• A Mão de Deus Astrologia Védica Maria João Coelho

    ज्योतिष – JYOTIṢA

    A Mão de Deus: Astrologia e a Entrega ao Mistério Divino

    Por detrás de cálculos precisos, observações astronómicas e símbolos, está sempre Ele:
    o Criador! Para os astrólogos antigos, tanto no Ocidente quanto no Oriente, a prática
    astrológica era um ato sagrado. Um modo de se alinhar — em temor, em sabedoria e
    em oração — com os desígnios de Deus!
    Não somos donos do saber, nem dominamos os céus. Somos apenas leitores humildes
    de um mapa escrito por uma mão infinita.
    William Lilly, astrólogo cristão inglês do século XVII, orava antes de abrir um mapa.
    Dizia que nenhum conhecimento, por mais exato que fosse, teria valor sem a presença
    e o sopro de Deus. Ele, como tantos outros antes e depois, compreendia que o mapa
    não é o território e, muito menos, o destino absoluto.
    A astrologia védica também carrega esse mesmo espírito de entrega. Os jyotishis
    invocam Ganesha, Sarasvati e os Mestres antes de iniciar uma leitura. Reconhecem
    que sem a graça divina, nenhum cálculo ou técnica revela a verdade.
    Santo Tomás de Aquino disse que “os astros influenciam, mas não determinam”. Isso
    aplica-se também ao próprio astrólogo: influenciado sim, mas determinado apenas
    pela fé, ética e ligação com o divino.
    Como astrólogos, não podemos fazer o nosso trabalho verdadeiramente se não nos
    colocarmos em estado de escuta, de humildade e de oração. Cada leitura é uma
    contemplação da ordem celeste, um serviço ao outro e a Deus.
    Mais do que prever, o astrólogo quer servir. Ao interpretar, o astrólogo deseja
    inspirar. Mas, acima de tudo, o astrólogo deseja honrar o Mistério que habita em cada
    estrela, em cada ser humano. A astrologia, na sua essência mais pura, não é idolatria
    aos planetas, nem superstição ou manipulação do destino. Ela é uma linguagem
    simbólica da Criação. E ao estudá-la com devoção, nos aproximamos do Criador.
    Por isso, quem verdadeiramente vive a astrologia com alma sabe que nada se revela
    sem a permissão de Deus, nada se interpreta sem a graça divina. Que cada leitura seja
    um ato de devoção e que cada mapa celeste seja uma oração!
    Hari Om
    Maria João

  • O Erro Interior: prajñāparādha

    आयुर्वेद – O Erro Interior: prajñāparādha

    Na sabedoria milenar do Ayurveda, o sofrimento não começa no corpo, nem nos acontecimentos externos. Começa com um desalinhamento interno. Charaka Samhita afirma:

    “A deficiência intelectual, a contenção e a memória; a influência do tempo e das ações; e o contacto nocivo com os objetos dos sentidos — eis as raízes de todo o sofrimento.”

    Este ensinamento fundamental recorda-nos que a cura não se trata apenas de corrigir desequilíbrios físicos. Trata-se de restaurar a clareza do manas (mente) e do buddhi (intelecto). Quando o instrumento interno está turvo, até as condições favoráveis podem levar ao sofrimento.

    Este é o conceito de prajñāparādha — o “crime contra a sabedoria” — uma das principais causas da doença e da miséria, segundo o Ayurveda.

    O que é o prajñāparādha?

    prajñāparādha significa literalmente “ofensa do intelecto”. Acontece quando agimos conscientemente contra aquilo que entendemos ser certo. Não é simples ignorância. É uma desconexão consciente da orientação interna.

    Charaka explica:

    “Quando uma pessoa com o intelecto (dhi), a contenção (dhriti) e a memória (smriti) prejudicados realiza ações prejudiciais, trata-se de prajñāparādha. Agrava todos os doshas.”

    Os Três Pilares da Sabedoria Interior

    prajñāparādha ocorre quando três faculdades são perturbadas:

    • Dhi (discernimento) – quando não conseguimos ver claramente
    • Dhriti (contenção) – quando não nos conseguimos conter
    • Smṛti (recordação) – quando nos esquecemos do que sabemos ser verdade

    Cada um deles, quando obscurecido, leva-nos a escolhas que criam sofrimento. Sabemos, mas não seguimos. Vemos, mas não agimos. Lembramo-nos, mas ainda assim ignoramos.

    Como se manifesta o prajñāparādha

    Charaka enumera vários sinais de desconexão:

    • Ignorar ou forçar os impulsos corporais naturais
    • Excesso de prazer ou atividade
    • Tomar medidas no momento ou no local errado
    • Desconsiderando os professores, os anciãos ou os valores do dharma
    • Permanecer em ambientes ou companhias prejudiciais
    • Agir por ciúme, medo, raiva, ganância, ilusão

    Muitas delas podem parecer comuns hoje em dia, mas o Ayurveda vê-as como sementes de doenças porque refletem uma ruptura interna com a verdade.

    Ritmo, Campos e o Erro Interior

    No Way of Āyurveda, trabalho com uma estrutura baseada em ritmos, que ajuda as pessoas a ver como a desconexão se desenvolve na vida diária. Inclui:

    • Três Ritmos: Return (Retorno), Stability (Estabilidade) e Insight (percepção)
    • Três Campos: Body (Corpo), Mind (Mente) e Relations (Relações) 

    prajñāparādha é, em muitos aspetos, uma perturbação no ritmo. Por exemplo:

    • Quando esquecemos Retorno, não ouvimos a fadiga, o silêncio ou os sinais que dizem “pára”.
    • Sem Estabilidade, caímos no caos ou na compulsão, mesmo quando sabemos que não é bom para nós.
    • Sem Percepção, perdemos o que o momento está a revelar. Continuamos nos mesmos ciclos.

    Estes ritmos movem-se por todos os três campos, Corpo, Mente e Relações. Um momento de ignorar qualquer campo resultará muitas vezes na perturbação dos outros. O que começa subtil torna-se sistémico.

    prajñāparādha não é uma falha moral. É simplesmente um ritmo que nos faz falta. O trabalho não é envergonharmo-nos, mas sim ouvir mais cedo da próxima vez.

    Cura de prajñāparādha

    O Ayurveda ensina que, para curar, precisamos de realinhar o intelecto, a contenção e a memória. Não através da pressão, mas através da purificação do espaço interior.

    • Cultivar  “Sattva” – através do descanso, do silêncio, da simplicidade, do estudo e da companhia correta
    • Regressar a Sadvritta – uma vida ética que apoia a clareza mental
    • Reflexão diária – perguntas gentis e honestas: Agi por conhecimento ou compulsão?

    Conclusão: Ritmo e Memória

    Quando nos afastamos da verdade interior, surge o sofrimento. Não como castigo, mas como um sinal. O antigo termo prajñāparādha nomeia-o claramente.

    Mas o Ayurveda nunca nos deixa com um sentimento de culpa. Ela aponta sempre para o ritmo. Em direção ao regresso. Em direção à recordação.

    Cada pequeno ato de clareza, contenção ou presença é um caminho de regresso.

    Cada retorno é uma cura.

    Cada percepção é graça.

    É assim que caminhamos novamente em direção ao ritmo e ao equilíbrio.

