênção, pois tem a capacidade de destruir o falso para revelar o real. E, ao compreendermos isso, percebemos que não nascemos ou morremos, mas aquilo que observa o nascimento e a morte.

    Reverenciar Śiva no caminho espiritual torna-se então um um convite para redescobrirmos a nossa verdadeira natureza. Não como indivíduos separados, mas como a essência única que permeia tudo. 

    ओं नमः शिवाय |

  • transitos astrologicos maria joao coelho

    1° semestre do ano  – trânsitos astrológicos mais relevantes 

    Nesta primeira edição de 2025, gostaria de dar indicações acerca das datas dos principais aspetos astrológicos até junho de 2025, de acordo com a astrologia védica. 

    Para melhor entendimento de alguns termos, aconselho a leitura de artigos que já escrevi noutras edições:

    • Relativamente à debilitação de Marte, aconselho a leitura da newsletter número 39, de outubro de 2024, na qual refiro o significado do trânsito astrológico, até junho, deste planeta pelo signo de câncer ( caranguejo), o seu signo de debilitação.
    • Quanto aos temas da combustão e retrogradação,aconselho a leitura da newsletter número 30, de novembro de 2023.

    No próximo mês falarei sobre os principais efeitos dos eclipses que ocorrerão no novo eixo aquário-leão.

    Em março o texto será referente ao trânsito de dois anos e meio de Saturno por peixes ( a partir de final de março) e impactos gerais para cada ascendente e em abril escreverei sobre a entrada de Júpiter no signo de gémeos, em maio, onde ficará cerca de um ano e seus impactos principais para cada ascendente. 

    Janeiro 2025

    21/01 Marte, ainda retrógrado, sai do signo de câncer (seu signo de debilitação) e recua para o signo de gémeos onde permanecerá até 2 de abril.

    28/01 Vénus entra no signo de peixes ( seu signo de exaltação) e ficará até dia 31 de maio.

    Fevereiro 2025

    4/02 Júpiter termina o seu período de retrogradação a 17° touro

    23/02 Marte termina o seu período de retrogradação a 22°de gémeos 

    27/02 Mercúrio entra no signo de peixes, o seu signo de debilitação, onde permanecerá até dia 6 de maio 

    Março 2025

    1/03 Vénus entra no seu movimento retrógrado, no signo de peixes

    12/03 Saturno combusto (conjunção com Sol a 27° aquário)

    14/03 Eclipse lunar  (lua cheia) a 29° leão 

    15/03 Mercúrio entra no seu movimento retrógrado a 15º de peixes

    29/03 Eclipse solar parcial (lua nova) a 14º peixes 

    30/03 Entrada de Saturno no signo de peixes (ficará cerca de 2,5 anos) – concentração de vários planetas no signo de peixes (sol, lua, mercúrio, vénus, saturno, rahu e ketu)

    Abril 2025

    2/04 Marte entra de novo em câncer ( caranguejo), o seu signo de debilitação 

    7/04 Mercúrio termina o seu período de retrogradação a 2º de peixes

    13/04 Sol entra em áries ( carneiro) e Vénus termina o seu período de retrogradação.

    21/04 Saturno conjunção a Rahu a 2° peixes

    30/04Akshaya Tritiya – Data de festival Hindu: Dia muito auspicioso para qualquer empreendimento de qualquer natureza. (os luminares estarão muito fortes: o Sol exaltado em áries/carneiro e Lua exaltada em touro)

    Maio 2025

    14/05 Entrada de Júpiter no signo de gémeos (ficará cerca de 1 ano)

    18/05 Rahu entra em aquário e Ketu em leão ( ficarão neste eixo até início de dezembro de 2026)

    Junho 2025

    6/06 Mercúrio entra em gêmeos (seu domicílio)

    6/06 Entrada de Marte em leão 

    8/06 Conjunção de Mercúrio e Júpiter a 5° gêmeos 

    24/06 Júpiter combusto ( conjunção com Sol a 9°gémeos)

    Hari Om

    Maria João Coelho

    Imagem(fonte) : https://www.parasharajyotish.com/

  • Ricardo Barreto Vāta Prakṛti

    आयुर्वेद – Vāta Prakṛti

    Introdução
    O conceito de Prakṛti (constituição) constitui a pedra basilar da compreensão ayurvédica da saúde e do bem-estar individual. Reflete a natureza intrínseca de um indivíduo — uma combinação de atributos físicos, fisiológicos e psicológicos que determinam a forma como alguém interage com o ambiente e mantém a saúde.

    Os textos clássicos fornecem algumas definições sobre Prakṛti:
    “Prakṛtiḥ ścārogyam” — Prakṛti como o estado de saúde 
    “Prakṛtiḥ śārīrasvarūpam” — Prakṛti como a apresentação do corpo 
    “Prakṛtiḥ Kāraṇam” — Prakṛti como causa do corpo 

    Sinónimos para Prakṛti

    • Svabhāva: Estado natural.
    • Arogya: Saúde.
    • Kāraṇa: Causa.

    A formação de Prakṛti é influenciada por fatores genéticos, ambientais e alimentares, especialmente durante a concepção e a gestação.

    Factores que determinam a Prakṛti
    De acordo com o Caraka Saṁhitā, a Prakṛti associada a Garbha (feto) é determinada por:

    • Constituição de Śukra (esperma) e Śonita (óvulo).
    • Momento (Kāla) da conceção.
    • Estado de saúde do útero.
    • Dieta materna (Āhāra) e estilo de vida (Vihāra) durante a gravidez.
    • Interação dos Mahābhūtas (cinco elementos).

    Natureza do Vāta Doṣa
    Vāta, um dos três doṣas, emerge dos elementos Vāyu (ar) e Ākāśa (éter). 

    Os seus atributos (guṇas) estão descritos no aṣṭañga ḥṛdayam como:

    • Rukṣa (seco)
    • Laghu (luz)
    • Śīta (frio)
    • Khara (áspero)
    • Sūkṣma (subtil)
    • Cala (móvel)

    Características de Vāta Prakṛti
    As manifestações de Vāta Prakṛti variam entre os textos clássicos. Aqui estão algumas descrições notáveis:

    Caraka Saṁhitā
    Atributos físicos

    • Rukṣa: Corpo não untuoso, emagrecimento, baixa estatura, voz áspera e rouca.
    • Laghu: Corpo leve, movimentos e atividades instáveis.
    • Śīta: Intolerância ao frio, tremores frequentes e rigidez.
    • Paruṣa: Cabelo, unhas e pele ásperas.
    • Cala: Instabilidade nas articulações, lábios, língua e outras partes do corpo.

    Atributos Comportamentais

    • Falador, rápido nas ações e propenso à irritabilidade.
    • Má retenção de memória e tomada de decisões precipitada.
    • Medroso e facilmente apegado ou desapegado.

    Suśruta Saṁhitā

    • Excessivamente desperta 
    • Avessa ao frio
    • Corpo magro com palmas e pés gretados.
    • Faladora, temperamental e ciumenta.
    • Propenso a vaguear em sonhos
    • Semelhança comportamental com animais como cães, chacais e corvos.

    Aṣṭāṅga Hṛdayam

    • Corpo magro e alto.
    • Mente e marcha instáveis.
    • Deseja alimentos doces, azedos e picantes.
    • Pouco controlo dos sentidos e alterações frequentes de humor.
    • Sonhos de voar ou de vaguear pelos céus.

    A continuar…

    Ricardo Barreto
    Terapeuta de Ayurveda
    www.instagram.com/ricardo_ayurveda

  • Curso Astrologia Védica

    Luz sobre o Workshop de Introdução à Astrologia Védica e novo Curso de Fundamentos de Jyotish

    No passado dia 8 de Dezembro,  tive o privilégio de orientar um Workshop de Introdução à Astrologia Védica,  no Centro Arsha Vidya, a convite do Professor Paulo Vieira. 

    Foi uma bênção ter tido a oportunidade de partilhar um bocadinho deste conhecimento milenar, tão especial para mim, com um grupo de pessoas muito motivadas e interessadas nesta aprendizagem. 

    O objectivo principal deste encontro, para além de abordar temas essenciais  e introdutórios, foi revelar a magia da astrologia védica e como através dela conseguimos trazer luz às nossas vidas, através de insights preciosos acerca do funcionamento dos nossos karmas pessoais.