    Ricardo Barreto
    Terapeuta de Ayurveda

    www.instagram.com/ricardo_ayurveda

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  • A Lua na Astrologia Védica: Luz e Sombra

    A Lua na Astrologia Védica: Luz e Sombra

    Chandra (Lua), tal como os pensamentos, movimenta-se de forma rápida e oscilante. Chandra relaciona-se com os nossos processos mentais, emocionais e (in)decisões, representando a nossa mente emocional.

    Governante da noite, Chandra está também intimamente ligado ao conceito das nakṣatras. Estas são asterismos, mansões lunares ou constelações de 13 graus e 20 minutos cada, que corresponde a uma divisão zodiacal em 27 partes, cada uma com a sua especificidade e deidade associada, e representam, na mitologia, as 27 esposas de Chandra Deva. Na medida em que Chandra leva aproximadamente 27 dias a dar a volta completa ao zodíaco, é referido que Chandra se deitaria cada noite com uma esposa diferente. Dado aos prazeres, Chandra acaba por receber influência de cada uma das nakṣatras, sendo que também esse facto é extremamente relevante na análise da personalidade de um jīva (indivíduo).

    Relativamente ao mapa natal, praticamente todos os autores clássicos são da opinião que nascer em śukla-pakṣa (quinzena brilhante) outorga bons resultados, enquanto que nascer em kṛṣṇa-pakṣa (quinzena escura) pode levar a maus resultados. No entanto, Chandra é especialmente fraco durante o quarto minguante, que vai de Kṛṣṇa aṣṭāmi (oitavo dia lunar da quinzena escura) à śukla pratipad (primeiro dia da quinzena brilhante), sendo que em kṛṣṇa-chaturdaśī (décimo quarto dia da quinzena escura) e em amāvāsyā (lua nova) Chandra outorga os piores resultados, pois esses dois dias lunares são classificadas nos clássicos como doṣas (defeitos ou desarmonias que afetam o mapa natal de forma integral).

    Chandra é especialmente forte no quarto crescente, que vai de śukla aṣṭāmi (oitavo dia da quinzena brilhante) à Kṛṣṇa pratipad (primeiro dia da quinzena escura), pois é nesse período que a sua luminosidade é maior e ainda coincide com a sua fase ascendente.

    Na fase cheia, pūrṇima, Chandra detém máxima luz e outorgará bons frutos. Por sua vez na fase nova, amāvāsyā e no dia anterior a este (14º dia da quinzena escura), em kṛṣṇa-chaturdaśī, Chandra detém pouca ou nenhuma luz.

    Na Pūrṇima, a luz da Lua é total. A mente está iluminada, voltada para o mundo externo e material. Pessoas nascidas nessa fase têm tendências expansivas e sociais e são geralmente carismáticas. Um exemplo de nascimento na lua cheia é Donald Trump.

    Na Amāvāsyā, a Lua desaparece do céu. Este é o ponto máximo da introversão. A ausência de luz reflete a potencialidade pura — o campo silencioso onde a semente do despertar espiritual germina.

    Pessoas nascidas em Amāvāsyā frequentemente têm um karma emocional profundo a trabalhar, mas também um chamado interior fortíssimo. Muitas vezes são reservadas, mas possuem intuições refinadas e inclinação à meditação e práticas espirituais.

    RamaKrishna Paramahamsa é um exemplo de nascimento logo a seguir à lua nova.

    Os nakṣatras refinam as qualidades mentais e espirituais da pessoa. Alguns nakṣatras com forte inclinação espiritual são:

    • Ashwini: iniciação espiritual, cura e renascimento.
    • Pushya: nutridor divino, símbolo do Guru.
    • Anuradha: devoção intensa, amor universal.
    • Shatabhishak: conexão com a verdade e o oculto.
    • Revati: símbolo de liberação (mokṣa) e serviço compassivo.

    Quando a Lua está nesses nakṣatras durante a amāvāsyā ou em kṛṣṇa-chaturdaśī, o mapa natal revela um chamado à espiritualidade desde cedo, mesmo que disfarçado por desafios kármicos.

    Devido às suas diferentes fases, é inevitável que possamos sentir nas nossas vidas, no nosso dia a dia, os efeitos destas oscilações de Chandra, assim como pela sua passagem pelos diferentes rāśis (signos), os quais irão impregnar Chandra com as suas caraterísticas peculiares.

    No entanto, cada diferente fase tem a sua energia e deve ser aproveitada para agir de determinada forma:

    – Lua Nova (amāvāsyā): indica quando o mês lunar começa, ou seja, uma nova lunação. Esta fase é boa para criação/planeamento de novas ideias/atividades nas várias áreas da vida. Momento excelente para reflexão, contemplação, estudos.

    Krishna Chaturdashi — o 14º dia da quinzena minguante — é um dia altamente propício para práticas de austeridade, silêncio e desapego. Está associado à dissolução do ego e à transcendência.

    No Shiva Purana, é dito que o Senhor Shiva favorece aqueles que praticam tapas (disciplina espiritual) neste tithi, especialmente na noite que antecede a amāvāsyā.

     – Lua Crescente: fase da lua que convida a agir. Por isso, é um bom momento para iniciativas e resultados rápidos.

    – Lua Cheia (pūrṇima): momento excelente para exposição, visibilidade. Representa o ápice do mês lunar que começou na Lua Nova, de colheita de resultados anteriormente semeados. Fase com muita energia, na qual as emoções poderão manifestar-se de forma mais intensa.

    – Lua Minguante: Esta é uma fase para começar a desacelerar o ritmo, de observação e de maior recolhimento, fase para analisar os resultados das ações das semanas anteriores.

    Hari Om

    Maria João

  • Tríades do Ayurveda

    आयुर्वेद – Tríades do āyurveda

    As Tríades do āyurveda e os Três Desejos que Moldam a Vida Humana 

    No mundo do āyurveda – o sistema de saúde e cura da Índia – o bem-estar não se trata apenas de curar doenças. Trata-se também de compreender as forças que guiam as nossas vidas.

    Um texto ayurvédico, o Caraka Saṃhitā, oferece introspecções não só sobre a medicina, mas sobre a própria natureza humana. Desta tradição surge a ideia de que cada pessoa é movida por três desejos fundamentais – e que compreendê-los é a chave para uma vida equilibrada e com sentido.

    Vamos explorar quais são estes três desejos, porque são importantes e como ainda se aplicam no mundo de hoje.

    1. O Desejo de Viver – Prāṇa eṣaṇā

    No centro de tudo está o desejo de viver – não apenas de existir, mas de viver bem.

    Este é o desejo mais básico e universal. Quando este desejo é forte e claro, cuidamos naturalmente do nosso corpo e mente. É o que nos faz comer alimentos nutritivos, procurar descanso, evitar danos e recuperar de doenças. O āyurveda ensina que preservar o prāṇa, ou a vida, significa viver em harmonia com a natureza – através da alimentação correta (āhāra), do sono (nidrā) e da vida consciente (brahmacarya).

    Sem vida, nada mais é possível – por isso, faz sentido que esta venha primeiro.

    2. O Desejo de Recursos – Dhana eṣaṇā

    Uma vez sustentada a vida, a próxima atração natural é em direção à segurança e a meios de sustentação.

    O āyurveda não foge às necessidades materiais. Reconhece que ganhar riqueza (dhana) é essencial – não como um fim em si mesmo, mas como um meio de viver bem e de cuidar dos outros. O que importa é a forma como o procuramos.