    Foi um encontro de partilhas pessoais, de risos e curiosidades, que despertou a vontade de conhecer mais acerca deste conhecimento tão nobre.

    Desta forma, e porque o conhecimento da astrologia nos permite entrar em contacto direto com a luz e sombra da nossa vida, permitindo uma clarificação e aprofundamento do nosso propósito, considero que, como uma ferramenta de autoconhecimento, será muito importante o aprofundamento do seu estudo, para todos os que querem um maior e melhor entendimento. 

    Assim, irei orientar, a partir de fevereiro, um curso de fundamentos da astrologia védica ( jyotish).

    Curso Astrologia Védica

    Será um curso com duração de seis meses, em formato presencial, no Centro Arsha Vidya. A proposta será um encontro mensal de 6 horas de formação ( ao sábado). Será um curso com um total de 36 horas, no qual abordarei as bases/fundamentos do jyotish, essenciais para quem quer iniciar uma viagem de autoconhecimento surpreendente. Ao longo de toda a formação, serão utilizados inúmeros exemplos, sendo que, o foco, será a utilização e aplicação no mapa pessoal de cada participante. 

    O bilhete para esta viagem é só de ida…..depois de começar, ninguém quer regressar…..

    Vens?

    Inscrições através do email: info@vedanta.pt

    Maria João Coelho

  • Dicas para o bem-estar no inverno

    आयुर्वेद – Dicas para o bem-estar no inverno

    À medida que o inverno nos envolve, a natureza abranda, convidando-nos a refletir, descansar e rejuvenescer. O āyurveda enfatiza o alinhamento com o ritmo da natureza para uma saúde ideal, fazendo do inverno um momento ideal para nutrir o corpo e a mente.

    Harmonia sazonal em Ayurveda

    O sistema de ṛtucharya (regime sazonal) do āyurveda ensina-nos a ajustar o nosso estilo de vida e dieta de acordo com as estações do ano. O inverno, uma época com predominância de kapha, aumenta a estabilidade e a força, mas também pode trazer letargia. Com os devidos cuidados, é uma excelente altura para fortalecer a imunidade, a digestão e a energia.

    Aumentar a imunidade no inverno

    O āyurveda vê o inverno como uma oportunidade para construir bala (imunidade). Uma digestão forte nos meses mais frios ajuda a absorver alimentos nutritivos. No entanto, alimentos processados ou junk food enfraquecem a imunidade. O ideal é concentrar-se em refeições frescas, quentes e equilibradas, enfatizando os sabores doce, azedo/ácido e salgado.

    Alimentos ayurvédicos de inverno

    Escolha cereais integrais, temperos quentes (gengibre, açafrão, cominhos, cardamomo, canela, etc), legumes cozidos (cenoura, espinafres, rabanete) e gorduras saudáveis. Evite alimentos frios ou crus que viciam o fogo digestivo. Incorpore chás de ervas e especiarias que produzam calor para se manter quente e saudável.

    Dicas de estilo de vida para o inverno

    Descanso: descansar é importante mas evite dormir demais

    Actividade: equilibre o peso do inverno com uma actividade física regular.

    Gerir o stress: Uma rotina consistente e práticas reflexivas podem reduzir os desequilíbrios de vāta.

    Aconchegue-se: Use roupas em camadas para proteger do frio e preservar o calor do corpo.

    Exercício

    Movimentos de yoga como Surya Namaskar geram calor e melhoram a clareza mental.

    Para fazer exercício, alterne entre atividades suaves e vigorosas com base nos seus níveis de energia para equilibrar o vata e o kapha.

    O āyuveda diz que nos devemos exercitar diáriamente até 50% da nossa capacidade

    Ao adotar estas práticas ayurvédicas, pode transformar o inverno numa estação de restauração, garantindo vitalidade e bem-estar para o ano que se inicia.Ricardo Barreto
    Terapeuta de Ayurveda
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  • Bhadrakali

    Bhadrakālī – A Kālī auspiciosa e protetora do dharma

    Durante a viagem que fizemos recentemente à Índia com o Professor Paulo Vieira e a Sónia Vilela, tivemos a possibilidade de assistir a um ritual a Bhadrakālī na casa de Ānanda Jyothi, em Kerala.