    Tradicionalmente, a agricultura, o comércio, os serviços e outras profissões honestas são consideradas nobres – desde que sejam exercidas sem causar danos, com sentido de ética e de propósito. Por outras palavras: procurar a riqueza, sem se perder no processo.

    3.º O Desejo de Significado – Paraloka eṣaṇā

    O terceiro desejo vai para além desta vida – é o anseio por uma existência significativa para além da morte.

    Isto pode assumir a forma de curiosidade espiritual, questões sobre a vida após a morte ou um desejo de deixar um legado de boas ações.

    Nem toda a gente acredita no renascimento (punarjanma), e o āyurveda reconhece isso. Mas também sublinha que muitos professores e textos sábios defendem a visão de que as nossas ações têm consequências para além desta vida – aquilo a que alguns chamam karma. Quer vejamos isto simbolicamente ou literalmente, a lição é simples: viva de uma forma da qual se orgulharia, quer alguém esteja a olhar ou não.

    As Tríades Poderosas do āyurveda – A Estrutura da Vida e da Saúde

    O āyurveda adora o número três. Vejamos algumas das principais tríades que o āyurveda que indicam os factores envolvidos em manter uma boa saúde

    1. Os Três Pilares da Vida (Traya Upastambhāḥ)

    Apoiam uma vida longa, forte e saudável:

    • Āhāra – alimentação e nutrição

    • Nidrā – descanso e sono

    • Brahmacarya – regulação dos sentidos ou conduta consciente

    Sem eles, nem os melhores medicamentos vão ajudar.

    2. Os Três Tipos de Força (Trividha Bala)

    A sua energia e resiliência provêm de:

    • Sahaja – força inata ou constitucional

    • Kālaja – força que muda com as estações do ano e a idade

    • Yuktikṛta – força adquirida através da dieta, estilo de vida e hábitos

    3. As três causas básicas da doença

    A doença não acontece por acaso. O āyurveda diz que isto vem de três coisas principais:

    • Asātmyendriyārtha-samyoga – mau uso dos sentidos (como por exemplo, sobre-exposição a ruídos altos 

    • Prajñāparādha – erros do intelecto (como fazer conscientemente o que é prejudicial)

    • Pariṇāma – os efeitos naturais do tempo e das mudanças sazonais

    4. Os três tipos de doenças (Trayo Rogāḥ)

    As doenças classificam-se em:

    • Nija – interno (causado pelo desequilíbrio dos doṣas)

    • Āgantuka – externo (causado por lesão, infeção, etc.)

    • Mānasa – mental ou emocional (causado pelo apego, perda, medo, etc.)

    5.º Os Três Caminhos da Doença (Trayo Roga Mārgāḥ)

    As doenças viajam por diferentes sistemas do organismo:

    • Śākhā – vias periféricas (pele, sangue, tecidos)

    • Marmāsthi Sandhi – pontos vitais e articulações

    • Koṣṭha – núcleo ou tubo digestivo

    Compreender onde se encontra uma doença ajuda a determinar o tratamento.

    6. Os três tipos de médicos (Trividha Bhiṣajaḥ)

    Nem todos os médicos são iguais. O āyurveda reconhece:

    • Chadmacara – impostores que parecem ser o papel, mas não têm conhecimento

    • Siddha-sādhita – pretendentes que agem como hábeis, mas não o são

    • Jīvitābhisāra – verdadeiros curadores com conhecimento, sabedoria e compaixão

    7. As Três Categorias de Tratamento (Trividham Auṣadham)

    A cura pode acontecer através de:

    • Daiva-vyapāśraya – práticas espirituais (mantras, rituais)

    • Yukti-vyapāśraya – métodos racionais (dieta, medicamentos, terapias)

    • Sattvāvajaya – treino mental (retirada da mente de pensamentos prejudiciais)

    8. Os três tipos de procedimentos médicos

    No tratamento do corpo, as terapias dividem-se em:

    • Antaḥ-parimarjana – limpeza interna (medicamentos, dieta)

    • Bahiḥ-parimarjana – tratamentos externos (massagem, vapor)

    • Śastra-pranidhāna – procedimentos cirúrgicos e físicos (incisão, destartarização, terapia com sanguessugas)

    Tríades e o panorama geral

    Estas tríades não são apenas listas – formam a estrutura fundamental do āyurveda. 

    Juntos, ajudam-nos a compreender:

    • O que nos move (desejos)

    • O que nos sustenta (pilares da vida)

    • O que nos fragiliza (causas de doença)

    • Como adoecemos (percursos e tipos de doença)

    • Quem pode ajudar (tipos de médicos)

    • Como curar (terapias e tratamentos)

    Quer esteja a lidar com um problema de saúde, a pensar no propósito da sua vida ou apenas a tentar melhorar a sua rotina, estes insights intemporais podem servir como uma bússola.

    A prevenção é o melhor remédio

    Uma das principais mensagens do āyurveda é: não espere ficar doente para levar a sua saúde a sério.

    A doença, assim como um incêndio, começa geralmente pequena. Se ignorarmos os primeiros sinais – fadiga, ansiedade, problemas digestivos – permitimos que cresça. Mas, prestando atenção, mantendo-nos firmes nos bons hábitos e procurando ajuda quando as coisas parecem “estranhas”, podemos evitar muito do sofrimento que vem depois.

    Ou como dizem os textos: o sábio trata a doença quando esta ainda é jovem.

    Conclusão

    A perspetiva de vida do āyurveda é profundamente humana – não nos pede para sermos santos ou ascetas, mas para vivermos vidas conscientes, equilibradas e com propósito.

    Os três desejos não são distrações. São a própria estrutura da motivação humana. 

    O āyurveda ensina-nos como usar a sabedoria para criar saúde duradoura – física, emocional e espiritual. Trata-se de nos compreendermos mais profundamente e de vivermos em sintonia com esse entendimento.

    Ricardo Barreto

    Terapeuta de Ayurveda

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  • artigo ricardo barreto

    आयुर्वेद – ācāra rasāyana

    No vasto oceano do Ayurveda, rasāyana destaca-se como um caminho para o rejuvenescimento e a vitalidade. De acordo com o caraka saṃhitā, rasāyana não se trata apenas de tomar ervas ou tónicos — é uma abordagem holística para viver uma vida longa, saudável e gratificante. 

    Baseadas no equilíbrio e na harmonia, as terapias de rasāyana têm como objetivo fortalecer a imunidade, melhorar a memória e promover o bem-estar geral. Seja através de formulações nutritivas, da vida consciente ou da adoção de hábitos virtuosos, elas oferecem uma orientação intemporal para qualquer pessoa que procure florescer de dentro para fora. Um aspecto integrante disto é o ācāra rasāyana, que enfatiza a importância da conduta ética e das escolhas de estilo de vida para alcançar o bem-estar ideal.

    ācāra rasāyana (rejuvenescimento comportamental):

    ācāra rasāyana sublinha o profundo impacto do comportamento e da disposição mental na saúde. Passa pela adoção de virtudes e práticas que nutrem tanto a mente como o corpo, levando ao rejuvenescimento holístico.