    BhadraKali

    foto de Ivone que nos acompanhou também nesta viagem. Gratidão, Ivone pela imagem.

    Em conversa com uma querida aluna de canto devocional, surgiu a questão de saber mais sobre esta Devī (deidade feminina). E como cada questão leva à necessidade de uma resposta, fui à procura dela para poder trazer clareza sobre este tema.

    Bhadrakālī é considerada uma das manifestações mais poderosas e veneradas da deusa Kālī no panteão hindu. Representando a força divina feminina (Śakti)Bhadrakālī é associada à proteção, justiça e destruição de forças malignas. O seu nome, que combina bhadra (auspiciosa) e Kālī (a negra ou a eterna), reflete o seu duplo papel como uma divindade feroz e benevolente.

    Bhadrakālī é também vista como uma manifestação distinta da deusa Kālī. Embora haja uma associação direta, Bhadrakālī combina as qualidades destrutivas e transformativas de Kālī com os atributos de proteção e auspiciosidade.

    Conta o Markandeya Purāṇa que Bhadrakālī foi criada por Śiva com o intuito de derrotar o demónio Darika, depois deste ter obtido uma dádiva que o tornava imune à morte pelos homens. A batalha feroz e a vitória final de Bhadrakālī realçam o seu aspeto de guerreira divina. 

    No Devīmāhātmyam (a glória da Deusa), também denominado Durgā Saptashatī entre outros nomes e que faz parte do Markandeya Purāṇa, Kālī, na sua manifestação feroz de Durga, derrota o demónio Raktabija ao beber o seu sangue antes que toque o chão, impedindo a sua regeneração. Esta batalha simboliza a vitória da justiça sobre o mal e o poder transformador da deusa.

    Bhadrakālī é reverenciada por toda a India e principalmente nos estados de Kerala, Tamil Nadu e na Bengala Ocidental.

    Kali_Attacking_Nisumbha,_c._1740

    Uma representação de Kālī (por vezes descrita como uma forma de Pārvatī) a atacar Nisumbha com o seu tridente. c. 1740, Museu de Arte de Cleveland

    Simbologia

    A representação visual de Bhadrakālī  destaca-se pela sua ferocidade e é geralmente retratada com várias armas, olhos flamejantes e um semblante determinado, simbolizando a sua prontidão para proteger os seus devotos e destruir a ignorância e o mal. Apesar da sua aparência que pode ser tida como aterrorizante, a sua natureza é compassiva para com aqueles que buscam nela o seu refúgio.

    Alguns dos elementos presentes em imagens de Bhadrakālī figuram:

    • uma espada que representa o conhecimento divino que destrói a ignorância
    • um tridente que simboliza os três aspetos fundamentais: criação, preservação e destruição
    • uma maça de armas que transmite poder e força sobre os inimigos
    • um disco que representa o ciclo do tempo e a impermanência da existência
    • um arco e flecha que simboliza a precisão no ataque às forças malignas
    • um laço ou corda que serve para capturar e prender os inimigos
    • uma caveira e um japamālā que representam o desapego de desejos materiais e dos ciclos da vida e da morte

    Templos Dedicados a Bhadrakālī  

    Existem vários templos dedicados a Bhadrakālī  por toda a Índia, cada um com a sua própria história e rituais. Entre os mais conhecidos, podemos nomear:

    • Templo Bhadrakālī em Warangal, Telangana
    • Templo Thiruvarkadu Bhagavathy (também conhecido como Madayi Kavu) em Kerala

    Uma escultura de madeira do século XVII de Bhadrakālī de Kerala

    Rituais e Festividades

    A adoração a Bhadrakālī inclui preces ou mantras devocionais, oferendas de flores, frutas, entre outros símbolos referenciais. Durante festivais como o Navarātri, são realizados rituais especiais para invocar a sua proteção, sendo que no sul da Índia, as celebrações incluem danças tradicionais e encenações teatrais que retratam a sua vitória sobre o mal.

    Mesmo nos dias de hoje, Bhadrakālī continua a inspirar a arte, a literatura e os movimentos culturais na Índia. É considerada um símbolo de empoderamento feminino e uma figura de devoção espiritual, especialmente entre aqueles que enfrentam adversidades.

    Contemplar a Devī e o seu simbolismo é uma prática muito profunda. Deixar que a relação entre o indivíduo e a Devī  se estabeleça, permite criar um espaço de transformação e de trazer os seus aspetos para esta individualidade, transmutando o que precisa de ser libertado.

    Se a reverenciamos naturalmente ou se precisamos de coragem e força para enfrentar interna ou externamente o adharma, que Bhadrakālī esteja em nós e que nos proteja,

    Inês Ritto @ Alma Dádiva

    Links e imagens de referência:

    https://sanskrit.inria.fr/MW/185.html

    https://www.wisdomlib.org/definition/kali

    Darika on Wikipedia

    https://en.wikipedia.org/wiki/Bhadrakali

    https://rarebooksocietyofindia.org/book_archive/196174216674_10156485389386675.pdf

    https://www.astroved.com/articles/story-of-goddess-bhadrakali

    https://en.wikipedia.org/wiki/Devi_Mahatmya

    https://en.wikipedia.org/wiki/Bhadrakali_Temple,_Warangal#/media/File:Bhadrakali_Temple,_Warangal.jpg

    https://www.madayikavutemple.org

    Nota adicional: palavras em sânscrito e na sua forma transliterada encontram-se em itálico.

  • kāla: o poder do tempo e dos ciclos na saúde

    आयुर्वेद – kāla: o poder do tempo e dos ciclos na saúde

    A palavra “kāla” em sânscrito significa tempo. No āyurveda representa a natureza cíclica do tempo, das estações do ano e dos ritmos que governam o universo, bem como o seu profundo impacto na nossa saúde, bem-estar e processos de cura.

    kāla: A Dimensão do Tempo no Ayurveda

    O āyurveda vê o tempo como uma força integral que influencia todos os aspectos da vida. O tempo não é linear, mas cíclico – marcado pelos ritmos da natureza, como a alternância do dia e da noite, a mudança das estações, as fases da vida e o movimento dos corpos celestes. Nesta estrutura, o Kala afeta tanto o microcosmo (o indivíduo) como o macrocosmo (o universo).

    kāla pode ser dividido em duas grandes categorias:

    1. nityaga – o tempo natural, regular. Refere-se a padrões como as estações do ano, as rotinas diárias, os ciclos de sono-vigília, a digestão, o envelhecimento.
    2. āvasthika – o tempo condicional, situacional. Normalmente refere-se à doença e aos seus diferentes estāgios

    kāla afeta-nos através de vários ritmos:

    1. dinacharya (Ciclos Diários):

    O āyurveda enfatiza uma rotina diária que está em sincronia com os ciclos naturais. Seguindo um horário equilibrado baseado no movimento do sol (do amanhecer ao anoitecer), podemos garantir o bom funcionamento dos sistemas corporais.

    • Manhã (vāta): As primeiras horas da manhã antes do nascer do sol estão associadas a um momento de leveza, movimento e energia. Atividades como meditação, exercícios leves e evacuações são recomendadas.
    • Meio-dia (pitta): O meio-dia é quando a digestão é mais forte. É a melhor altura para a refeição principal do dia.
    • Noite (kapha): As horas da noite são um momento de ancoragem e abrandamento. Atividades restaurativas e refeições ligeiras são ideais.
    1. Ritucharya (Ciclos Sazonais):

    As estações do ano são uma manifestação do ciclo macrocósmico de Kala. O āyurveda divide o ano em dois períodos principais: Adana Kala (o período de perda de energia, correspondente, no contexto da índia, ao final do inverno, primavera e verão) e Visarga Kala (o período de nutrição, correspondente, no contexto da índia, à estação chuvosa, ao outono e início do inverno). Cada estação afeta os nossos doshas (vāta, pitta, kapha) de maneira diferente, e o āyurveda recomenda ajustes na dieta e no estilo de vida para manter o equilíbrio.