    Os principais componentes incluem:

    Conduta Pessoal:

    • Verdadeira e livre de raiva
    • Abstenção de álcool e de relações inapropriadas
    • Não violenta e calma
    • Fala calma e relaxada

    Práticas espirituais e mentais:

    • Envolvida na meditação e limpeza
    • Perseverante e caridosa
    • Prática penitência e adora deuses, vacas, brâmanes, gurus, preceptores e anciãos
    • Dedicada aos livros sagrados e à espiritualidade

    Hábitos de estilo de vida:

    • Dorme de forma equilibrada
    • Consome ghee extraído do leite rotineiramente
    • Considera o lugar e o tempo com propriedade
    • Mantém o autocontrolo e a simplicidade

    Traços sociais e emocionais:

    • Amorosa e compassiva
    • Mantém a companhia dos mais velhos
    • De mente positiva e sem presunção
    • Bem comportada e vigilante

    Ao incorporar estas virtudes, a pessoa pode obter benefícios semelhantes aos das terapias tradicionais rasāyana, como a melhoria da imunidade, acuidade mental e estabilidade emocional.

    Integração com outras práticas rasāyana:

    Embora o Ācāra rasāyana se concentre nos aspectos comportamentais, complementa outras formas de terapia rasāyana:

    Kutipraveshika rasāyana (regime interno): implica submeter-se a terapia em isolamento, aderindo a protocolos rigorosos de dieta e estilo de vida.

    Vātātapika rasāyana (regime ao ar livre): permite que os indivíduos continuem as atividades diárias enquanto seguem práticas específicas de rejuvenescimento.

    Integrar o Ācāra rasāyana com estas terapias garante uma abordagem abrangente à saúde, abordando as dimensões física e mental.

    Conclusão:

    O Caraka Samhita apresenta o rasāyana como uma abordagem multifacetada para o rejuvenescimento, com o Ācāra rasāyana a destacar o papel fundamental da conduta ética e do estilo de vida para alcançar a saúde holística. Ao adotar estas diretrizes comportamentais, os indivíduos podem alcançar não só a vitalidade física, mas também o bem-estar mental e espiritual.

    Ricardo Barreto

    Terapeuta de Ayurveda

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  • Artigo Guru de Maria João Coelho

    Guru (Júpiter) em Mithuna (Gémeos)

    Guru entrará no signo de Gémeos no dia 14 de maio de 2025 e lá ficará até dia 2 de junho de 2026. Entre finais de Outubro e Dezembro deste ano passará por câncer ( caranguejo), mas regressará logo de seguida a gémeos.  A entrada definitiva em câncer acontecerá, portanto, a 2 de junho de 2026, onde permanecerá cerca de um ano também. 

    Gémeos é um signo de ar e dual, regido por Budha ( Mercúrio), associado à expansão, comunicação, flexibilidade, dispersão, conhecimento, tecnologia e sociedade. 

    Embora Guru e Budha não estabeleçam entre si uma relação de amizade,  e apesar do signo de gémeos estar oposto ao signo de sagitário,  principal regência de Guru, nos textos clássicos são referidos pontos positivos acerca do posicionamento de Guru neste signo. Sendo gémeos  um signo humano, afável e cortês e regido por um benéfico,  Guru costuma sentir-se minimamente confortável neste signo.

    Assim, podemos esperar, em termos globais, desenvolvimento ao nível dos estudos e descobertas relacionadas com os diferentes tipos de conhecimento, com as novas tecnologias, com a inteligência artificial, com a comunicação social, viagens aéreas e especiais, e ainda o debate sobre questões sociais, éticas e morais que, serão, certamente, muito importantes no futuro que se aproxima.

    Ao longo do seu trânsito pelo signo de gémeos, Guru transitará pelas naksatras Ardra ( até meados de agosto) e depois por Punarvasu.

    Desta forma, após um período de transição mais difícil, de resolução de alguns conflitos e de algumas limpezas necessárias que Ardra poderá trazer, em Punarvasu, Guru poderá então manifestar um lado mais inovador e liberal. Esta naksatra está relacionada à expansão,  à renovação e posterior aperfeiçoamento. 

    Em termos natais, a casa no nosso mapa por onde transitará Guru, em  Gémeos, terá tendência a ser expandida e beneficiada. Se durante este trânsito Guru tocar em grahas ( planetas) maléficos, tenderá a suavizá-los e se tocar em grahas benéficos, trará boa fortuna, mas possivelmente alguma indulgência.

    Guru aspecta com a máxima força as casas 7, 5 e 9 a partir da sua posição, logo, em Gémeos, poderá ter um impacto maior nas casas onde temos os signos de Sagitário,  Libra ( Balança) e Aquário.

    O impacto mais ou menos positivo dependerá muito da força do Guru no nosso mapa e das configurações restantes. Mais uma vez, aconselho a leitura da newsletter que foca o tema de Guru, para melhor entendimento.

    Resultados tendencialmente mais positivos serão esperados para quem possui o lagna (ascendente) nos signos de Gémeos, Leão, Libra, Virgem, Sagitário, Aquário e Peixes.

    Hari Om

    Maria João Coelho

  • Saturno Shani AI

    ज्योतिष – JYOTIṢA

    Śani (Saturno) em Mina (Peixes)

    Śani entrou no passado dia 29 de março no signo de Mina (peixes) e permanecerá neste signo até dia 23 de fevereiro de 2028, embora entre junho e outubro de 2027 ele chegue a entrar e a permanecer no signo de áries (carneiro) antes de retrogradar para o signo de peixes novamente. Após cerca de 2,5 anos no signo de aquário, um dos seus signos e onde detinha muita força, Śani ficará agora até 2028 no signo de peixes sobre a alçada de Guru (Júpiter), o graha (planeta) que rege o signo de peixes.

    Peixes é um signo de água, de modalidade dual e de natureza sattvica (equilibrada, pura) muito associado à espiritualidade, mas também a um lado mais fantasioso, sonhador e com potencial escapista.

    Antes de continuar, convido todos os que não tiveram ainda oportunidade de ler a newsletter (julho de 2022) na qual falo acerca de Saturno, para o fazerem, pois, entender o que Saturno representa, é fundamental para perceber tudo aquilo pelo qual ele nos poderá fazer passar ao longo deste período. Saturno não é apenas o que restringe e pune, é também aquele com maior capacidade de nos ensinar e fazer crescer. Não da forma mais leve, isso é certo, mas da forma como precisamos e, claro, sempre de acordo com os nossos karmas.

    Importante verificar, em primeiro lugar, em que casa astrológica temos o signo de peixes no nosso mapa e quais os grahas (planetas) ali presentes assim como as casas e os planetas situados nos signos de touro, virgem e sagitário, pois serão ativados também pelo olhar de Śani.

    Como graha maléfico, Śani atua predominantemente de forma mais severa, podendo levar a perdas e prejuízos, desonras, infortúnios, medos e inseguranças, desentendimentos, mas, atuando de forma mais benéfica, pode levar a progresso material, vitórias, capacidade de trabalho e foco, persistência, honras.

    De forma generalizada, coloco abaixo os possíveis principais resultados para este trânsito de Śani em Peixes, pelas casas, tendo em conta o lagna (ascendente). Os resultados efetivos dependerão da conjugação de muitos e variados fatores do mapa astrológico de cada um, inclusive a força e posicionamento de Saturno no mapa, aspetos que faz com outros planetas e períodos planetários em que cada um se encontra. Desta forma, os resultados poderão variar muito.

    Lagna/Ascendente

    Mesha (Carneiro / Áries)

    Śani estará na casa 12 a partir do lagna, é o regente da casa 11 na casa 12 e aspecta (olha), com maior força, as casas 2, 6 e 9.

    Possibilidade de aumento dos gastos, despesas, prejuízos, tristezas, isolamento, perda de reconhecimento, problemas de saúde e deslocações.

    Momento propício para aprender a diminuir as expectativas e fluir com a vida.

    Início do Sade Sati (últimos 2,5 anos) para os que possuem a Lua (Chandra) neste signo – período difícil de 7,5 anos no qual Śani transita pelo signo da lua, pelo signo anterior (casa 12 a partir da lua) e pelo signo seguinte (casa 2 a partir da lua).

    Vrshabha (Touro)

    Śani estará na casa 11 a partir do lagna, é o regente da casa 10 na casa 11 e aspecta (olha), com maior força, as casas 1, 5 e 8.

    O trabalho árduo poderá vir a ser recompensado, com progresso económico e material. Importante não deixar para depois o que há para fazer.

    Não perder tempo e trabalhar com dedicação, para colher esses frutos.

    Poderão existir algumas dificuldades para a mãe e para os amigos. É um excelente momento para refletir acerca das verdadeiras amizades.

    Mithuna (Gémeos)

    Śani estará na casa 10 a partir do lagna, é o regente da casa 9 na casa 10 e aspecta (olha), com maior força, as casas 12, 4 e 7.

    Posicionamento potencialmente favorável para progresso na carreira. Possibilidade de mudanças a nível profissional e a nível de residência.

    É tempo para investir na profissão e ter em atenção os possíveis conflitos a nível relacional.

    Karka (Caranguejo /Câncer)

    Śani estará na casa 9 a partir do lagna, é o regente da casa 8 na casa 9 e aspecta (olha), com maior força, as casas 11, 3 e 6.

    É o final da passagem de Śani pela casa 8 nos últimos 2,5 anos o que pode ter trazido alguns infortúnios. Não ficar preso ao passado, mas, apesar disso, é importante evitar o excesso de otimismo.

    Possibilidade de viagens e deslocações, tendência para problemas de saúde, problemas com inimigos. Conselho: dedicação a causas sociais.

    Simha (Leão)

    Śani estará na casa 8 a partir do lagna, é o regente da casa 7 na casa 8 e aspecta (olha), com maior força, as casas 10, 2 e 5.

    É o início do período da passagem de Śani pela casa 8, o que pode representar um período desafiante. Perdas, doenças e sofrimentos, mudanças no trabalho, incapacidade de levar projetos para a frente, são alguns dos possíveis resultados. É muito importante fortalecer a mente e o corpo. Poderão existir ganhos materiais provenientes de heranças e recursos de outros.

    Kanya (Virgem)

    Śani estará na casa 7 a partir do lagna, é o regente da casa 6 na casa 7 e aspecta (olha), com maior força, as casas 9, 1 e 4.

    O tema afetivo estará em destaque. Ter em atenção os relacionamentos (afetivos e parcerias profissionais), os quais poderão passar por uma fase mais delicada. Possibilidade de problemas de saúde. Necessidade de observar os desejos com cuidado e tomar decisões acertadas e objetivas.

    Tula (Balança / Libra)

    Śani estará na casa 6 a partir do lagna, é o regente da casa 5 na casa 6 e aspecta (olha), com maior força, as casas 8, 12 e 3.

    Possibilidade de prosperidade, vitória sobre os inimigos e tendência a boa saúde. Importante cuidar do corpo, instaurar bons hábitos, focar em pensamentos positivos, escutar os outros e não cair em comportamentos de procrastinação.

    Vrishkha (Escorpião)

    Śani estará na casa 5 a partir do lagna, é o regente da casa 4 na casa 5 e aspecta (olha), com maior força, as casas 7, 11 e 2.

    O principal foco estará no tema dos filhos. Poderão existir algumas questões mais difíceis de lidar a nível familiar. Possibilidade de mudanças na carreira, estabilidade financeira (evitar empréstimos e dívidas). Maior interesse pelos estudos.

    Dhanus (Sagitário)

    Śani estará na casa 4 a partir do lagna, é o regente da casa 3 na casa 4 e aspecta (olha), com maior força, as casas 6, 10 e 1.

    Aqui, o principal objetivo de Śani é fazer com que a pessoa saia da sua zona de conforto. Aprender a deixar fluir e usufruir de novas experiências. Poderão existir mudanças/problemas familiares e relacionados com habitação, imóveis. Possibilidade de deslocações e mudanças de residência.

    Makara (Capricórnio)

    Śani estará na casa 3 a partir do lagna, é o regente da casa 2 na casa 3 e aspecta (olha), com maior força, as casas 5, 9 e 12.

    Boas perspetivas: vitórias, felicidade, honras, aquisições, coragem capacidade de iniciativa, libertação de medos.

    Terminou o Sade Sati para os que possuem a Lua (Chandra) neste signo – período difícil de 7,5 anos no qual Śani transita pelo signo da lua, pelo signo anterior (casa 12 a partir da lua) e pelo signo seguinte (casa 2 a partir da lua).

    Kumbha (Aquário)

    Śani estará na casa 2 a partir do lagna, é o regente da casa 1 na casa 2 e aspecta (olha), com maior força, as casas 4, 8 e 11.

    Infortúnios, problemas com familiares e financeiros, deslocações e mudanças de residência. Necessidade de ter em atenção a forma de comunicação. Momento propício para dietas.

    Última fase do Sade Sati (últimos 2,5 anos) para os que possuem a Lua (Chandra) neste signo – período difícil de 7,5 anos no qual Śani transita pelo signo da lua, pelo signo anterior (casa 12 a partir da lua) e pelo signo seguinte (casa 2 a partir da lua).

    Mina (Peixes)

    Śani estará na casa 1 a partir do lagna, é o regente da casa 12 na casa 1 e aspecta (olha), com maior força, as casas 3, 7 e 10.

    Possibilidade de dificuldades nos relacionamentos, problemas com inimigos, possíveis problemas de saúde. Possibilidade de conquistas e honras. Possibilidade de deslocações e mudança de residência. Necessidade de maior conexão interna e capacidade de desapego dos resultados.

    Auge do Sade Sati para os que possuem a Lua (Chandra) neste signo – período difícil de 7,5 anos no qual Śani transita pelo signo da lua, pelo signo anterior (casa 12 a partir da lua) e pelo signo seguinte (casa 2 a partir da lua).

    Hari Om

    Maria João Coelho

    Imagem gerada por AI

  • Kapha Prakrti

    आयुर्वेद – Kapha Prakṛti

    Natureza do kapha doṣa

    Kapha, um dos três doṣas, emerge dos elementos jala (água) e pṛthvi (terra).