    • Inverno: alimentos mais pesados e quentes e actividade física mais intensa
    • Primavera: alimentos mais leves, secos e quentes.
    • Verão: alimentos leves, refrescantes e hidratantes, actividade física moderada
    • Outono: alimentos pesados, quentes e nutritivos.
    1. Fases da vida :

    kāla rege também as fases da vida:

    • Estágio de kapha (Infância): Esta fase é caracterizada pelo crescimento e estabilidade, com domínio de Kapha.
    • Estágio de pitta (idade adulta): O auge da vida, associado à energia, ao impulso e ao metabolismo, governado pelo Pitta.
    • Estágio de vata (Velhice): Os últimos anos estão associados ao Vata – secura, mobilidade e enfraquecimento. Durante esta fase, o corpo torna-se mais propenso a condições relacionadas com o vāta, tais como dores nas articulações, secura e inquietação.

    Ao compreender estas fases e ajustar o estilo de vida em conformidade, para manter o equilíbrio e a saúde ao longo da vida.

    O poder de cura de kāla.

    kāla também desempenha um papel na progressão e cura de doenças.

    • diagnóstico e prognóstico: os diferentes estágios e sintomas das doenças são baseados em kāla
    • tratamento: intervenções e remédios adequados em tempo apropriado são fundamentais para parar a progressão da doença e para iniciar a sua reversão.

    Alinhamento com kāla: dicas práticas para o equilíbrio

    Aqui estão algumas dicas práticas ayurvédicas para o ajudar a manter-se alinhado com o Kala:

    • Siga dinacharya: Estabeleça uma rotina diária consistente que respeite os ritmos naturais. Levante-se cedo, coma a horas regulares e relaxe após o pôr do sol.
    • Ajuste de acordo com as estações do ano: Modifique a sua dieta e atividades de acordo com as estações do ano.
    • Programe as suas refeições com sabedoria: Faça a sua maior refeição quando o sol estiver mais forte – meio-dia.
    • Respeite os Ciclos do Sono: Durma cedo para rejuvenescer e alinhar com o ritmo circadiano.
    • Envelheça graciosamente: à medida que avança pelas fases da vida, abrace as qualidades de cada fase, modificando o seu estilo de vida e dieta para apoiar o doṣa

    Conclusão: o tempo é remédio

    kāla ensina-nos que o tempo é mais do que uma medida – é uma força poderosa que, quando compreendida e respeitada, pode levar a uma cura profunda. Ao alinharmo-nos com os ritmos do dia, as estações do ano e as fases da vida, podemos nutrir o equilíbrio, a vitalidade e o bem-estar. Abraçar os princípios ayurvédicos de kāla permite-nos viver em harmonia com os ciclos da natureza, o que, por sua vez, promove a saúde e a felicidade a longo prazo. Afinal, o tempo é um dos maiores curadores quando aprendemos a fluir com ele.

    Ricardo Barreto

    Terapeuta de Ayurveda

    www.instagram.com/ricardo_ayurveda

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  • Astrologia Vedica Maria Joao Coelho

    ज्योतिष – JYOTIṢA

    Retrogradações de final do ano

    Quando um graha se encontra retrógrado (aparentemente a movimentar-se em sentido oposto zodiacal), ele distancia-se do Sol e fica mais próximo da Terra. Neste caso, o fenómeno da retrogradação é considerado um fator de força para o graha. Ele é considerado śākta (forte, poderoso), mas também irreverente, pois um graha retrógrado está associado a um comportamento menos previsível do graha, estando também associado a indecisões e mudanças de direção. Um graha śākta estará mais forte, podendo a sua influência ser potencialmente mais benéfica ou mais maléfica do que quando se encontra no estado de movimento direto.

    Neste momento temos os dois grahas mais lentos em movimento retrógrado: Guru (Júpiter) e Śani (Saturno). Será sobre eles que falarei, assim como também de Maṅgala (Marte) que também entrará ainda este ano no seu movimento de retrogradação.

    Śani já se encontra retrógrado há bastante tempo, desde 30 de junho e ficará neste estado até dia 15 de novembro, data em que voltará ao seu movimento direto. Até à sua entrada no signo de peixes a 30 de março de 2025, não voltará a ficar retrógrado. Saturno tem estado no seu signo, em aquário, desde janeiro de 2022.  Quando entrar no signo de peixes, perderá força pois sairá do seu signo onde apresenta dignidade e ficará sob a alçada de Júpiter, regente do signo de peixes. No entanto, a passagem longa de Saturno por Peixes (cerca de 2, 5 anos) tenderá a ter resultados tendencialmente positivos, visto que Guru (Júpiter) é um benéfico. Mais perto da data, falarei mais sobre este assunto.