    Os seus atributos (guṇas) estão descritos no aṣṭañga ḥṛdayam como:

    snigdhaḥ śīto gururmandaḥ ślakṣṇo mṛtsnaḥ sthiraḥ kaphaḥ

    • snigdhaḥ (untuoso) 
    • śīta (frio)
    • guru (pesado) 
    • mandaḥ (lento) 
    • ślakṣṇa (suave)  
    • mṛtsnaḥ (pegajoso) 
    • sthiraḥ (estável)

    Características de kapha prakṛti

    As manifestações de kapha Prakṛti variam entre os textos clássicos. Aqui estão algumas descrições notáveis:

    CARAKA SAṀHITĀ

    Atributos baseados nas qualidades 

    • snigdha: devido à sua untuosidade, possui órgãos untuosos
    • ślakṣṇa: devido à suavidade, órgãos suaves
    • mṛdu: devido à suavidade tem órgãos agradáveis, delicados e belos
    • madhura: tem sémen abundante, libido e mais descendência
    • sāra: a pessoa excelente tem um corpo compacto e estável
    • sāndra: todos os órgãos estão bem desenvolvidos e perfeitos
    • manda: lentidão nas atividades, dieta e fala; 
    • stimita: devido à estabilidade, início retardado, irritação e lentidão na mudança de atitude
    • guru: devido ao peso, os movimentos são suportados com essência e estabilidade
    • śīta:  devido ao frio, pouca fome, sede, calor e transpiração, 
    • vijjala:  devido à viscosidade, os ligamentos articulares bem unidos e fortes
    • acchaḥ: devido à clareza, os olhos claros, rosto com tez clara e untuosa e voz afetuosa

    Devido à presença destas qualidades, as pessoas com uma personalidade dominada por kapha são fortes, ricas, instruídas, corajosas, calmas e com longevidade

    SUŚRUTA SAṀHITĀ

    Características físicas: 

    • boa aparência, aparência agradável, corpo proporcional, forte
    • olhos brancos e avermelhado nas pontas
    • pele untuosa, pelos longos e profundamente enraizados, por vezes também podem ser cabelos encaracolados
    • voz profunda, barítono

    Características  psicológicas:

    • prefere o sabor doces, Kritajña (grato)
    • é grata e mentalmente forte, tolerante, não ganancioso
    • boa memória, inimizades de longa data, tolerante ao stress
    • sonha com coisas agradáveis como lagos, lótus, cisnes, pássaros, etc.

    Características  sociais: 

    • obediente e respeitador para com os mais velhos
    • bons hábitos de leitura
    • relações leais de longa data
    • fala seletivamente com palavras escolhidas
    • boa riqueza

    AṢṬĀṄGA HṚDAYAM

    • descreve as mesmas qualidades presentes nos outros 2 textos

    Terminamos assim a descrição das 3 prakṛtis. 

    Convém relembrar que existem 7 tipos de prakṛti baseadas na predominåncia dos doṣas:

    • vāta
    • pitta
    • kapha
    • vāta pitta
    • pitta kapha
    • vāta kapha
    • samadoṣa

    Portanto nos casos em que existe a predominåncia de 2 doṣas as características serão misturadas 

    Ricardo Barreto

    Terapeuta de Ayurveda

    www.instagram.com/ricardo_ayurveda

    Photo by Avery Nielsen-Webb on pexels.com

  • Pitta dosha Ricardo Barreto

    आयुर्वेद – Pitta Prakṛti

    Natureza do pitta doṣa

    Pitta, um dos três doṣas, emerge dos elementos tejas (fogo) e jala (água).

    Os seus atributos (guṇas) estão descritos no aṣṭañga ḥṛdayam como:

    sasneha tīkṣṇa uṣṇaṃ laghu visraṃ saraṃ dravam

    • sasneha – ligeiramente unctuoso
    • tīkṣṇa – penetrante
    • uṣṇaṃ – quente
    • laghu – leve
    • visraṃ – cheiro desagradável
    • saraṃ – fluído
    • dravam – líquido

    Características de pitta prakṛti

    As manifestações de pitta prakṛti variam entre os textos clássicos. Aqui estão algumas descrições notáveis:

    Caraka Saṁhitā

    Pitta é quente (usṇa), penetrante (tikṣṇna), líquido (drava), de cheiro desagradável (visram), azedo (amla) e pungente (kaṭu).

    • devido a uṣṇa, as pessoas com predominância de pitta são intolerantes ao calor, vulneráveis a distúrbios devido ao calor, corpos delicados e bonitos, muitas pintas, sardas, pintas pretas e borbulhas, fome e sede excessivas, aparecimento precoce de rugas, envelhecimento e queda de cabelos, principalmente barba/bigodes finos e castanhos
    • devido a tikṣṇa, atuação e valor aguçados, intenso poder digestivo, ingestão de muita comida e bebida, falta de resistência, comer com frequência
    • devido a drava, articulações e músculos frouxos e moles, excesso de transpiração, micção e defecação
    • devido a visram a carne na axila, boca, cabeça e corpo
    • devido a kaṭu e amal há menos sémen, libido e pouca descendência
    • devido à presença destas qualidades, as pessoas com predominância de pitta são moderadas em força, esperança de vida, conhecimento, compreensão, riqueza e meios.

    Suśruta Saṁhitā

    • excesso de suor
    • unhas, olhos, língua, lábios, palmas das mãos e pés vermelhos acobreados
    • pele enrugada, cabelos grisalhos, calvície precoce
    • excesso de apetite
    • desgosta o calor
    • inteligente
    • vê flores vermelho-amareladas, relâmpagos, fogo, meteoros de fogo, etc. em sonhos
    • corajosa, assume riscos
    • Semelhança comportamental com animais como serpente, mocho, tigre, etc 

    Aṣṭāṅga Hṛdayam

    • bom apetite
    • partes do corpo quentes ao toque
    • desejam alimentos doces, amargos e adstringentes
    • gostam de comidas, estações e locais mais frescos
    • mais evacuação de fezes e urina
    • menos paciência e irritam-se facilmente

    A continuar…Ricardo Barreto
    Terapeuta de Ayurveda
    www.instagram.com/ricardo_ayurvedaPhoto by Maris Rhamdani on pexels.com

  • Eclipses 2025

    Eclipses 2025

    Nota: Para melhor entendimento do fenómeno dos eclipses, aconselho a leitura das newsletters referentes aos nodos lunares: Rāhu e Ketu.

    Os nodos lunares andam sempre em sentido retrógrado e demoram cerca de 19 meses em cada signo. Rāhu e Ketu, os Chāyā grahas (planetas sombra) correspondem aos pontos do eclipse.

    Desde 2023 que o eixo no qual os eclipses têm ocorrido corresponde ao eixo Peixes/Virgem e assim continuou durante todo o ano de 2024 e apenas a 18 de maio de 2025 irá alterar o seu eixo de manifestação. 

    Novo eixo dos eclipses 

    A passagem dos nodos, Rahu e Ketu, irá ocorrer, entre Maio de 2025 e Dezembro de 2026, no eixo Leão/ Aquário. Rahu transitará por Aquário e Ketu transitará por Leão. 

    Os eclipses afectarão em particular quem tiver grahas ( planetas) neste eixo ou quando esse eixo corresponde a áreas importantes do mapa. De qualquer forma, as casas onde ocorrem os eclipses terão os seus temas afectados por estas energias.

    Verifique em que casas astrológicas tem estes dois signos, pois os assuntos significados por essas casas, serão alvo de mudanças e muita actividade/ instabilidade/mudança.

    Quanto mais visível o eclipse na região onde nos encontramos, maior os seus efeitos.

    Os efeitos dos eclipses podem ocorrer até cerca de seis meses após a sua ocorrência, sendo responsáveis, muitas vezes, por mudanças abruptas na vida da pessoa, correspondendo a finais ou inícios de novos ciclos. São períodos que fogem por completo ao nosso controlo e quando decisões são tomadas, mudam, por completo, a nossa vida.

    Em termos mundiais, este eixo de eclipses irá ter um impacto grande ao nível dos poderes ( luta de poderes) e lideranças, ao nível dos ideais, ideias, criatividade, inovação, questões intelectuais e  busca pela informação e conhecimento.

    Será uma nova ordem baseada na luta pelo poder do conhecimento, na qual terá um grande impacto a Inteligência Artificial.

    Os eclipses, em 2025, ocorrerão nas seguintes datas:

    14 Março: eclipse lunar (29° Leão)

    Será visível na Europa, África e América  Norte, América Central e América Sul.

    29 março: eclipse solar parcial ( 14° peixes) 

    Será visível no Canadá,  Europa, Norte África.

    7 Setembro: eclipse lunar total (21° Aquário)

    Será visível Europa, Brasil, Ásia, África, Austrália. 

    21 Setembro: eclipse solar parcial ( 4° virgem)

    Será visível em Ásia, Austrália,  Nova Zelândia, Antártica.

    No endereço 

    https://www.timeanddate.com poderão consultar todas as zonas nas quais os eclipses serão visíveis, podendo, por esse motivo, serem mais afectadas pelos seus efeitos.

    Recomendação para os eclipses

    O mais relevante será mesmo a prática de japa com o mantra pessoal. 

    É igualmente recomendado escutar o “Hanuman Chalisa“.

    Algumas orientações dos śāstras relacionadas aos eclipses ( grahana) são:

    1. Numa faixa de três dias antes e após o eclipse, nenhuma atividade material auspiciosa deve ser iniciada.

    2. Mulheres grávidas jamais devem olhar um grahana (eclipse) e nem sequer sair de casa durante tal evento. Mulheres grávidas também não devem quebrar varas, moer grãos, fazer pão, cozinhar, cortar e limpar durante grahanas, pois tudo isso afetará a criança.

    3. Não se deve cochilar numa faixa de quatro horas antes e depois do grahana.

    4. Não se deve comer durante Sūrya ou Chandra grahana. Idealmente, a última refeição deve ser feita doze horas antes do Sūrya grahana ou nove (outros dizem seis) antes do Chandra grahana.

    5- Crianças, velhos e doentes são exceção e podem jejuar por três horas apenas. Alimento cozido antes de um grahana não deve ser consumido após este, deve ser jogado fora. Quando o luminar se põe antes do fim do grahana, só se deve comer no dia seguinte, após ter visto o luminar novamente

    em sua ascensão. Um banho é necessário nessa situação antes de se alimentar.

    6. Os resultados dos sacrifícios/práticas espirituais realizadas durante saṅkrānti, Sūrya vāsara, saptamī, vaidhṛti, vyatīpāta, hasta, tvaṣṭṛ, punarvasu, ekādaśī, caturdaśī, aṣṭamī, āmāvāsya e pūrṇimatithī são multiplicados centenas de vezes, mas os dos grahanas multiplicam-se milhões de vezes, de acordo o Padma purāṇa. Entre os muitos sacrifícios propostos nos textos sagrados, nenhum se equipara ao cantar do santo nome de Śrī Hari. Na própria Gītā, Śrī Kṛṣṇa diz que entre os sacrifícios espirituais, Ele é o cantar murmurado do mantra – yajñānāṁ japa-yajño’smi.

    7. Atividade sexual é desaconselhável 24 horas antes e depois de um grahana, mas, idealmente, deve-se considerar 72 horas antes e depois. Crianças nascidas após o ato sexual realizado durante um grahana, podem nascer com anomalias, mau caráter, etc.

    8.Folhas de tulasī podem ser depositadas sobre os alimentos para protegê-los da contaminação inerente ao momento dos eclipses.

    9. Não se deve cultivar a terra durante um grahana, nem remover as folhas de uma tulasī.

    10. Até o fim do grahana deve-se recitar japa, jejuando de sono.

    11. Após o grahana deve-se trocar de roupas.”

    Hari Om 

    Maria João Coelho 

  • shiva

    Śiva como símbolo de transformação no caminho espiritual

    No caminho espiritual, Śiva é um símbolo poderoso de transformação. Ele representa a força que dissolve aquilo que não é real, aquilo que nos mantém presos à identificação com o ego, com o corpo e com a mente e ensina-nos que a destruição não é um fim, mas uma passagem — um revelar do que é verdadeiro e imutável. Tal como o Vedanta nos relembra, a nossa verdadeira essência não está no que pensamos ser, mas naquilo que simplesmente é: a consciência pura, o “Eu Sou” além de todas as formas.

    Ao olharmos para Śiva, vemos um mestre de desapego. Sentado em profunda meditação no cume do Monte Kailash, Śiva não rejeita o mundo, mas transcende-o e mostra-nos que o desapego não é renúncia, mas a compreensão de que nada do que é material ou passageiro nos define. Somos muito mais do que o corpo, do que as emoções ou os pensamentos. Śiva aponta, assim sendo, para o que está além de tudo isso, para a realidade última que no Vedanta chamamos de Brahman — o Uno, o eterno, o que nunca muda.

    Na dança de Śiva, a grande dança cósmica de criação e destruição, encontramos uma lição profunda sobre o fluxo da vida: tudo o que nasce um dia desaparecerá e tudo o que surge um dia se dissolverá. E, no entanto, aquilo que observa este movimento, a consciência pura que é o próprio Śiva, permanece intocada. Quando compreendemos isto, deixamos de resistir às mudanças e passamos a aceitar o fluxo natural da existência. Não somos as ondas que sobem e descem; somos o oceano onde tudo acontece.

    Na própria meditação ou contemplação existe um caminho direto para esta compreensão. Quando nos sentamos em silêncio, começamos a perceber que os pensamentos, as emoções e as sensações corporais são transitórios, como nuvens que passam. Śiva, como o Ādi Yogi, o primeiro yogi, convida-nos a ir além dessas nuvens e a repousar no céu ilimitado da consciência. 

    A relação de Śiva com Parvati, a sua esposa, traz-nos outra camada de compreensão. Ele é a consciência, ela é a energia; juntos, representam a unidade entre o imutável e o dinâmico. Da mesma forma, dentro de nós, a quietude e o movimento coexistem. Não precisamos assim de rejeitar o mundo para encontrar Śiva, mas reconhecer que o mundo é uma expressão da mesma verdade que habita em nós. 

    Śiva também pode ser visto como um símbolo de compaixão e abertura. Não precisamos de complexas práticas ou rituais elaborados para nos conectarmos a ele. Basta um coração sincero, uma vontade genuína de conhecer a verdade. Esta simplicidade reflete a essência do caminho do Vedanta: o reconhecimento de que o divino não é algo a ser alcançado, mas algo que já está presente, aqui e agora.

    Por fim, Śiva ensina-nos sobre renascimento. Quando tudo o que acreditávamos ser começa a cair, quando as estruturas que construímos se desmoronam, é aí que a verdade emerge. A destruição de Śiva não é um castigo, mas uma bênção, pois tem a capacidade de destruir o falso para revelar o real. E, ao compreendermos isso, percebemos que não nascemos ou morremos, mas aquilo que observa o nascimento e a morte.