    Este período em que Śani tem estado retrógrado, temos tido a oportunidade de repensar valores, estruturas e temos assistido, em termos mundiais, a muitos eventos de lutas de poder e a posicionamentos excêntricos e radicais. Até 15 de novembro temos então a oportunidade de nos reorganizarmos, de estabelecermos as nossas prioridades, de planearmos com assertividade e firmeza aquilo que é realmente relevante para nós, quer em termos materiais, quer em termos espirituais.

    Śani tem, na maior parte do tempo, transitado ao longo deste período pela nakshatra Shatabhishak que apresenta caraterísticas como individualidade, irreverência e idealismo. O desafio neste ponto é conseguir conciliar a nossa vontade com a vontade do outro, do coletivo, sermos contribuidores para o todo, seguindo assim o dharma universal. 

    Guru (Júpiter), a transitar o signo de touro até 14 de maio de 2025 quando entrará em gémeos, entrou no seu movimento retrógrado a 9 de outubro e assim ficará até dia 3 de fevereiro de 2025. Como referido anteriormente, os períodos de retrogradação tendem a fortalecer os planetas, pois ficam mais afastados do Sol. O ápice da retrogradação de Guru ocorrerá a 7 de dezembro, quando fará oposição exata ao Sol, pelo que até essa data e desde final de novembro, teremos Guru com a sua força no máximo. Na medida em que Guru está em Touro, é natural que sejamos convidados a repensar a nossa visão acerca de assuntos mais conectados com a nossa segurança física, emocional, financeira, assim como a nossa posição e contribuição para a sociedade, em particular para a sustentabilidade do nosso planeta.

    Como touro é um signo associado ao conforto, este período de Guru retrógrado pode ser uma porta aberta para sairmos das nossas zonas de conforto e ir mais além, em termos materiais, e mergulharmos mais fundo nas nossas escolhas em termos de vivência da espiritualidade. Depois de ter estado bastante tempo na nakshatra Rohini, muito ligada ao crescimento e abundância, essencialmente material, Guru transita agora pela nakshatra Mrigasira que lhe confere o potencial de expandir horizontes e de prosseguir a realização em termos espirituais.

    Maṅgala (Marte), é outro dos grahas que ficará também retrógrado, desta vez dia 7 de dezembro e até dia 24 de fevereiro. Maṅgala tem transitado pelo signo de gémeos desde final de agosto e entrará dia 21 de outubro no signo de câncer (caranguejo) e neste signo irá permanecer até dia 20 de janeiro, quando volta a retroceder para o signo de gémeos e onde permanecerá até dia 2 de abril, momento em que, já em movimento direto, volta a entrar em câncer.

    Em câncer, Maṅgala entra no seu signo de debilitação, no qual tem menor capacidade de expressar o seu potencial. Sendo por natureza um planeta ligado à ação por vezes de forma impulsiva e à coragem, neste signo de água, Maṅgala não se adapta ao caráter emocional que este signo regido pela Lua carrega consigo. Desta forma, Maṅgala pode sentir muito menos energia e menos foco e maior dispersão na ação. Neste signo, Maṅgala é convidado a tomar decisões e a colocá-las em prática, tendo em conta a sensibilidade do assunto e o cuidado com o outro. É um enorme esforço para Maṅgala, que gosta de agir rápido, de forma irreverente e individual. A área do mapa onde temos este signo de câncer, irá ser palco então da ação deste graha, que naturalmente nos obrigará, relativamente aos assuntos dessa área da vida, a agir de uma forma menos egoísta e com maior capacidade de nutrir também a necessidade do outro. Para tal contribuirá a passagem de Maṅgala pelas nakshatras Punavarsu e Pushya, que levarão Maṅgala a ter que se expressar de forma mais amorosa e nutritiva. Poderá haver falta de foco e dispersão na medida em que Maṅgala irá procurar resposta aos seus desejos e anseios, muitas vezes gastando energia em excesso e sem resultados satisfatórios.