    Reverenciar Śiva no caminho espiritual torna-se então um um convite para redescobrirmos a nossa verdadeira natureza. Não como indivíduos separados, mas como a essência única que permeia tudo. 

    ओं नमः शिवाय |

  • transitos astrologicos maria joao coelho

    1° semestre do ano  – trânsitos astrológicos mais relevantes 

    Nesta primeira edição de 2025, gostaria de dar indicações acerca das datas dos principais aspetos astrológicos até junho de 2025, de acordo com a astrologia védica. 

    Para melhor entendimento de alguns termos, aconselho a leitura de artigos que já escrevi noutras edições:

    • Relativamente à debilitação de Marte, aconselho a leitura da newsletter número 39, de outubro de 2024, na qual refiro o significado do trânsito astrológico, até junho, deste planeta pelo signo de câncer ( caranguejo), o seu signo de debilitação.
    • Quanto aos temas da combustão e retrogradação,aconselho a leitura da newsletter número 30, de novembro de 2023.

    No próximo mês falarei sobre os principais efeitos dos eclipses que ocorrerão no novo eixo aquário-leão.

    Em março o texto será referente ao trânsito de dois anos e meio de Saturno por peixes ( a partir de final de março) e impactos gerais para cada ascendente e em abril escreverei sobre a entrada de Júpiter no signo de gémeos, em maio, onde ficará cerca de um ano e seus impactos principais para cada ascendente. 

    Janeiro 2025

    21/01 Marte, ainda retrógrado, sai do signo de câncer (seu signo de debilitação) e recua para o signo de gémeos onde permanecerá até 2 de abril.

    28/01 Vénus entra no signo de peixes ( seu signo de exaltação) e ficará até dia 31 de maio.

    Fevereiro 2025

    4/02 Júpiter termina o seu período de retrogradação a 17° touro

    23/02 Marte termina o seu período de retrogradação a 22°de gémeos 

    27/02 Mercúrio entra no signo de peixes, o seu signo de debilitação, onde permanecerá até dia 6 de maio 

    Março 2025

    1/03 Vénus entra no seu movimento retrógrado, no signo de peixes

    12/03 Saturno combusto (conjunção com Sol a 27° aquário)

    14/03 Eclipse lunar  (lua cheia) a 29° leão 

    15/03 Mercúrio entra no seu movimento retrógrado a 15º de peixes

    29/03 Eclipse solar parcial (lua nova) a 14º peixes 

    30/03 Entrada de Saturno no signo de peixes (ficará cerca de 2,5 anos) – concentração de vários planetas no signo de peixes (sol, lua, mercúrio, vénus, saturno, rahu e ketu)

    Abril 2025

    2/04 Marte entra de novo em câncer ( caranguejo), o seu signo de debilitação 

    7/04 Mercúrio termina o seu período de retrogradação a 2º de peixes

    13/04 Sol entra em áries ( carneiro) e Vénus termina o seu período de retrogradação.

    21/04 Saturno conjunção a Rahu a 2° peixes

    30/04Akshaya Tritiya – Data de festival Hindu: Dia muito auspicioso para qualquer empreendimento de qualquer natureza. (os luminares estarão muito fortes: o Sol exaltado em áries/carneiro e Lua exaltada em touro)

    Maio 2025

    14/05 Entrada de Júpiter no signo de gémeos (ficará cerca de 1 ano)

    18/05 Rahu entra em aquário e Ketu em leão ( ficarão neste eixo até início de dezembro de 2026)

    Junho 2025

    6/06 Mercúrio entra em gêmeos (seu domicílio)

    6/06 Entrada de Marte em leão 

    8/06 Conjunção de Mercúrio e Júpiter a 5° gêmeos 

    24/06 Júpiter combusto ( conjunção com Sol a 9°gémeos)

    Hari Om

    Maria João Coelho

    Imagem(fonte) : https://www.parasharajyotish.com/

  • Ricardo Barreto Vāta Prakṛti

    आयुर्वेद – Vāta Prakṛti

    Introdução
    O conceito de Prakṛti (constituição) constitui a pedra basilar da compreensão ayurvédica da saúde e do bem-estar individual. Reflete a natureza intrínseca de um indivíduo — uma combinação de atributos físicos, fisiológicos e psicológicos que determinam a forma como alguém interage com o ambiente e mantém a saúde.

    Os textos clássicos fornecem algumas definições sobre Prakṛti:
    “Prakṛtiḥ ścārogyam” — Prakṛti como o estado de saúde 
    “Prakṛtiḥ śārīrasvarūpam” — Prakṛti como a apresentação do corpo 
    “Prakṛtiḥ Kāraṇam” — Prakṛti como causa do corpo 

    Sinónimos para Prakṛti

    • Svabhāva: Estado natural.
    • Arogya: Saúde.
    • Kāraṇa: Causa.

    A formação de Prakṛti é influenciada por fatores genéticos, ambientais e alimentares, especialmente durante a concepção e a gestação.

    Factores que determinam a Prakṛti
    De acordo com o Caraka Saṁhitā, a Prakṛti associada a Garbha (feto) é determinada por:

    • Constituição de Śukra (esperma) e Śonita (óvulo).
    • Momento (Kāla) da conceção.
    • Estado de saúde do útero.
    • Dieta materna (Āhāra) e estilo de vida (Vihāra) durante a gravidez.
    • Interação dos Mahābhūtas (cinco elementos).

    Natureza do Vāta Doṣa
    Vāta, um dos três doṣas, emerge dos elementos Vāyu (ar) e Ākāśa (éter). 

    Os seus atributos (guṇas) estão descritos no aṣṭañga ḥṛdayam como:

    • Rukṣa (seco)
    • Laghu (luz)
    • Śīta (frio)
    • Khara (áspero)
    • Sūkṣma (subtil)
    • Cala (móvel)

    Características de Vāta Prakṛti
    As manifestações de Vāta Prakṛti variam entre os textos clássicos. Aqui estão algumas descrições notáveis:

    Caraka Saṁhitā
    Atributos físicos

    • Rukṣa: Corpo não untuoso, emagrecimento, baixa estatura, voz áspera e rouca.
    • Laghu: Corpo leve, movimentos e atividades instáveis.
    • Śīta: Intolerância ao frio, tremores frequentes e rigidez.
    • Paruṣa: Cabelo, unhas e pele ásperas.
    • Cala: Instabilidade nas articulações, lábios, língua e outras partes do corpo.

    Atributos Comportamentais

    • Falador, rápido nas ações e propenso à irritabilidade.
    • Má retenção de memória e tomada de decisões precipitada.
    • Medroso e facilmente apegado ou desapegado.

    Suśruta Saṁhitā

    • Excessivamente desperta 
    • Avessa ao frio
    • Corpo magro com palmas e pés gretados.
    • Faladora, temperamental e ciumenta.
    • Propenso a vaguear em sonhos
    • Semelhança comportamental com animais como cães, chacais e corvos.

    Aṣṭāṅga Hṛdayam

    • Corpo magro e alto.
    • Mente e marcha instáveis.
    • Deseja alimentos doces, azedos e picantes.
    • Pouco controlo dos sentidos e alterações frequentes de humor.
    • Sonhos de voar ou de vaguear pelos céus.

    A continuar…

    Ricardo Barreto
    Terapeuta de Ayurveda
    www.instagram.com/ricardo_ayurveda