    Budha ( Mercúrio), já habituado a retrogradações, ficará também retrógrado de 26 de novembro a 15 de Dezembro no signo de escorpião. 

    Hari Om

    Maria João Coelho

  • Paulo Abreu Vieira Centro Arshavidya Vedanta

    Gurupūrṇimā (गुरुपूर्णिमा)

    Gurupūrṇimā é um dia dedicado a reconhecer, honrar e reverenciar aquele ou aqueles que consideramos os nossos Gurus (Guru (गुरु = गु escuridão + रु dissipa = “aquele que dissipa a escuridão”), sendo celebrado no primeiro dia de lua cheia, após o solstício, no mês hindu de Āṣādha (julho-agosto).

    Este dia também é celebrado como Vyāsa Pūrṇimā, o dia em que o sábio Veda Vyāsa nasceu. Além de ser considerado o autor do épico Mahābhārata, o mesmo compilou os Vedas.

    Num mundo em que às vezes é difícil discernir o que é um verdadeiro Guru, há características e valores que nos trazem clareza sobre se quem reverenciamos é um verdadeiro Mestre.

    É através da sua conduta dentro e fora de aulas, que observamos essa Verdade refletida em cada ação.

    Para mim e, acredito que para todos nós, o Professor Paulo tem sido um verdadeiro exemplo dessa conduta dhármica e de expressão do Conhecimento em pequenos e grandes gestos, numa atitude totalmente altruísta, amorosa e assertiva com que, ao longo destes 7 anos, têm permanecido um Norte contínuo nesta Vida.

    Nas palavras do querido Swami Sadātmanandaji “ (…) Quando o estudante qualificado vai ter com o professor, o guru definitivamente ensinará. O estudante tem de invocar o guru na pessoa sábia através de uma atitude correcta, seva, etc. e então o ensinamento é dado. Uma pessoa sábia não se considera o guru de toda a gente.

    Perguntaram ao Pujya Swamiji Dayānanda uma vez – “Considera-se um guru indiano?”

    Swamiji disse – “Não, eu sou um guru em relação aos meus discípulos”. 

    Sem ar ou complexo sobre ser um jagadguru.

    Qual é a atitude do śiṣya (aluno) para com o guru?

    A atitude do śiṣya é uma atitude de gratidão pelo ensinamento recebido. Se o śiṣya puder olhar para o guru como uma expressão de Dakṣinamurti, essa é a melhor forma. Caso contrário, pelo menos, olhe para o guru como uma expressão das bênçãos de Iśvara. Pela graça de Iśvara, o guru apareceu na minha vida.

    Qual é a atitude do guru em relação ao śiṣya?

    O guru não menospreza o śiṣya. O guru olha para o śiṣya com amor e respeito. A sua expressão de respeito é diferente na forma de não tomar nenhuma aula como garantida e de não tomar nenhum aluno como garantido. Nesta atmosfera de amor e respeito mútuos, só assim, este vidyā pode ser comunicado. Quando este vidyā é recebido pelo śiṣya, então também o śiṣya continua a sentir gratidão.” *

    Neste dia e nesta tradição, o alun@ demonstra, naquilo que é a sua possibilidade, a gratidão profunda que tem não só pelo Professor, mas por toda a linhagem de Professores e Mestres que mantêm o conhecimento vivo.

    Quem sentir dar um donativo neste dia, poderá encontrar abaixo diferentes formas de doação para o Professor Paulo.

    https://www.paypal.com/paypalme/paulovieiraom

    Mbway –  934867182

    https://wise.com/pay/r/14nmP8GjQ778BG8

    https://wise.com/pay/r/JFSSYgz_FAk6KKo

    https://wise.com/pay/r/dod060suZQH6_AU

    Professor Paulo, gratidão infinita por seres uma Presença constante nas nossas Vidas.

    Que este profundo agradecimento neste dia e em todos que se seguem seja sentida e refletida em palavra, pensamento e ação.

    ॐ श्री गुरुभ्यो नमः |

    Inês Ritto

    *Excerto retirado e traduzido de uma Palestra do Swami Sadātmanandaji por ocasião das Celebrações do Gurupūrṇimā no AVG, Anaikatti a 3 de julho de 2023.

    ** Imagens retiradas de: quora.com e tattvavidya.blogspot.com